Início

O Diagnóstico Geoambiental da APA da Bacia Hidrográfica do Rio Machado-MG (APA-BHRM) foi  desenvolvido entre 2017 e 2019 por equipe de docentes e alunos do Curso de Geografia e  Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências da Natureza, UNIFAL MG. Esses pesquisadores fazem parte dos grupos de pesquisa GAEDA, GERES e ECOFRAG.

As análises resultaram na proposição de um zoneamento geoambiental, que juntamente com os estudos temáticos realizados, visam subsidiar estudos subsequentes e auxiliar nas discussões e tomada de decisões sobre a gestão ambiental sustentável no âmbito do conselho APA-BHRM e das demais entidades que atuam na unidade.

Além disso, espera se que este estudo seja uma das bases para a complementação futura dos estudos relacionados ao plano de manejo da APA-BHRM.

A execução do projeto se deu através de parceria-convênio de cooperação técnica e financeira entre FACEPE Fundação de Apoio à Cultura, Ensino, Pesquisa e Extensão de Alfenas (instituição vinculada à Universidade Federal de Alfenas UNIFAL MG), a ARPA Agência
Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande, o IEF Instituto Estadual de Floresta (Regional Sul) e o apoio da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande.