Logotipos

Logomarca Oficial da UNIFAL-MG

No ano de 2006, logo após a transformação da Instituição em Universidade, ocorrida no final de 2005, a UNIFAL-MG promoveu um concurso público para a escolha da Logomarca Oficial.

Entre 30 propostas inscritas, cinco finalistas foram classificadas pela Comissão Julgadora. A comunidade acadêmica decidiu pela logomarca criada por Arthur Emílio de Oliveira, membro da comunidade externa, egresso do curso de Farmácia da Instituição.

Comentando a criação, o autor da logomarca vencedora destacou: “O objetivo foi elaborar uma identidade visual de impacto forte e consistente e que expressasse todos os esforços envolvidos para transformar a Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas em uma Universidade Federal. Com isso foi desenvolvido o logotipo a partir do conceito representado pela letra ‘U’, indicando união e fazendo com que as pessoas tivessem uma rápida associação desta letra com a palavra Unifal e Universidade. O conjunto formado pelo enlace das letras indica esta união; como elos de uma corrente, simbolizando a união de todos em torno de um ponto em comum, uma ideia central, que é a de transformar a Universidade Federal de Alfenas em uma Universidade de reconhecimento nacional cada vez maior. Por fim, para compor o logotipo foi utilizado a cor azul por ser uma cor profunda. É uma cor que expressa clareza e simboliza a fidelidade.”

BAIXAR:

Logomarca Comemorativa dos 100 anos da UNIFAL-MG

A Logomarca Comemorativa dos 100 anos da UNIFAL-MG também foi escolhida por meio de um concurso de criação realizado em 2013, cujo o autor da marca contemplada, coincidentemente, também foi Arthur Emílio de Oliveira, membro da comunidade externa, ex-aluno da Universidade.

Ao todo, catorze candidatos submeteram suas criações à avaliação dos jurados que observaram a melhor proposta conforme a relação com a finalidade da UNIFAL-MG; bem como, criatividade, originalidade, aplicabilidade e comunicação.

Na descrição da logo criada, Arthur Oliveira explicou: “A marca comemorativa dos 100 anos foi desenvolvida para transmitir a ideia de crescimento, maturidade e força, valorizando ainda mais a logomarca da Universidade Federal de Alfenas. Quanto às cores, os tons de azul foram determinantes para auxiliar na percepção e associação junto à logomarca da Universidade. Além disso, considerou-se de grande importância o uso das cores verde e amarelo (de forma sutil) remetendo assim às cores de nossa bandeira. Por fim, o uso das datas comemorativas (1914 e 2014), adequadamente separadas pelo número 100, representando o período de expressivo crescimento da Instituição.”

BAIXAR: