Desenvolvimento Humano e Escuta Terapêutica

Ação de extensão para os discentes da UNIFAL-MG, especificamente para estudantes de Computação. Trata-se de um projeto junto à associações beneficentes da cidade de Alfenas (em um primeiro momento), para levar jovens carentes ao mundo da informática com o uso de suas ferramentas básicas.

As principais contribuições do projeto aos discentes são: (i) crescimento pessoal; (ii) contribuição prática com a comunidade local; e (iii) horas de atividades formativas de extensão (que passaram a ser obrigatórias em um número consideravelmente maior) para conclusão do curso.

Abaixo, são elencados os principais pontos desta chamada.

Tipo de projeto

Projeto de extensão universitária.

Público alvo

Jovens carentes da cidade de Alfenas. Em um futuro não distante, pensamos em expandir esse projeto para outras realidades da comunidade.

• Criação de conteúdos para ensino de informática a crianças e jovens.
  • Ensino de informática através do conteúdo criado.
  • Contribuição com a alfabetização das crianças e jovens com menores índices de escolaridade.
  • Crescimento pessoal através do serviço voluntário.
  • Desenvolvimento das habilidades de gerência de tempo e pessoas.
  • Preparação à atividade didática.

Carga horária

Será calculada semestralmente, a depender da disponibilidade do discente no projeto.

Inscrição (aberta)

Enviar um email ao servidor Tiago Silveira, indicando o desejo de participar do projeto, além do nome, matrícula, e período atual do curso, até dia 05 de outubro de 2022.

Local e critérios de seleção

A seleção do candidato será baseada em uma entrevista presencial, em horário a combinar, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (sala C-314).

A avaliação irá considerar o currículo do discente. O período do discente no curso será considerado somente como critério de desempate, visto que a nova norma da Unifal exige mais horas de atividades de extensão para a conclusão do curso.

Início do projeto

Dia 10 de outubro de 2022, a desenvolver-se no LP&D (treinamentos, preparações de conteúdos e aulas) e nas associações nas quais o projeto será aplicado (ministração de aulas).

Dúvidas

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao projeto, contactar diretamente Tiago Silveira.