Fale com a Ouvidoria

Antes de enviar sua manifestação, verifique abaixo em qual tipo ela pode ser classificada:

  • SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo. Como denúncia caluniosa/falsa é crime (Art. 339 e 340 do Código Penal), verifique todas as informações que possui antes de enviar sua manifestação como uma denúncia.
  • PEDIDO DE ACESSO À INFORMAÇÃO: Se você quer ter acesso à informação pública.
  • SOLICITAÇÃO DE PROVIDÊNCIAS: Pedido para adoção de providências por parte dos órgãos e das entidades administração pública federal.

Os contatos com a Ouvidoria são realizados pelo Fala.BR – Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação

Fala.BR

Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação

Solicitação, Sugestão, Elogio, Simplifique, Reclamação ou Denúncia


Acesso à Informação

Pedido de Acesso à Informação

Registre o seu pedido de acesso à informação. Veja aqui os exemplos de informações que podem ser solicitadas via Lei de Acesso à Informação (LAI).

Ah, caso esteja desenvolvendo alguma pesquisa acadêmica, vale a pena conferir o Portal de Dados Abertos da UNIFAL-MG.


Simplifique!

Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique! Por meio do Simplifique!, o cidadão pode sugerir mudanças que ampliem a qualidade e facilitem o acesso e a prestação dos serviços públicos.

Para conhecer os serviços do Ministério da Economia, o cidadão tem à disposição o Portal Gov.Br no qual estão disponíveis informações sobre os prazos e documentos necessários.


Portal de Dados Abertos da UNIFAL-MG

No portal de Dados Abertos da UNIFAL-MG, você encontra informações sobre número de estudantes, servidores, atividades de ensino, pesquisa e extensão, assistência estudantil, contratos, orçamento e gestão do espaço físico. Você ainda consegue emitir relatórios que podem ajudar na pesquisa acadêmica.