Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2009) – na área de ensino de língua materna, com foco em letramento/leitura e formação de professores. Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – (2003) na área de ensino de língua materna e letramento. Graduada em Letras – português/inglês e suas literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG, atuando na linha de pesquisa: “Culturas, Práticas e Processos na educação” , Eixo 2: “Linguagem, Alfabetização e Letramento” . Participante do Grupo de Pesquisas Linguísticas, Teóricas e Aplicadas”, atuando na linha de pesquisa: “Processos de ensino – aprendizagem de língua materna, suas literaturas e tecnologias”. Orientadora de pesquisas que se fundeiam nos modelos de letramento preconizados por pesquisadores dos Novos Estudos do Letramento. Coordenadora do curso “Docência na Educação Infantil” oferecido pela UNIFAL-MG – em parceria com o SEMEC/MEC – Poços de Caldas. Docente na área de Português e Metodologia do Trabalho Científico no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da UNIFAL-MG.
Linhas de pesquisa
1. Culturas, Práticas e Processos na Educação
Objetivo: A linha de culturas, práticas e processos na educação dedica-se às pesquisas sobre a educação em seus diferentes níveis de ensino por meio do estudo das culturas escolares e familiares associadas às práticas e aos processos de ensino e de aprendizagem, assim como as diferentes linguagens neles implicadas. A linha se estrutura em dois eixos temáticos: Eixo 01: Práticas Escolares, Didática e Currículo Professores Permanentes:: Fabiana de Oliveira, Helena Maria dos Santos Felício e Olavo Pereira Soares. Eixo 02: Linguagem, Alfabetização e Letramento Professores: Permanentes: Celso Ferrarezi Junior, Maria Emília Almeida da Cruz.
Grande área: Ciências Humanas
2. Linguagem, Alfabetização e Letramento
Contextos Educacionais e produção do Conhecimento: mapeando as condições do trabalho docente na cidade de Alfenas
Descrição: Com a intenção de firmar o compromisso da Universidade Federal de Alfenas na produção e divulgação do conhecimento científico, com base no contexto social e educacional, o presente projeto de pesquisa lança como objetivo mapear as condições do trabalho docente nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal da cidade de Alfenas/MG. Para tanto, os professores da Rede Municipal de Educação serão convidados a participar do estudo, que contará com a aplicação de questionários, realização de entrevistas e roteiros de observação. As análises dos dados e informações serão realizadas tanto de forma qualitativa como quantitativa. Cabe ressaltar que a proposta do estudo é vinculada as produções do Grupo de Pesquisa Contextos Educacionais e Produção do Conhecimento que focado nas diferentes problemáticas do contexto educacional alfenense, pretende estar comprometidos em investigações científicas e estratégias interventivas que contribuam para o avanço das propostas e políticas educacionais da região. Espera-se que os resultados obtidos favoreçam e possibilitem um levantamento diagnóstico sobre a situação educacional do município, a fim de que estratégias e ações interventivas focadas na formação inicial e continuada dos professores possam ser traçadas e favoreçam a qualidade do trabalho docente nas escolas municipais da cidade..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Maria Emilia Almeida da Cruz Torres – Coordenador / Fabiana de Oliveira – Integrante / Claudia Gomes – Integrante / Daniela Eufrásio – Integrante / Vanessa Girotto – Integrante.
Contato
Lattes