Conexão Digital – Conectando-se ao Universo Digital

APRESENTAÇÃO: Vivemos em uma era onde a tecnologia e a computação permeiam todas as esferas da nossa vida, transformando a forma como nos comunicamos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Diante dessa realidade, é essencial que a sociedade esteja informada e conectada ao universo digital em constante evolução. É com grande entusiasmo que apresentamos o projeto “Conexão Digital – Conectando-se ao Universo Digital“, uma iniciativa que utilizará as redes sociais como uma poderosa ferramenta para levar informações relevantes sobre inovações, tendências e a história fascinante da tecnologia e computação a todos os públicos. O principal objetivo do projeto é informar a sociedade em geral sobre inovações, tendências e a história da tecnologia e da computação por meio das redes sociais para aproximar a comunidade do mundo digital, descomplicando conceitos complexos e estimulando o debate e a participação ativa do público.

A demanda por informações atualizadas e compreensíveis sobre tecnologia e computação é evidente na sociedade contemporânea, onde a falta de acesso a conhecimentos tecnológicos pode gerar exclusão e desigualdades sociais. Este projeto promove o diálogo entre a universidade e a sociedade ao utilizar as redes sociais como uma plataforma de interação direta e acessível. Por meio dessas plataformas, o projeto busca conectar-se ao público estabelecendo um canal de comunicação bidirecional. Através de postagens, vídeos explicativos e interações com os seguidores, o projeto busca responder às demandas da sociedade, apresentando conteúdos relevantes e respondendo a dúvidas e questionamentos.

Palavras-chave: Computação. Redes Sociais. Atualidades

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Espera-se que os participantes do projeto sejam beneficiados através das ações de:

  1. Informar e Conscientizar;
  2. Aproximar e Descomplicar;
  3. Explorar Inovações e Tendências;
  4. Resgatar a História e Contextualizar; 
  5. Estimular a Participação e o Debate;
  6. Contribuir para a Inclusão Digital.

Resolução nº 7/2018:

A Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regulamenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e torna obrigatória a participação de todos os discentes ingressantes a partir do semestre 2023/1 em Atividades Curriculares de Extensão (ACEx), com uma carga horária mínima a ser cumprida de 320 horas. O não cumprimento das horas correspondentes às ACEx acarreta ao discente não estar apto a concluir o curso.

As Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) contribuem com o ensino e a pesquisa, em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, promovendo interação entre a instituição de ensino superior e a comunidade. No Curso de Bacharelado em Ciência da Computação as ACEx serão incorporadas através de creditação.

Tipo de projeto:

Projeto de extensão universitária.

Público alvo:

Discentes com matricula ativa no Curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG.

Objetivos:

  • Levar informações atualizadas e confiáveis sobre tecnologia e computação à sociedade em geral.
  • Conscientizar e promover a compreensão das pessoas sobre a importância dos temas tecnologia e computação no nosso cotidiano e no futuro.

Número de vagas:

Serão disponibilizadas 24 vagas para discentes da Computação, com máximo de 2 estudantes por grupo, totalizando 12 grupos.

É importante salientar que a participação em Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) é obrigatória para todos os estudantes a partir do primeiro período de 2023, e os estudantes de outros períodos precisam cumprir horas em atividades formativas (Atividades Complementares) e participação em projetos de extensão podem assegurar até 80hs.

Carga horária:

90 horas por estudante participante do projeto.

Documentos e Critérios de seleção:

Documentos necessários para seleção:

  1. Comprovante de matrícula ativa no curso de Ciência da Computação da Unifal-MG;
  2. Curriculum Vitae em formato PDF;
  3. Arquivos do post para Instagram com assunto na área de TI, criado pelo candidato (imagem e texto);
  4. Sugestão para logomarca do projeto “Conexão Digital”, criado pelo candidato, em formato PNG.

Critérios de seleção:

Análise de Curriculum Vitae, entrevista via Google Meet, envio de 1 (uma) postagem para o Instagram com assunto na área de TI, contendo imagem e texto e envio de 1 (uma) sugestão para logomarca do projeto, contendo imagem em formato PNG ;

Início do projeto:

Novembro de 2023

Inscrições:

Responder o formulário do Google (disponível neste link), até dia 31 de outubro de 2023.

As inscrições aceitas serão divulgadas no dia 14/11/2023 nesta página (site do projeto), após realizadas as entrevistas com os candidatos;

Dúvidas:

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao projeto, contatar diretamente Fabiano Castro

Resultado da seleção:

NomeMatrícula
Caio Fernando Dias2020.1.08.046
Felipe de Godoi Corrêa2021.1.08.049
Gabriel Vilela Araújo2023.2.08.001
Giovana Silverio Pereira2023.1.08.005
Gustavo Benfica Paulino2023.1.08.028
José Argemiro dos Reis Neto2021.1.08.011
Maria Luiza Alves Belarmino2023.1.08.015
Mateus Henrique Martins2020.1.08.022
Nycole Paulino Santos2023.1.08.044
Rafael Passos Domingues2023.1.08.036
Rodrigo Silva de Paulo2018.1.08.042
Victor Ribeiro Gonçalez2021.1.08.023