VII Simpósio Internacional do Cuidado Farmacêutico

Programação

 PROGRAMAÇÃO 

Tipo

Título

Data(s)

Início do evento

Término do evento

Ministrante(s) 

Minicurso

Farmacoeconomia

03/12/2020

8:00

11:00

Maurílio Cazarim

Minicurso

Processo do Cuidado Farmacêutico

04/12/2020

8:00

11:00

Simone Mendonça

Palestra

Cuidado farmacêutico para pacientes em uso abusivo de psicofármacos

03/12/2020

14:00

16:00

Rosa Luchetta

Palestra

Indicação farmacêutica em problemas de pele

03/12/2020

16:30

18:30

Henrique Santos

(palestra internacional)

Palestra

Cuidado farmacêutico para pacientes portadores de diabetes mellitus

03/12/2020

19:00

20:30

Luciene Alves Moreira Marques

Palestra

Cuidado farmacêutico no âmbito hospitalar

04/12/2020

14:00

16:00

João Paulo Vilela Rodrigues

Palestra

Revisão da farmacoterapia

04/12/2020

16:30

18:30

Thaciana Alcântara

Mesa-redonda 

Saúde mental e o cuidado farmacêutico: Percepção de diferentes atores

05/12/2020

8:00

11:00

Ane Trento (farmacêutica)

Maria Rosana Fernandes (médica)

Marilia Stefani Souza de Menezes  (enfermeira)

Apresentação de trabalhos Apresentação oral de trabalhos científicos

05/12/2020

13:00

15:00

Participantes do evento

Palestra

O paciente como centro da prática assistencial

05/12/2020

15:00

17:00

Mabel Maidana

(palestra internacional)

Mesa-redonda Conciliação de medicamentos

05/12/2020

17:00

19:00

Antônio Mendes 

Diana Domingues da Camara Graça

 

Encerramento e divulgação dos trabalhos que receberão menção honrosa

05/12/2020

19:00

20:00

Luciene Alves Moreira Marques e Tiago Marques dos Reis

PALESTRANTES:

Dra. Simone de Araújo Medina Mendonça

Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre em Ciências Farmacêuticas e doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica, ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como docente desenvolvendo projetos de ensino, pesquisa e extensão na área de cuidado ao paciente nas graduações em Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora – campus Governador Valadares, da Universidade Federal de São João Del-Rei, campus Centro Oeste, do Centro Universitário Newton Paiva e da Faculdade Pitágoras. Tem experiência profissional em serviços de gerenciamento da terapia medicamentosa inseridos em hospital-dia para atendimento a pacientes com HIV/Aids, em clínica-escola multiprofissional, em farmácia-escola e na atenção primária à saúde por meio de integração ensino-serviço-comunidade. Atualmente é professora adjunta no Departamento de Farmácia Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: cuidado ao paciente, educação e pesquisa qualitativa.

Dra. Luciene Alves Moreira Marques

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Alfenas (1996) e mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Doutora em Psicobiologia na UNIFESP (2012). É especialista em Fitoterapia pela Faculdade Eficaz (2014) e Especialista em Cosmetologia pela Universidade de Franca\Instituto IPUPO (2016). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alfenas. Tem experiência na área de Farmácia clínica e ministra as disciplinas de Atenção Farmacêutica, Deontologia e Legislação Farmacêutica, Estágio em Atenção Farmacêutica, Atenção Farmacêutica e Farmacoterapia. Autora dos Livros: Atenção Farmacêutica em Distúrbios Menores. 2 ed., 2008; Atenção Farmaceutica em disturbios maiores, 2 ed., 2013; Atenção Farmacêutica nos Transtornos de humor, 1 ed., 2013. Orientadora do estágio em dispensação na Farmácia Universitária da UNIFAL-MG de fevereiro de 2005 a fevereiro de 2015. Coordenadora do Núcleo de Atenção Farmacêutica da UNIFAL-MG (NAFAU) desde 2012, coordenadora do Simpósio Internacional de Atenção Farmacêutica que ocorre a cada dois anos. Orientadora do curso de Especialização EAD em Gestão da Assistência Farmacêutica promovido pela UFSC, UNA-SUS, MS. Atuou como Diretora técnica da Farmácia Universitária da UNIFAL de 2013-2014. Foi membro da Comissão assessora de Farmácia Clínica do CRF-MG (2014)

Dra. Thaciana Alcântara

Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Farmacologia Clínica e Prescrição Farmacêutica pelo IBRAS, Mestre pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde – UFS, Doutora pelo programa de Ciências Farmacêuticas – UFS. Atualmente está no estágio pós-doutoral também pelo programa de Ciências Farmacêuticas – UFS e é pesquisadora no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS) do departamento de Farmácia da UFS, orientada pelo professor Dr. Divaldo Pereira de lyra Jr. Atua principalmente na área de Atenção Farmacêutica, Farmácia Clínica e Implantação de Serviços clínicos providos por Farmacêuticos.

