Revista Caderno de Geografia

Edição Especial – Revista Caderno de Geografia

v. 29, n. 1 (2019)

Caderno de Geografia – Publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, classificada como B1 no QUALIS da GEOGRAFIA (Plataforma Sucupira – CAPES-Brasil).

Diversos países do globo, dentre os quais o Brasil, têm assistido a uma espantosa degradação dos seus atributos ambientais e enfrentado constantes manifestações naturais graves e perigosas para a vida dos seus habitantes, por negligenciarem em suas ações de governo, medidas que se ocupem com o inventário dos seus fatores ambientais e humanos, para adoção de um planejamento que discipline o uso e ocupação do espaço pelas atividades antrópicas. Em vários lugares, a opinião pública tem despertado para esta problemática em razão dos problemas que a periodicidade e a dimensão dos impactos ambientais têm lhe causado, obrigando seus governantes e instituições a buscarem soluções para o difícil dilema deste início de século que se apresenta à humanidade; manter seu conforto – desenvolver suas atividades – em paralelo à recuperação e conservação do meio ambiente do planeta.

Atentando para isto a ARPA – Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande e os Cursos de Geografia modalidades Bacharelado e Licenciatura abrigados no ICN – Instituto de Ciências da Natureza da UNIFAL-MG Universidade Federal de Alfenas estabeleceram um convênio para proceder o estudo detalhado da sub-bacia do rio Machado.

A ação foi coordenada pelo Prof. Assoc. Clibson Alves dos Santos e contou com o envolvimento dos docentes e alunos dos supracitados Cursos, ocupando-se com o inventário e diagnóstico socioambiental dessa área com o propósito de subsidiar um plano de manejo que respeite as vocações, potencialidades e limitações do meio ambiente local, assim como a qualidade de vida da população.

Nos artigos dessa edição especial as informações colhidas e análises desenvolvidas são apresentadas juntamente com as metodologias utilizadas, procurando estimular o desenvolvimento de outras ações semelhantes noutras porções do território brasileiro em favor da preservação do meio ambiente e o avanço das pesquisas acadêmicas.

Prof. Assoc. Paulo Henrique de Souza

Sumário

ARTIGOS

Sandra de Castro de Azevedo
1-15
Marcelo de Oliveira Latuf, Denis Giovanni Musselli, Hanna Sayuri de Souza Chinen, Pedro Henrique Silva Carvalho
16-35
Marta Felícia Marujo Ferreira, Beatriz Liara da Cruz, Débora Haller da Silva Gregório, Deivison Samuel Pereira de Alfenas, Guilherme Silva Pinto, Gustavo Sousa Marinho
36-57
Rodrigo José Pisani, Viviane Costa Bueno, Joice dos Reis Fiuza, Paulo Vitor Moraes Estela
58-71
Gil Carlos Silveira Porto, Flamarion Dutra Alves, Daniel Hideki Bando, Tiago Marini Ribeiro, Matheus de Oliveira Silva
72-88
Luiz Carlos dos Santos Junior, Lineo Aparecido Gaspar Junior, Caio Faria da Cunha Barbosa Adorno, Marcius Vinicius Ver Valen Cruz
89-111
Caio Faria da Cunha Barbosa Adorno, Lineo Aparecido Gaspar Junior, Luiz Carlos dos Santos Junior, Marcius Ver Valen
112-125
Lucas Emanuel Servidoni, Alexandre Elias de Miranda Teodoro, Ronaldo Luiz Mincato, Clibson Alves dos Santos
126-143
Clibson Alves dos Santos
144-165
Flamarion Dutra Alves, Gil Carlos Silveira Porto, Daniel Hideki Bando, Tiago Marini Ribeiro, Matheus de Oliveira Silva
164-180
Paulo Henrique Souza, Bruno César dos Santos, Rafael Grecco Sanches
181-212
Paulo Henrique Souza, Rafael Grecco Sanches, Bruno César dos Santos
213-244