Como Transferir Arquivos

Para que seus arquivos sejam transferidos com segurança para os servidores disponibilizados pelo BCC, tanto o servidor Turing quanto o servidor Godel estão configurados para aceitar conexões SFTP.

SFTP significa “SSH File Transfer Protocol” ou “Secure File Transfer Protocol“. De forma resumida é um protocolo de transferência segura de dados, entre o cliente e o servidor, usando SSH “Secure Socket Shell“. Ele é projetado para estabelecer uma conexão segura (dados criptografados) entre um computador servidor e um computador cliente, para que seus usuários possam transferir arquivos (upload) ou baixar arquivos (download) impedindo que usuários não autorizados acessem tais dados.

Um dos usos mais comuns desta ferramenta é a publicação de suas páginas pessoais na WEB. Para publicar, basta transferir os arquivos correspondentes (arquivos html, figuras, etc) para o sub-diretório public_html de seu diretório pessoal. Veja neste tutorial como hospedar seu site pessoal em um dos servidores disponibilizados pelo BCC.

Para transferir arquivos usando o protocolo SFTP, além do servidor configurado para tal, você necessita de um cliente que o suporta. Veja nas guias ao lado como fazer.

No Ubuntu (sistema operacional instalado nos computadores dos laboratórios gerais do BCC) está inclusa uma ferramenta que permite que você acesse servidores FTP sem precisar instalar nenhum outro programa.

1. A partir de sua área de trabalho, acesse o menu Arquivo e a opção Conectar ao Servidor. Um pop-up semelhante a imagem abaixo será aberto.

Note que no campo tipo estão disponíveis algumas formas de conexão. Para poder transferir de maneira segura seus arquivos, selecione a opção FTP (com início de sessão).

2. Preencha os campos necessários como o nome ou o ip do servidor, a porta do serviço e o seu usuário e senha no BCC.  Clique em conectar.

Se você informou o usuário e senha corretamente, sua conexão está pronta. A partir de agora você pode fazer a transferência de arquivos entre seu computador e um computador remoto de maneira segura.

Existem vários clientes, comerciais ou não, disponíveis para a transferência de dados utilizando o protocolo SFTP. Nós recomendamos o uso do SSHSecureShellClient, um cliente livre para uso não comercial, ou do PuTTy.

Depois de conectado ao servidor através do seu cliente preferido (utilizamos o SSHSecureShellClient nos exemplos abaixo), execute os passos abaixo para realizar a transferência de arquivos entre o cliente e o servidor. Se você tiver dúvidas sobre como se conectar via SSH ao servidor do BCC, acesse o tutorial Como Fazer SSH para o BCC.

Na tela do SSH Secure Shell, você tem acesso à uma ferramenta que permite a transferência de arquivos do servidor onde você está conectado para a sua máquina ou de sua máquina para o servidor através do botão “New File Transfer Window” ou do menu Window -> “New File Transfer”.

Note que no lado esquerdo da nova janela exibida está o computador local. Já no lado direito aparece os diretórios da máquina remota com o qual você está conectado.

A partir de agora você pode fazer a transferência de arquivos entre seu computador e um computador remoto de maneira segura, clicando e arrastando seus arquivos ou pastas entre os computadores.