Seminário

O Seminário do Diagnóstico Geoambiental da APA da Bacia Hidrográfica do Rio Machado-MG foi realizado no dia 08 de julho de 2019, no Auditório do Prédio B, Campus Santa – Unidade II Alfenas da UNIFAL-MG,  teve como propósito apresentar os resultados do projeto executado pela equipe de pesquisadores e graduandos do curso de Geografia e Ciências Biológicas, do Instituto de Ciências da Natureza, UNIFAL-MG, realizado através de parceria entre a FACEPE,  ARPA – Associação Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande e o IEF-Instituto Estadual de Floresta – Regional Sul de Minas. Conselheiro participa de Seminário da APA do Rio Machado

O projeto foi realizado entre os meses de maio de 2017 e abril de 2019, objetivando elaborar o diagnóstico geoambiental da APA da Bacia Hidrográfica do Rio Machado, tendo como base a análise integrada de estudos temáticos sobre

hidrografia, aspectos climáticos, geologia e solos, geomorfologia e processos erosivos, uso e ocupação da terra e cobertura vegetal, análise demográfica e socioeconômica e levantamento da fauna e flora, nos limites da APA-BHRM.

Além dos documentos citados, produziu-se um material didático voltado para professores utilizarem o contexto ambiental da região para o ensino de Geografia e Ciências na educação básica.

As análises mencionadas acima, resultaram na proposição de um zoneamento geoambiental, que juntamente com os estudos temáticos realizados, visam subsidiar estudos subsequentes e auxiliar nas discussões e tomada de decisões sobre a gestão ambiental sustentável no âmbito do conselho APA-BHRM e das demais entidades que atuam na unidade. Além disso, espera-se que este estudo seja uma das bases para a complementação futura dos estudos relacionados ao plano de manejo da UC.

O evento contou com a presença da Coordenadoria Regional das Promotorias de Justica do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande.

Localização

Auditório do Prédio B – Campus Santa Clara  – UNIDADE II

Galeria de Fotos

 

Coordenação do Evento

Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos
E-mail: clibsonsantos@gmail.com
Tel.: 35 3701-1933

Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza

Tel.: 35 3701-1933