Perguntas Frequentes

Dúvidas Frequentes

1. Qual a previsão de realização da Olimpíada Brasileira de Geografia 2023? 

Estamos finalizando o Regulamento da edição 2023 e em breve divulgaresmos aqui. Mas, já prepare sua equipe e mobilize sua escola, pois a previsão de abertura das inscrições a partir de Março.

 

2. Alunos de escola privada podem participar?

Sim, podem participar todos os estudantes regularmente matriculado(a)s em escolas públicas e/ou particulares do Brasil, no nono ano do ensino fundamental ou no ensino médio, orientados/a(a)s por um/a(a) professor/a(a).

 

3. Posso participar de outra escola se não a minha?

O/a mesmo/a professor/a pode orientar mais de uma equipe, mas um(a) aluno(a) não pode participar de mais de uma equipe. Os/as alunos/as devem pertencer à mesma escola que estão matriculados, mesmo que de salas, séries/anos diferentes desde que sejam sempre das séries permitidas no regulamento.

 

4. Tem um modelo para os 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II?

Não! Mas, os alunos dessas séries podem acompanhar todo o processo de preparação das equipes na sua escola, desde que seja permitido pelo/a professor/a orientador/a.

 

5. Individual ou é em grupo? Se em grupo, como serão compostos?

As equipes são formadas por três alunos/as (e um professor/a orientador/a), que devem pertencer à mesma escola que estão matriculados, mesmo que de salas, séries/anos diferentes desde que sejam sempre das séries permitidas no regulamento.

 

6. Os alunos que se formaram em 2021, vão poder participar esse ano? 

Somente estudantes que estejam regularmente matriculado(a)s em escolas públicas e/ou particulares do Brasil, no nono ano do ensino fundamental ou no ensino médio. Em nenhuma hipótese será permitida a participação de estudantes de Ensino Superior.

 

7. Estudantes e professores podem participar de mais de uma equipe? 

O/a mesmo/a professor/a pode orientar mais de uma equipe da mesma escola ou de escolas diferentes, mas um/a aluno/a não pode participar de mais de uma equipe. Os/as alunos/as devem pertencer à mesma escola que estão matriculados, mesmo que de turmas ou séries/anos diferentes, desde que sejam sempre das séries permitidas neste regulamento.

 

8. Tem certificado?

Sim! Serão disponibilizados através do sistema em data estabelecida no Calendário detalhado a ser disponibilizado em breve.

 

9. Existe possibilidade de prêmios por região?

A olimpíada não prevê a disponibilização de prêmios, apenas os certificados. 

 

10. Vale como ingresso para universidades?

Várias universidades como USP, UNESP, UNICAMP e UNIFEI possuem editais de ingresso sem vestibular para medalhistas de olimpíadas de conhecimento nacionais e internacionais. Veja abaixo algumas matérias sobre o assunto:

 

11. O aluno pode se inscrever sozinho?

As inscrições serão feitas exclusivamente online e devem ser feitas somente pelo Professor/a Orientador/a.

 

12.  Vão ter mais vagas para a final, em comparação com as edições anteriores?

A participação na fase presencial será somente para duas equipes por estado da federação, sendo no mínimo uma de escola pública (ensino não técnico) para cada estado.

 

14. Como me preparo para a OBG?

Primeiramente, seria importante procurar o seu professor/a e discutir com ele/a sobre a formação de uma equipe e estabelecer uma estratégia de preparação, como por exemplo, montar um grupo de estudos.

A temática da olimpíada envolve Geografia Geral, Cartografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Sem esquecer que terão tópicos específicos Geografia Física, devido a parte de Ciências da Terra.

 

15. Vai ter material de orientação?

Disponibilizaremos no site as provas de edições anteriores, mas as equipes podem estabelecer outros formatos de treinamento, definidos junto com seu professor/a orientador/a. 

As equipes podem e devem consultar materiais e fontes de informação (livros, sites, consultas aos professores etc.) para embasar as suas respostas das fases online.

 

16. Tem taxa de inscrição? Qual o valor?

Sim! Em breve divulgaremos!

Copy link
Powered by Social Snap