MsC. Ane Trento

Farmacêutica (2004) mestre em Ciências Farmacêuticas (2008) e especialista em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica à Saúde (2012), todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui também aperfeiçoamento em Farmácia Clínica pela Universidad de Chile (2011). Atuou no varejo farmacêutico em farmácias de manipulação e drogarias. Como Farmacêutica Especialista em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia trabalhou durante 10 anos em Centro de Atenção Psicossocial atendendo pacientes com transtornos mentais graves e persistentes. Atuou também como supervisora de Estágio em Farmácia Clínica da Universidade Federal de Goiás e participa de projetos de extensão e pesquisa em Saúde Mental, junto a esta universidade. Atualmente é Farmacêutica da Gerência da Assistência Farmacêutica de Goiânia, professora de cursos de pós-graduação e Secretária do Grupo de Trabalho de Serviços Clínicos do Conselho Regional de Farmácia de Goiás.

Dra. Rosa Luchetta

Farmacêutica graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP); possui pós-graduação lato sensu, na modalidade de Residência Integrada Multiprofissional em Atenção Hospitalar, pelo Hospital de Clínicas (UFPR); mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas (UFPR) na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (UNESP), é tutora em curso de Avaliação de Tecnologias em Saúde promovido pelo PROADI-SUS/ Hospital Alemão Oswaldo Cruz e é docente em curso do tipo MBA na mesma instituição. Atua principalmente com cuidado farmacêutico, saúde baseada em evidências e avaliação de tecnologias em saúde.

Dr. Maurílio de Souza Cazarim

Farmacêutico, professor substituto da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora-MG, Brasil (2019). Consultor técnico do PROADI – SUS para o processo de implantação do cuidado farmacêutico nos municípios brasileiros, 2019. P.hD., doutorado pelo programa de Ciências Farmacêuticas da pós-graduação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FCFRP/USP), em 2019. A tese contemplou a área da economia da saúde – farmacoeconomia com aprofundamentos em ensaios clínicos, métodos epidemiológicos, aplicações de modelagens, revisão  sistemática com meta-análise para compor as análises farmacoeconômicas na avaliação do impacto de implantação do cuidado farmacêutico no Brasil;  Doutorado Sandwich na Universidade de Glasgow, realizado no Health Economics Health Tecnology Assessment (HEHTA), sob orientação da  professora PhD.Olívia Wu, bolsa de estudos BEPE/FAPESP, onde desenvolveu habilidades em cinco subáreas da farmacoeconomia (modelagem; avaliação de tecnologias em saúde no contexto global; análise de sobrevida; analises de dados para economia da saúde; aplicabilidade dos estudos farmacoeconômicos e análises MCDA);além da área clínica como análise de sobrevida, diretrizes globais de saúde e utilidade de vida e, estratégias e serviços como tecnologias em saúde. MSc., bolsista FAPESP de mestrado em Ciências Farmacêuticas (2016) pela FCFRP/USP, com aprofundamento em análises farmacoeconômicas e, desenvolvimento e impacto clínico do cuidado farmacêutico. Especialista em saúde pública (2013) pelo Programa de Atenção Integral à Saúde -Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (Residência Multiprofissional), carga horária de 5760h. BSc., graduado em Farmácia (2010), currículo generalista, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, na qual realizou dois anos de iniciação científica contemplando as linhas de pesquisas relativas à Assistência Farmacêutica e Estudo de Utilização de Medicamentos.

Maria Rosana Fernandes

Médica psiquiatra com Especialização – Residência médica realizado no Hospital Philippe Pinel. Professora da Universidade José do Rosário Velano e supervisora de Estágio no Ambulatório de Psiquiatria da Vila Esperança, Alfenas-MG. Autora do livro: Atenção Farmacêutica em Transtornos do Humor. 1. ed.

