Amostras

Para fazer as medidas de AFM, não é necessário nenhum material e/ou preparação especial das amostras.

As amostras precisam estar secas, bem secas. Para isso seria suficiente um tempo de secagem maior que 24h num dissecador ou uso de estufa.

Além disso, elas devem estar fixadas numa superfície plana (base). Esta base será colada com fita dupla face no porta-amostra. O tamanho do porta-amostra do microscópio é de uma moeda de 10 centavos aproximadamente (10 mm de diâmetro). Assim, a base poderá ter até 15 mm (1,5 cm) de tamanho na maior direção. Mais do que isso, não ficará horizontal e equilibrada afetando a medida.

Normalmente se usa como base para depósito lâmina de vidro, lamínula de vidro, mica e outros específicos para microscopia de força atômica. Como as lamínulas de vidro são muito frágeis, quebram facilmente quando descoladas do porta-amostra. Devido a isso não as recomendamos caso seja necessário o reaproveitamento da amostra para outras medidas.

Na hora de depositar nanopartículas que estão em alguma solução, por exemplo, é recomendado que sejam feitos vários depósitos com concentrações diferentes para evitar aglomerações.

 

Nota: no LabAFM não temos equipamento, material, etc. que possa ajudar na secagem/deposição das amostras. Assim, estas devem vir prontas.