Considerando que o Plano de Ação é a ferramenta utilizada na execução e monitoramento de atividades para o cumprimento de objetivos estratégicos.

Tomando-se como pressuposto que o Plano de Ação é um instrumento para cumprimento de objetivos estratégicos, este Plano deve-se desdobrar em ações. Sendo a ação a forma que se organiza e estrutura o Plano de Ação em atividades, as quais resultam produtos que concorrem o alcance do objetivo estratégico pretendido.

Para elaboração do Plano de Ação, aplicou a análise SWOT, que é uma ferramenta utilizada para fazer análises de ambiente com base no planejamento estratégico, em que são analisadas quatro variáveis: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

O CGSI-AA está alinhado com objetivo estratégico do eixo temático Gestão, Inovação e Internacionalização do PDI 2021 – 2025 da UNIFAL-MG:

G5 – Implantar ações/políticas e diretrizes de segurança da informação na UNIFAL-MG, com o indicador I1 (Número de ações políticas voltadas para segurança da informação na UNIFAL-MG)