II Fórum de Inclusão

Na busca por promover o diálogo sobre inclusão e consolidar as políticas de acessibilidade na UNIFAL-MG, o Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI) realizou nos dias 13 e 14/06, na sede, o “2º Fórum de Inclusão: Preconceito, Sociedade e Educação”.

Como ação intersetorial, o fórum integrou as Pró-Reitorias de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) e de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do Núcleo de Acessibilidade, da Equipe de Apoio Pedagógico e dos Grupos de Estudos e Pesquisas.

Sob a coordenação da Profa. Sylvia Nunes, o evento envolveu debates de várias questões como Educação Inclusiva e Preconceito, Etnia e Raça, Alunos Cotistas, Acessibilidade, Gênero, Religião, Egressos de Presídio e Surdez. Durante os dois dias, os participantes prestigiaram atividades como “tertúlia”, “diálogo com o autor”, conferência e mesas-redondas conduzidas pelos próprios alunos da Universidade.

Entre os convidados de outras instituições, a UNIFAL-MG recebeu o professor de Psicologia da USP, José Leon Crochik, que ministrou os temas “Preconceito e educação inclusiva” “Inclusão e preconceito na escola”, e o psicólogo praticante de LIBRAS, Renato Luz, autor do livro “CENAS SURDAS: os surdos terão lugar no coração do mundo?”

A 2ª edição do Fórum de Inclusão, objetivou “fortalecer o sistema teoria-prática, assim como o de reafirmar a UNIFAL-MG como um espaço de participação democrática para tratar de forma integrada as múltiplas dimensões do processo de universalização dos direitos em contextos de desigualdades e para propor ações interventivas em articulação com a comunidade em prol da promoção e proteção dos direitos da pessoa humana.”