Perguntas frequentes

1) O que é a Auto Avaliação Institucional ?

Trata-se de um questionário online que é aplicado aos membros da comunidade acadêmica, visando identificar a percepção dos membros sobre a instituição em cinco as aspectos:

– Planejamento e Avaliação Institucional
– Desenvolvimento Institucional
– Políticas Acadêmicas
– Políticas de Gestão
– Infraestrutura

2) A auto avaliação é anônima?

SIM! Totalmente anônima.

3) Qual objetivo da avaliação institucional?

A Autoavaliação Institucional é orientada por objetivos definidos em seu Plano Anual de Avaliação, documento elaborado pela CPA. Este documento, por sua vez, é pautado pelo SINAES e pelas concepções do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UNIFAL-MG, as quais já foram mencionadas neste relatório.
O objetivo geral da avaliação institucional é gerar informações e produzir conhecimentos acerca da realidade institucional, objetivando o redimensionamento da mesma a partir de decisões tomadas em função da melhoria da qualidade do ensino.

4) Quando são realizadas as avaliações?

Na Unifal são realizadas duas vezes ao ano, no final de cada semestre letivo.
No 1º semestre, participam apenas discentes e docentes, respondendo questões relacionadas as Políticas Acadêmcias.
No 2º semestre participam todos os membros da comunidade acadêmica respondendo questões de todos eixos: Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.

5) Como fico sabendo dos resultados da avaliação institucional?

Todos os relatórios de avaliação estão disponíveis no site da CPA/UNIFAL, na aba Documentos.

6) Como os problemas envidenciados na avaliação são tratados?

Todos os gestores (Pró-reitores, Diretores, Coordenadores e demais gestores) têm acesso aos resultados da avaliação pelo sistema de avaliação e como isso podem planejar ações para solucionar as demandas.
A equipe da CPA também faz um levantamento das questões mais recorrentes e encaminha para os setores responsáveis por executar as ações.