A ETIR/UNIFAL-MG é a Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes em Redes Computacionais da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, instituída pela PORTARIA Nº 2252 DE 2 DE DEZEMBRO DE 2022 e mantida pelo Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI através da Gerência de Segurança da Informação – GSI/NTI. É integrante da Rede Federal de Gestão de Incidentes Cibernéticos – ReGIC, do Governo Federal.
É composta pelos seguintes membros do NTI: I – Gerente de Segurança da Informação (Coordenador), II – Gerente de Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Informação, III – Gerente de Redes e Infraestrutura, IV – Gerente de Suporte Técnico ao Usuário e V – Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação.
A abrangência das suas atividades inclui os usuários e dispositivos que fazem uso da infraestrutura e dos serviços de TIC da UNIFAL–MG, bem como a cooperação com outras equipes como: I – Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança – CAIS/RNP, II – Centro de Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo – CTIR Gov, III – Equipes de tratamento e resposta a incidentes de segurança em redes computacionais da Administração Pública Federal – APF e IV – Órgãos, entidades, empresas públicas ou privadas que tenham contratos, acordos ou convênios com a UNIFAL–MG.
Tem autonomia na tomada das decisões sobre o tratamento dos incidentes e as medidas técnicas a serem adotadas na recuperação dos danos e na prevenção contra novos incidentes, podendo, durante um incidente de segurança em TIC, se tal se justificar, tomar as decisões sobre as medidas de tratamento, recuperação e prevenção a serem adotadas sem a necessidade de consulta a outros setores da UNIFAL–MG. As decisões serão tomadas de forma compartilhada entre os membros da ETIR/UNIFAL–MG, devendo ser reportadas às instâncias superiores.