Como Hospedar seu Site

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação (BCC) da UNIFAL-MG oferece aos seus alunos e professores o serviço de hospedagem de sites. Cada aluno ou professor pode ter seu site hospedado dentro de seu diretório home padrão, o seu UserDir.

Dois servidores do BCC oferecem este serviço. O servidor Turing oferece o serviço de hospedagem de sites para os alunos do BCC e o servidor Godel oferece o serviço para os professores do curso.

Endereço dos servidores:

Nome do ServidorEndereço de dominio ou hostIP do hostDestinado à
Turingwww2.bcc.unifal-mg.edu.br200.131.225.141Alunos do BCC
Godelwww.bcc.unifal-mg.edu.br200.131.225.140Professores do BCC

Nos dois servidores citados acima, o ‘usuário’ deverá ter uma conta criada neste servidor. Se você é aluno ou professor do BCC e ainda não tem sua conta criada nestes servidores, procure a equipe técnica do BCC.

Para que você possa hospedar facilmente o seu site no servidor do BCC, conecte via SSH em um dos servidores acima com sua conta de usuário e crie o diretório public_html dentro de seu UserDir. Exemplo:

 mkdir /home/usuario/public_html

Este diretório public_html criado deve ter permissão de leitura, escrita e execução para o próprio usuário e de leitura e execução para os demais. O diretório home do usuário também deverá ter as mesmas permissões.

Após criado o diretório você já poderá transferir suas páginas para o servidor. Veja como fazer isto através do tutorial transferência de arquivos.

O endereço de acesso ao seu site conterá o caracter “~” antecedendo sua conta de usuário. Ficará:

https://[domínio ou host]/~[usuario]

onde [usuario] é o nome do usuário e [domínio ou host] deve ser o domínio ou host.

Exemplo de sites hospedados pelo BCC: