O Comitê foi constituído pela portaria nº 1712/2019 da Reitoria da UNIFAL-MG. A partir de sua primeira reunião, que ocorreu em 26 de agosto de 2019, passou a realizar encontros quinzenas voltados para estudos sobre o marco legal superior  ao qual as ações do comitê devem se submeter, o que subsidiou as diretrizes iniciais que balizaram as ações desenvolvidas. Neste período também foram realizados estudos sobre a gestão arquivística de documentos no contexto do acervo acadêmico. 

Destes estudos concluiu-se que, ao processo de conversão digital do acervo acadêmico, precede a necessidade se de elaborar e implementar uma política de segurança da informação do Acervo Acadêmico, esta depende de uma política arquivística da instituição. Portanto, a partir do final do ano de 2019 até o momento as ações do comitê dividiram-se em três eixos:

I – Assessoramento, consultoria e capacitação em gestão documental arquivística e segurança do acervo acadêmico:

  • Projeto piloto de modelo de gestão arquivística orientado para a segurança do acervo acadêmico do DRGCA – agosto a dezembro de 2019
  • Assessoramento e realização de Workshop/oficinas com Secretarias de Pós-graduação sobre a gestão arquivística de documentos do acervo acadêmico produzidos e arquivados na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – outubro a dezembro de 2019
  • Encontro com comissões,  comitês, órgãos da área jurídica e de tecnologia da informação para um alinhamento das ações do CGSI-AA com as demais políticas de segurança da informação, de governança e preservação de dados e documentos digitais –  24.10.2019
  • Encontro com equipe de gestores (Pro-Reitorias e diretorias administrativas) para apresentação das conclusões e desdobramentos decorrentes dos estudos realizados no segundo semestre de 2019 – 06/02/2020

II – Políticas, planos e projetos de gestão arquivística e da segurança do acervo acadêmico

  • Elaboração e proposição ao Conselho Universitário de Política Arquivística (P-Arq) para UNIFAL-MG (fevereiro a dezembro de 2020) – Concluído, para acessar a P-Arq, clique aqui
  • Elaboração e implementação do Plano Emergencial de digitalização do acervo acadêmico da UNIFAL-MG, conforme modelo que está sendo desenvolvido pela Rede de Arquivistas das IFES (ARQUIFES), para acessar o modelo clique aqui – julho a dezembro de 2021
  • Elaboração de normativa que dispõe sobre a regularização da custódia, gestão documental e segurança dos documentos do acervo acadêmico, que contemple também procedimentos, metodologias, protocolos sistematizados de diagnóstico, recuperação e registro de documentos e informações do acervo acadêmico não localizados – julho a dezembro de 2021

III – Comunicação e conscientização da Comunidade universitária

  • Criação e gestão de um canal no YouTube para comunicar, informar e conscientizar a comunidade universitária sobre temas correlacionados a Segurança da informação do acervo acadêmico por meio de eventos públicos e abertos na forma de Live, vídeo aulas, vídeo tutoriais e entrevistas gravadas com especialistas – em andamento
  • Criação de um site para gestão de conteúdos e divulgação permanente das ações realizadas pelo Comitê