Tutorial – Estudantes

Um Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou AVA, é um software online constituído de ferramentas voltadas para o desenvolvimento de cursos a distância, semipresenciais ou presencias para todos os níveis de estudantes.

Caso deseje obter maiores conhecimentos acesse o site https://moodle.org/.

O CEAD adota o Moodle como AVA para atender cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

O Moodle (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment) é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a realização de cursos e disciplinas a distância ou apoio para atividades presenciais. É desenhado de forma modular e permite uma grande flexibilidade para configurar, adicionar ou remover funcionalidades, sendo adequado para cursos totalmente on-line, bem como, para apoio a um curso ou disciplina presencial. Maiores informações sobre a filosofia de desenvolvimento do Moodle podem ser obtidas através do endereço: http://moodle.org

Após fazer seu login no ambiente Campus Virtual (Moodle), o estudante visualiza o painel inicial, tela que exibe as disciplinas em que se encontra matriculado. Além disso, nesse espaço, cada discente pode enviar mensagens, e-mails e alterar seu perfil no Campus Virtual (Moodle). 

O vídeo a seguir apresenta os detalhes de edição da página inicial do ambiente para os estudantes. 

A plataforma Campus Virtual (Moodle) possui uma ferramenta de mensagens instantâneas, que funciona no formato de chat, permitindo a comunicação síncrona e assíncrona entre os usuários de um mesmo curso/disciplina.

Para acessar sua caixa de entrada de mensagens, basta realizar o procedimento exposto no vídeo a seguir:

A Plataforma Campus Virtual (Moodle) possui uma ferramenta simples, porém, robusta, para envio de e-mails. E-mail são uma das formas mais comuns de comunicação entre discentes, docentes e toda a comunidade acadêmica. Logo, é imprescindível saber manipular esse recurso.

Para visualizar os e-mails recebidos e enviar novos e-mails através do Campus Virtual (Moodle), acompanhe o vídeo a seguir: 

Você pode realizar o acesso ao ambiente Campus Virtual (Moodle) diretamente pelo link: https://campusvirtual.unifal-mg.edu.br/moodle/. Atente-se para os seguintes requisitos ao preencher a identificação de usuário e a senha de acesso:

Acesso para servidores (professores, técnicos administrativos, colaboradores terceirizados, dentre outros usuários que possuem acesso aos sistemas da UNIFAL-MG).

 Identificação do usuário: nome.sobrenome (em minúsculo);

Senha de acesso: a mesma usada nos sistemas da UNIFAL-MG;

Para a recuperação de senha: entrar no seguinte link e informar a identificação do usuário e o CPF;

Para alterar a senha de acesso: entrar no seguinte link e informar a identificação do usuário, senha atual e nova senha.

Estudantes matriculados em qualquer disciplina de graduação ou pós-graduação com matrícula ativa no Sistema Acadêmico da UNIFAL-MG devem utilizar as seguintes credenciais:

Identificação de usuário: número de matrícula (para estudantes de graduação o formato é o xxxx.x.xx.xxx enquanto para a pós graduação o formato é o xxxx.x.xxx.xxx).

Senha de acesso: a mesma utilizada para acesso do Sistema Acadêmico. OBS: caso o estudante nunca alterou sua senha do Sistema Acadêmico, a mesma é a data de nascimento no formato XX/XX/XXXX.

Para a recuperação de senha: entrar no seguinte link e informar o número de matrícula e o CPF;

Para alterar a senha de acesso: entrar no seguinte link e informar o número de matrícula, senha atual e nova senha.

Se ainda assim o problema persistir, verificar seu cadastro junto ao DRGCA.

O acesso de usuários externos da UNIFAL-MG sejam eles oriundos de cursos de extensão, convidados ou outras pessoas que não possuem vínculo institucional com a UNIFAL-MG deve ser feito com as seguintes credenciais:

Identificação de usuário: CPF, no formato xxx.xxx.xxx-xx (com uso de pontos e hífen);

Senha do primeiro acesso: senha provisória (repassada pelo setor que lhe cadastrou) e que deve ser alterada;

Para alterar a senha de acesso: entrar no seguinte link e informar a identificação de usuário, senha atual e nova senha.

O vídeo a seguir apresenta como os discentes do curso de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG devem realizar o acesso à plataforma Campus Virtual (Moodle).

Ao entrar em uma sala de aula no Campus Virtual (Moodle), o estudante visualizará o conjunto de ferramentas e recursos inseridos pelo professor. Cada disciplina pode ter um tema (conjunto de cores, fontes e formatos) diferente e até mesmo uma lista diversa de atividades, imagens, vídeos e etc.

