Perguntas Frequentes

O que é a Ouvidoria?

A Ouvidoria pública é a “instância de controle e participação social responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos, prestados sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública” (art. 2º, V, Decreto nº 8.243/2014). Assim a Ouvidoria possibilita o diálogo dos usuários dos serviços da instituição, seja da comunidade interna ou externa, com a UNIFAL.

Como sei se minha manifestação foi recebida e analisada pela Ouvidoria da UNIFAL?

A Ouvidoria da UNIFAL trabalha com um sistema próprio desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) da instituição (https://www.unifal-mg.edu.br/ouvidoria/). Por esse sistema sempre após o envio da manifestação é gerado um número de protocolo que permite ao usuário (manifestante) acompanhar o andamento de sua manifestação. Se, no entanto, o manifestante informar seu e-mail qualquer alteração no andamento da manifestação será comunicada via e-mail. Como em alguns casos é necessário que o manifestante envie mais informações para que sua manifestação seja repassada aos setores responsáveis (em caso contrário, a manifestação pode ser finalizada) é muito importante que seja anotado o número de protocolo e que o manifestante acesse o sistema mesmo após o envio da manifestação ou que consulte sempre o seu e-mail. Além disso, a Ouvidoria também recebe manifestações pelo Portal Fala.BR:  (https://sistema.ouvidorias.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f)

Qual é a forma de ingresso nos cursos presenciais de graduação da UNIFAL?

A seleção dos estudantes para a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é realizada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A plataforma foi criada pelo Ministério da Educação (MEC) e utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação e seleção de candidatos aos cursos presenciais de graduação da Universidade. Para mais informações consulte o seguinte link:https://www.unifal-mg.edu.br/sisu/

Se vejo ou fico sabendo que um bem imóvel ou móvel (computador, mobiliário, lâmpada, software, etc.) da UNIFAL está não está funcionando, está quebrado ou necessita de reparos a quem devo comunicar?

Caso você seja servidor (a) da UNIFAL é necessário abrir uma ordem de serviço, o que é feito via Sistema de Ordens de Serviço (SOS), disponível em https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/gerenciamentoordemservico/logon.php. Por esse sistema além do envio da ordem de serviço é possível acompanhar seu status, o setor responsável pela execução e quando o serviço foi efetuado. Já quando o requisitante for discente ou pós-graduando este deverá solicitar a um servidor que envie a ordem de serviço.

Quais são os auxílios estudantis fornecidos pela UNIFAL?

O setor responsável pelo fornecimento de tais auxílios é a Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PRACE) sendo que informações sobre quais sãos os auxílios estudantis oferecidos pela UNIFAL, os valores pagos e os procedimentos para se candidatar a tais auxílios estão disponíveis em: https://www.unifal-mg.edu.br/prace/progassistenciaestudantil. Caso prefira se informar-se pessoalmente consulte o endereço da PRACE ou da Coordenadoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (CACE) de cada campus em https://www.unifal-mg.edu.br/prace/atendimento.