Apresentação:
A revolução tecnológica tem impactado significativamente todos os setores da sociedade, incluindo a educação. Assim, é essencial que professores e alunos estejam preparados para utilizar a informática de forma consciente de modo a potencializar a aprendizagem escolar e desenvolver habilidades tecnológicas. A história da E. E. Dirce Moura Leite é caracterizada pela primazia em estar próxima ao contexto da comunidade escolar desempenhando seu papel formativo, contribuindo com a sociedade para que os sujeitos que nela atuam e atuarão o façam como seres com valores éticos, estéticos, humanos e políticos. O presente projeto objetiva a capacitação dos agentes educacionais na E.E. Dirce Moura Leite para o uso das ferramentas de informática promovendo, acima de tudo, a conscientização sobre o uso responsável em um contexto educacional. Acreditamos que o acesso à informação e o domínio das ferramentas tecnológicas são fundamentais para o sucesso acadêmico e profissional dos envolvidos.
Palavras-chave: Capacitação; Tecnologia da Informação; Integração digital.
Objetivos:
Gerais: Capacitar professores e alunos para o uso correto e cuidado com os computadores e seus benefícios e, acima de tudo, promover o uso consciente da internet, com fins educacionais, visando o desenvolvimento das habilidades tecnológicas básicas em prol da aprendizagem escolar. Alinhar o uso consciente das ferramentas de TI de forma que o comportamento psicológico e a interação social dos participantes não seja comprometido por meio do uso indiscriminado e incorreto das ferramentas de TI no cotidiano.
Específicos: Espera-se que corpo docente e discente possam:
- Aprender e compreender os conceitos básicos da informática.
- Zelar pelas máquinas e pelo laboratório como um todo.
- Realizar pesquisas escolares a partir do uso consciente da internet.
- Redigir textos.
- Criar slides para apresentar trabalhos.
- Criar gráficos e desenhos.
- Comunicar-se por meio de e-mail e outras ferramentas.
- Utilizar jogos pedagógicos, sites e aplicativos que favoreçam a aprendizagem de conteúdos.
- Ensinar boas práticas do uso da TI para evitar o comprometimento psicológico.
- Alinhar o uso da TI visando o desenvolvimento de relacionamento saudáveis e construtivos.
Justificativa:
O presente projeto propõe expandir a concepção do uso do laboratório de informática na escola, por meio de uma capacitação para o corpo docente e discente, do Ensino Fundamental II, por meio de teoria e prática, mediadas por Professores e acadêmicos do Curso Ciências da Computação, da Universidade Federal de Alfenas – Unifal/MG. A escola possui um laboratório de informática, com 35 computadores, ligados à internet, utilizados eventualmente por alguns professores, que propõem algumas pesquisas escolares para enriquecer o conhecimento de alguns conteúdos ministrados e também jogos livres ou pedagógicos. Sendo assim, a proposta é alinhar o uso técnico e educacional da internet com o fim de desenvolver habilidades e gerar aprendizagem significativa no processo escolar. Conforme Nascimento (2007, p.62) inserir a informática na escola e na educação não é somente ter equipamentos, programas de computador e laboratório para a escola. Todo sucesso passa por um projeto com fins educacionais que usa a informática como um recurso pedagógico, por meio de capacitação e atitudes novas dos profissionais da educação mediante a realidade da educação.
Beneficiários:
Serão atendidos o corpo docente e discente, do Ensino Fundamental II. As idades dos alunos correspondem entre 11 e 15 anos. Espera-se atingir cerca de 400 beneficiários.
Tipo de projeto:
Projeto de extensão universitária.
Público alvo:
Discentes com matricula ativa no Curso de Ciência da Computação da UNIFAL-MG.
Número de vagas:
Não informado
Resultados Esperados:
Espera-se. que os estudantes adquiram os conhecimentos básicos de TI, como editar textos, planilhas, gráficos, criar e-mails, usar o Google drive, realizar pesquisas em diversos sites, entre outros.
Resolução nº 7/2018:
A Resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE/CES) estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regulamenta o disposto na meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024 e torna obrigatória a participação de todos os discentes ingressantes a partir do semestre 2023/1 em Atividades Curriculares de Extensão (ACEx), com uma carga horária mínima a ser cumprida de 320 horas. O não cumprimento das horas correspondentes às ACEx acarreta ao discente não estar apto a concluir o curso.
As Atividades Curriculares de Extensão (ACEx) contribuem com o ensino e a pesquisa, em processo interdisciplinar, político, educacional, cultural, científico, tecnológico, promovendo interação entre a instituição de ensino superior e a comunidade. No Curso de Bacharelado em Ciência da Computação as ACEx serão incorporadas através de creditação.
Carga horária:
???? horas por estudante participante do projeto.
Documentos e Critérios de seleção:
Documentos necessários para seleção:
- Comprovante de matrícula ativa no curso de Ciência da Computação da Unifal-MG;
- Curriculum Vitae em formato PDF;
Início do projeto:
Não informado
Fim do projeto:
Não informado
Preenchimento das Vagas:
O projeto é gratuito e os participantes serão cadastrados no projeto conforme a demanda apresentada pela escola.
Inscrições:
Não informado
Dúvidas:
Caso tenha alguma dúvida relacionada ao projeto, contatar diretamente o Professor Ricardo Menezes Salgado.