![]() |
Doutor com Residência Pós-doutoral em Estudos Linguísticos (Bolsa PNPD/CAPES) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Graduado em Letras, em Pedagogia e em Jogos Digitais.
Tem experiência nas áreas de Linguística e de Ensino de Língua, com ênfase em Morfologia, Lexicologia, Semântica e Estilística. Interesse em pesquisas sobre formação de professores e sobre palavras e sentidos (com viés cultural e cognitivo), incluindo dicionários, jogos digitais, livros didáticos, propostas curriculares e documentos legislativos e/ou norteadores, elaboração de itens para exames e seleções, histórias em quadrinhos e demais materiais que podem envolver estudos do léxico, semântica e tecnologias. |
Projetos de pesquisa
2020 – 2021
Reflexões sobre o ensino de palavras e sentidos nos cursos de letras: entre o saber linguístico e a formação de professores
Descrição: Projeto de pesquisa para Estágio de Pós-doutorado. Visa observar se e como acontece o ensino de palavras e sentidos nos currículos dos cursos de Letras, em especial sobre disciplinas ou tópicos que adentrem os estudos semânticos e lexicais da língua e analisar como esses saberes linguísticos se articulam com a formação de professores, com foco na BNCC e na BNC-Professores. Além disso, objetivamos descrever como essas teorias, práticas e experiências primam pela relevância aos conhecimentos e vivência da realidade social e cultural, consoantes às exigências curriculares da educação básica e da educação superior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geraldo José Rodrigues Liska – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.
2017 – Atual
Observatório de neologia em textos publicitários: aplicação ao desenvolvimento da competência lexical
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Aderlande Pereira Ferraz em 21/07/2020.
Descrição: Um dos mais fortes indícios de que uma língua está viva é a sua capacidade de inovação lexical. Este projeto de pesquisa pretende observar e analisar o fenômeno do surgimento de palavras novas em uso no português contemporâneo do Brasil, especificamente na linguagem publicitária, apresentando alguns contributos para o desenvolvimento da competência lexical, entendida aqui como a capacidade de compreender as palavras, sua estrutura e suas relações de sentido com outros itens lexicais constitutivos da língua. Nesse contexto, este projeto se apoia em outro anteriormente desenvolvido na Faculdade de Letras da UFMG, de cuja coleta de neologismos em textos publicitários foi possível estabelecer o Observatório de Neologia, com uma base de dados de pouco mais de 18.000 neologismos. Com o projeto atual, o Observatório de Neologia será realimentado com novos neologismos, coletados em textos publicitários em circulação nas principais revistas noticiosas brasileiras (Veja, Época e Istoé), cujas edições abarcam o período de janeiro de 2016 a dezembro de 2020. A partir da metodologia de detecção, seleção, tratamento e armazenamento de dados relativos à inovação lexical, com vistas à aplicação ao desenvolvimento da competência lexical, o objetivo fundamental da pesquisa, em torno do qual outros se agregam, é vitalizar o Observatório de Neologia, com a coleta e análise de novas unidades neológicas, colhidas do léxico da publicidade impressa. Analisando a produtividade lexical no português brasileiro contemporâneo, pretende-se conjugar descrição e ensino, visando a reunir subsídios para orientação pedagógica, aplicável ao desenvolvimento da competência lexical, no que diz respeito ao ensino de léxico nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. No que concerne à proposta de descrição dos neologismos coletados, o projeto se filia à Lexicologia, aproveitando-se de todo aparato teórico que os estudos lexicológicos têm produzido sobre o léxico, sobre a palavra e especificamente sobre a criação lexical; e adota como corpus de exclusão os últimos dicionários escolares (acervo 4 – Ensino Médio) escolhidos pelo PNLD-Dicionários 2012, No que diz respeito ao desenvolvimento da competência lexical, adotou-se aqui como marco teórico o modelo em que o léxico ocupa posição central, o chamado enfoque léxico (The Lexical Approach) de Lewis (1993 e 1997), no qual a unidade léxica é a unidade de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geraldo José Rodrigues Liska – Integrante / Aderlande Pereira Ferraz – Coordenador.
2016 – Atual
Léxico, Ensino e Cultura: Interfaces e perspectivas
Descrição: Este projeto visa ao aprofundamento de estudos sobre as interfaces existentes entre léxico, cultura e ensino. Nesse sentido, buscará descrever e analisar o léxico de acordo com diferentes enfoques nessa relação, demonstrando como ela pode gerar constatações interessantes e contribuições a diferentes áreas do conhecimento. Visa, ainda, à elaboração de material didático ou material lexicográfico para fins pedagógicos dentro de sua perspectiva de pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Geraldo José Rodrigues Liska – Coordenador.
2014 – Atual
Dicionário Sul-Mineiro de Expressões Idiomáticas
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Ferrarezi Junior em 01/03/2016.
Descrição: Construção de um dicionário de expressões idiomáticas abrangendo o Sul de Minas Gerais, utilizando a metodologia da Semântica de Contextos e Cenários..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Geraldo José Rodrigues Liska – Integrante / Celso Ferrarezi Junior – Coordenador.
2013 – Atual
Estudos Semânticos Descritivos, Teóricos e Aplicados do Português Brasileiro
Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Celso Ferrarezi Junior em 01/03/2016.
Descrição: Trata-se de um projeto abrangente que engloba outros pesquisadores e discentes, em torno do Grupo de Pesquisas Linguísticas Descritivas, Teóricas e Aplicadas, sob liderança do Prof. Celso Ferrarezi Júnior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (25) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Geraldo José Rodrigues Liska – Integrante / Celso Ferrarezi Junior – Coordenador.
Projetos de extensão
Coordenador