Curso

 

O curso de Especialização em Ensino de Sociologia e Projeto de Vida (ESPV) da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) tem como objetivo geral possibilitar o estudo sobre o ensino dos componentes curriculares Sociologia e Projeto de Vida na Educação Básica.

Carga horária: 360 horas

Modalidade: Educação a Distância (100% Online)

Mais especificamente, o ESPV pretende: a) desenvolver estudos para apropriação de conhecimentos especializados sobre a Sociologia e Projeto de Vida na perspectiva do ensino-aprendizagem; b) promover a compreensão acerca do percurso do ensino de Sociologia e Projeto de Vida na Educação Básica; c) estimular o estudo sobre métodos e processos de elaboração de metodologias de ensino-aprendizagem de Sociologia e Projeto de Vida no Ensino Médio e no Ensino Fundamental; d) estimular o uso crítico e eficaz de recursos e materiais para dinâmicas do ensino de Sociologia e Projeto de Vida na Educação Básica; e) promover reflexão sobre a Sociologia e o Projeto de Vida em seus sentidos, importâncias para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais e aplicação de conhecimentos; f) fomentar a produção de conhecimentos em Sociologia e Projeto de Vida, gerando diálogos interdisciplinares e multidisciplinares com demais componentes curriculares da Área de Conhecimentos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; g) refletir sobre os desafios e as possibilidades para atuação da docência nos componentes curriculares de Sociologia e Projeto de Vida na Educação Básica; h) aperfeiçoar e aprofundar o conhecimento teórico e conceitual fundamental para o ensino de Sociologia e Projeto de Vida, em especial, aspectos relacionados às identidades, interseccionalidade e Direitos Humanos, educação e trajetórias, trabalho, classes sociais, Estado, cidadania, participação, ciclos de vida (infância, adolescência e juventude), cenário socioeconômico e desigualdades sociais; i) estimular a elaboração de práticas e projetos pedagógicos aplicáveis aos contextos profissionais dos cursistas; j) promover práticas de inovação educacional que instiguem a participação dos educandos; l) gerar experiências que fortaleçam a criatividade dos cursistas no trabalho educacional e k) desenvolver estratégias de gestão do ensino de Ciências Sociais, nas especificidades de Sociologia e Projeto de Vida.

Neste sentido, o curso tem o compromisso com alguns aspectos relevantes para a formação de professores na área de Ciências Sociais, a saber: a) a formação continuada em nível de especialização com impacto permanente sobre a prática docente e a aprendizagem; b) a ampliação do número de profissionais qualificados, criativos e bem formados para atuação na educação básica; c) o compromisso social, político e cultural com a humanização na educação e d) a formação crítica e científica a respeito dos fenômenos sociais, culturais, econômicos e políticos.

A proposta do ESPV se justifica pela necessidade de formar a prática e reflexão crítica, científica e criativa de profissionais da educação frente às reformas educacionais em curso, com destaque para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos currículos de referências estaduais e da Reforma do Ensino Médio, que têm impactado o trabalho docente e o ensino escolar. Desse modo, o curso poderá cumprir a missão não apenas de formar profissionais da educação para a elaboração e execução de propostas pedagógicas inovadoras, mas também com capacidade para a identificação, a análise, a compreensão e o enfrentamento de problemas curriculares de maneira crítica, fundamentada e coletiva.

Outro aspecto importante se refere aos novos campos de atuação profissional, consolidados ou latentes, para licenciados em Ciências Sociais, tal qual a atuação como educador, tanto quanto gestor, em projetos sociais da sociedade civil e do poder público, sindicatos, movimentos sociais, organizações não governamentais e fundações empresariais. Dessa maneira, o curso poderá conferir experiências que possam ser utilizadas em demais espaços educacionais, para além da própria escola.

A oferta do ESPV estabelecerá um diálogo crítico com os novos entendimentos acerca do ensino e da formação docente em Ciências Sociais, para a atuação profissional em diferentes contextos educacionais. Na educação formal, destaca-se o ensino de diferentes conteúdos das disciplinas das Ciências Sociais no Brasil (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), bem como de novos componentes curriculares, tais como Projeto de Vida, atividades integradoras e eletivas.

Por fim, cabe considerar que o curso será estruturado por um conjunto de disciplinas e pela realização e defesa de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ambos obrigatórios e relacionados aos objetivos do curso, para a conquista da certificação por parte do estudante. Destaca-se que o TCC será aplicado ao contexto profissional do cursista, possibilitando a reflexão crítica sobre a própria prática docente no uso de temas, conceitos, teorias das Ciências Sociais; métodos de pesquisa e de ensino; recursos e materiais didáticos; estratégias de gestão e coordenação pedagógica que tornem o ensino dos componentes curriculares de Sociologia e Projeto de Vida na Educação Básica e demais espaços educacionais mais criativo e transformador.