Quem Somos

A OBG – Olimpíada Brasileira de Geografia tem sido realizada desde 2015 e consta de uma fase nacional, composta de etapas online e presencial e também uma fase internacional. Entre os anos de 2017 e 2022 realizou-se concomitantemente com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra , porém a partir de 2023 a OBG priorizará as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

A fase internacional da OBG consta da participação na International Geoghraphy Olympiad – iGeo para alunos/as que obtiveram melhor desempenho na fase presencial, os quais são submetidos a seleção específica, com atividades técnicas que envolve conhecimento geográfico e proficiência em lingua inglesa. As regras da seleção respeitam as diretrizes da iGeo e a participação nas edições internacionais, dependem de recursos financeiros, regras sanitárias e logísticas.

A Comissão Organizadora da OBG é formada por uma equipe de professores de várias instituições de ensino superior brasileiras, sob a coordenação do Prof. Dr. Clibson Alves dos Santos e o Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza, do Curso de Geografia/Instituto de Ciências da Natureza/UNIFAL-MG) e do Prof. Dr. Raul Reis Amorim, do Instituto de Geociências/UNICAMP, tendo ainda coloboração da Profa. Dra. Gabrielle Cifelli, pesquisadora colaboradora no Instituto de Geociências/UNICAMP.

Os estudantes participantes da OBG deverão demonstrar a sua capacidade de análise e interpretação dos fenômenos geográficos e geocientíficos de modo integrado, rompendo com o dualismo geografia física x geografia humana que deve estar expressa nas metodologias de ensino e aprendizagem contidas na formação desses estudantes. 

Eventos dessa natureza primam pela competição, mas o objetivo da comissão científica da OBG é criar um espaço de colaboração e aproveitar o evento para o crescimento e a difusão de boas práticas de ensino.

A Olimpíada se desdobra em duas partes: as Etapas Online a nível Estadual (três fases) e a Etapa Presencial, com equipes classificadas por estados (ver Regulamento). 

As questões de ambas as fases correspondem a discussões sobre temas relacionados a Geografia Geral, Fundamentos de Cartografia Báscia e Aplicada, bem como o uso de Geotecnologias, abordando temáticas previstas nas bases curriculares atuais. 

A OBG preza pela valorização e a defesa da ciência geográfica no âmbito escolar, mostrando a amplitude da Geografia como uma área fundamental para entender os desafios da sociedade comtemporânea, mas também indicar potenciais soluções, fortalecendo a formação para o exercício da cidadania e da responsabilidade social. Pretende-se ainda ser um espaço de inovação que possa auxiliar os/as professores/as nos seus diversos desafios diários relacionados à prática pedagógica e à formação continuada.

Seja bem vindo e venha fazer parte da OBG!!!

Acesse mais informações da edição desse em Regulamento.

Copy link
Powered by Social Snap