O formato mais comum de visualização da disciplina é através do formato Tópico Único. Nesse formato, os conteúdos das disciplinas são organizados em seções, separadas em blocos listados horizontalmente. No canto esquerdo da tela há um atalho para cada tópico. Tópicos geralmente são divisões que os professores realizam de acordo com o conteúdo da disciplina. 

O vídeo abaixo apresenta como realizar a navegação pelos cursos disponíveis através do Ensino à Distância da UNIFAL-MG. 

O ambiente Campus Virtual (Moodle) dispõe de um conjunto de atividades e recursos que podem ser utilizados para avaliação dos cursistas pelos professores. 

Este capítulo apresenta os principais recursos e atividades que cada estudante pode encontrar dentro dos cursos de Graduação e Pós Graduação da UNIFAL-MG, ofertados no Ensino a Distância. 

O módulo de atividade Base de Dados permite aos participantes criar, manter e pesquisar uma coleção de itens (ou seja, registros). A estrutura dos itens é definida pelo professor como uma quantidade de campos. Os tipos de campo incluem caixa de seleção, botões de rádio, menu dropdown, área de texto, URL, imagem e arquivo enviado.

Um professor pode permitir comentários nos itens. Os itens também podem ser avaliados por professores ou estudantes (avaliação em pares). As avaliações podem ser agregadas para formar uma nota final registrada no livro de notas.

Atividades de base de dados têm muitos usos, como:

Um acervo colaborativo de links da web, livros, resenhas de livros, referências de jornal etc.

Para exibir fotos, cartazes, sites ou poemas criados por estudantes para comentários e revisões em pares

O vídeo a seguir introduz a atividade Base de Dados.

O vídeo a seguir ilustra o uso da ferramenta base de dados no Campus Virtual (Moodle). 

O recurso ‘Tarefa’ consiste em uma atividade (avaliativa ou não) em que o professor descreve um enunciado a ser respondido pelo estudante. Como resposta, o estudante deve enviar um arquivo de volta ao professor, para ser devidamente avaliado.

O vídeo a seguir apresenta como anexar trabalhos elaborados em editores de textos para serem avaliados pelo professor ou tutor responsável por um curso. 

Este tipo de atividade permite que os integrantes de um curso criem e editem uma lista com definições acerca de um tema específico, funcionando como se fosse um Dicionário sobre um assunto ou mesmo um FAQ (Frenquently Asked Questions). Um glossário pode ser exibido em diversos formatos e seus itens podem ser conectados uns aos outros. 

O vídeo a seguir exemplifica as ações necessárias para participar de uma atividade do tipo Glossário:

Esta atividade proporciona a criação de um trabalho sobre um tema escolhido, que pode ser um texto online, ou um arquivo enviado (pdf, vídeo, imagem etc.), ou ainda ambos, onde, porém, a avaliação será feita pelo professor e pelos estudantes entre si, mediante um formulário de avaliação construído pelo professor.

O vídeo a seguir o passo a passo para que os estudantes interajam em uma atividade do tipo Laboratório de Avaliação.

Um questionário (também denominado quiz ou teste) consiste em uma ferramenta criada pelo professor para avaliar de forma rápida e simples o conhecimento de seus estudantes através de questões dissertativas, de múltipla escolha, Verdadeiro ou Falso, dentre outras.

O vídeo a seguir demonstra como os estudantes podem responder e participar de atividades do tipo Questionário no Campus Virtual (Moodle). 

A ferramenta Wiki permite a construção de textos e páginas sobre um determinado assunto de forma colaborativa entre os participantes de um curso ou um grupo de estudantes. Dentre os recursos que estão inclusos nesta atividade, temos a inclusão de arquivos, links e comentários.

O vídeo a seguir demonstra como os estudantes podem responder e participar de atividades do tipo Wiki no Campus Virtual (Moodle). 

Fóruns são recursos na plataforma Campus Virtual (Moodle) que permitem a discussão assíncrona entre os participantes de um curso.  Podem ser utilizados dois tipos de fórum na área do curso: um que permite interação entre os usuários e outro que não permite, por possuir uma característica unidirecional (as mensagens são enviadas somente pelo professor).

Este último tem como objetivo transmitir notícias e avisos do curso/disciplina, sendo geralmente intitulado como Últimas Notícias ou Avisos.

Nos fóruns interativos, você poderá inserir tópicos de discussão (novos assuntos) ou responder às mensagens de tópicos já existentes, criados por outros participantes.

CRIANDO UM TÓPICO DE DISCUSSÃO

Quando o professor solicitar que cada cursista realize a postagem de um tópico para ser discutido, realize o passo a passo disposto no vídeo a seguir:

Este vídeo apresenta como o estudante pode participar da atividade Podcast no Campus Virtual (Moodle).