Pós-Graduação

  • Química Medicinal de Fármacos Anti-infecciosos
  • Ementa e objetivos: Estudo químico-medicinal de fármacos antibacterianos, antifúngicos, antivirais e antiparasitários, considerando as fontes de obtenção e/ou seu planejamento estrutural e síntese química, relações entre estrutura-atividade e estrutura-toxicidade, reações de biotransformação e mecanismo de ação ao nível molecular e eletrônico. Tem por objetivo fornecer conhecimentos que envolvam as formas de obtenção e as relações entre estrutura química e atividades biológicas de antibióticos e quimioterápicos anti-infecciosos, com vistas ao planejamento teórico de novos representantes dessas classes terapêuticas com perfis otimizados. Propiciar ao pós-graduando habilidades relacionadas ao entendimento de como os fatores estruturais afetam propriedades diversas dos fármacos, de forma que possam compreender as bases que regem a ação de fármacos.
  • Métodos de Identificação de Compostos Orgânicos
  • Ementa e objetivos: Estudo dos fundamentos e aplicações práticas dos métodos de análise estrutural como espectroscopias na região do ultravioleta, infravermelho e de ressonância magnética nuclear, bem como espectrometria de massas. Utilização conjunta destes métodos na caracterização e na elucidação estrutural de substâncias de interesse farmacêutico. Tem por objetivo fornecer aos discentes conhecimentos e habilidades com os métodos espectroscópicos e espectrométricos de análise estrutural de modo a permitir seu emprego na caracterização e/ou identificação de amostras de compostos orgânicos como produtos naturais, fármacos e produtos obtidos de síntese. 

  • Inovação, Propriedade Intelectual e Informação Tecnológica
  • Ementa e objetivos: A inserir.
  • Síntese de Fármacos
  • Ementa e objetivos: Estudo de estratégias sintéticas mais comuns utilizadas na síntese de fármacos, com foco na interconversão de grupos funcionais, acoplamentos C-C e C-heteroátomo, emprego de grupos protetores e análise retrossintética. Discussão de casos com fármacos representativos visando a análise da racionalidade das estratégias sintéticas e de suas condições experimentais. Tem por objetivos apresentar os métodos tradicionais de síntese orgânica voltados à formação/interconversão de grupos funcionais e construção de esqueletos carbônicos, como apoio à obtenção de substâncias bioativas por síntese ou semissíntese; discutir questões de regio, quimio e estereosseletividade, bem como análise retrossintética; apresentar condições experimentais comuns em cada transformação e alternativas às mesmas; direcionar os conhecimentos à proposição de rotas sintéticas.