 

MsC. João Paulo Vilela Rodrigues

Graduação pela Universidade Federal de Alfenas, Campus de Alfenas; Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica; Doutorando pelo Programa de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP; Especialização Lato Sensu em Assistência Farmacêutica pelo Ministério da Saúde, Especialização Lato Sensu em Cuidado Farmacêutico e Farmacologia Clínica pela Universidade de Ribeirão Preto. Atuação profissional: Experiência como farmacêutico em unidades de saúde de atenção básica e em unidade de especialidades médicas do Sistema Único de Saúde, entre 2006 e 2011, Franca-SP. Farmacêutico da FCFRP-USP de 2011 até a presente data. Como contratado da FCFRP, atuação como farmacêutico clínico na enfermaria da Neurologia do Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto onde realiza atividades de assistência, ensino e pesquisa (atual). Também no Hospital das Clínicas, experiência com acompanhamento ambulatorial de pessoas que vivem com HIV/AIDS e de indivíduos cronicamente infectados pelo vírus da Hepatite C. Atuação atual ainda como tutor e coordenador de tutoria em curso EAD de capacitação em Cuidado Farmacêutico para Profissionais do SUS (Parceria MS, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e CONASEMS).

Henrique José Mateus Santos

Henrique José Mateus Santos. É do Instituto de Farmácia Prática em Portugal. Publicou 12 artigos em revistas especializadas e 30 trabalhos em actas de eventos, possui 2 capítulos de livros e 5 livros publicados. Possui 1 software e outros 68 itens de produção técnica. Participou em 64 eventos no estrangeiro e 37 em Portugal. Recebeu 3 prémios e/ou homenagens. Nas suas actividades profissionais interagiu com 20 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Diretor do Instituto Pharmcare.

 

Gladys Mabel Maidana Ramirez

Doctora en Ciencias Farmacéuticas. Farmacéutica, recibida en Facultad de Ciencias Químicas Universidad Nacional de Asunción – Paraguay. Investigador Categorizado PRONII Nivel I – CONACYT.  Jefa Interina del Departamento de Farmacia. Coordinadora del Centro del Información de Medicamentos. Delegada de la Organización de Farmacéuticos Iberolatinoamericanos OFIL-PY 2015- 2017. Par Evaluador Nacional de Grado y Posgrado para la Carrera de Farmacia Agencia Nacional de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior. Par Evaluador para la Carrera de Farmacia por el Modelo Arcusur. Profesora Adjunta de la cátedra de Farmacotécnia I. Profesora Asistente de la cátedra Gestión de Calidad. Miembro del Comité Nacional de Lista Básica de Medicamentos Esenciales. Miembro del Comité Nacional de Enfermedades Crónicas No Transmisibles. Miembro del Comité Nacional de Farmacovigilancia. Líneas de investigación:  Programas de Atención Farmacéutica y Seguimiento Farmacoterapéutico. Estudios de utilización de medicamentos y Farmacovigilancia. Programas de Uso Racional de Medicamentos.

Antônio Mendes

Farmacêutico pela UFPR. Especialista em Farmácia Clínica pelo programa de residência em atenção hospitalar HC/UFPR. Mestre em medicina interna UFPR. Farmacêutico da Unidade de Farmácia Clínica – HC/UFPR. Coordenador do programa de residência em Farmácia HC/UFPR. Membro do Grupo de estudos em avaliação de tecnologias de saúde GEATS/UFPR.

Diana Domingues da Camara Graça

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1998), especialização em Gestão em Saúde pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ) (2005) e mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/FIOCRUZ) (2015). Atualmente é Coordenadora de Farmácia do Instituto Nacional de Saúde da Mulher da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ) e Diretora-Secretária da regional do Rio de Janeiro da Sociedade Brasileira de Farmácia Clinica (SBFC/RJ). Tem experiência na área de Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: assistência farmacêutica, saúde pública, farmácia hospitalar, economia e administração farmacêutica, segurança do paciente, cuidados farmacêuticos, oncologia e pediatria.

Marilia Stefani Souza de Menezes

Enfermeira bacharel e licenciada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, especialista em Enfermagem do trabalho e UTI, Mestre em Saúde e Sociedade. Atua como Enfermeira do núcleo de regulação interna do Hospital Regional Tarcísio Maia (Sesap RN) e emergencista em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pela Prefeitura de Natal. Colabora da pesquisa de doutorado ‘Acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes com depressão e/ou transtornos de ansiedade’