A Ouvidoria da UNIFAL-MG

A Ouvidoria é um órgão suplementar da Reitoria da UNIFAL-MG e tem como objetivos receber, encaminhar e responder às manifestações do público interno e externo relacionadas à Universidade. É responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pela UNIFAL-MG, sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública e à garantia da transparência em suas ações.

Envie suas manifestações: veja os procedimentos na aba “Fale com a Ouvidoria

Atendimento  Presencial: agende pelo e-mail ouvidoria@unifal-mg.edu.br

Atendimento Remoto: feira e  de 3ª a 6ª feira no período da tarde.

E-mail: ouvidoria@unifal-mg.edu.br (use o e-mail da Ouvidoria somente para dúvidas. Para sugestões, solicitações, denúncias, reclamações, veja os procedimentos na aba “Fale com a Ouvidoria“)

WhatsApp institucional: (35) 9 9153-2031

Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro
Sala AL-O-411-A
37.130-001 – Alfenas-MG

Profa. Dra. Geovania Lúcia dos Santos
Ouvidora
Portaria nº 316, de 31 de janeiro de 2023
Currículo Lattes


Dr. Geraldo José Rodrigues Liska
Ouvidor Adjunto
Portaria nº 392, de 7 de março de 2024
Currículo Lattes


Eliane Marques da Silveira
Administradora


A Ouvidoria Universitária surgiu no Brasil em 1992, na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2001, o país já contava com 28 ouvidorias. Na Universidade Federal de Alfenas, foi criada como órgão suplementar da Reitoria pela Resolução nº 004 (Cap V, Art. 22) de 09 de abril de 2010, do Conselho Superior. O Magnífico Reitor prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, por meio da Portaria n° 524 de 28 de abril de 2010, nomeou como Ouvidor o prof. Geraldo Alves da Silva que iniciou os trabalhos para a implantação e funcionamento da Ouvidoria.

O site e o formulário eletrônico para envio de manifestações ficaram sob a responsabilidade da Eliara Maria Tavares, TAE do Núcleo de Tecnologia de Informação, que desenvolveu com dedicação e competência a proposta apresentada pela Ouvidoria. Durante esse tempo, o Regimento Interno foi proposto em parceria com a Procuradoria Jurídica e a Reitoria.

No dia 23 de setembro de 2010 a Ouvidoria iniciou seus trabalhos por meio do atendimento online. No final de 2010 já constavam 43 manifestações, chegando a 88 manifestações em fevereiro de 2011, quando foi inaugurada a sala da Ouvidoria para atendimento aos públicos interno e externo. Dessa forma, a Ouvidoria ficou localizada no prédio O – Sala 410A, próximo à Procuradoria Jurídica, à Auditoria Interna e ao NIPI.

A Ouvidoria filia-se ABO-MG – Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais, tornando-se assim Sócio Efetivo, ou seja, aquele que exerce, por pelo menos 1 (um) ano, ininterruptamente, ou exerce as funções de Ouvidor/Ombudsman tanto na administração pública como na área privada, desde a sua efetivação na função.

O Conselho Universitário, sob a presidência do prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, decide na 23a Reunião de 28 de abril de 2011, aprovar o Regimento Interno da Ouvidoria através da Resolução n° 024/2011.

Procurando melhorar seus serviços e atendendo à solicitação do prof. Tomás Dias Sant´Ana, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, em 01 de setembro de 2011, a Ouvidoria é transferida para a sala O-409C, onde começa a oferecer os serviços de secretaria sob a responsabilidade do servidor Márcio Silva. Nesta sala também funcionará a CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), sob a presidência da profa. Denise Aparecida Corrêa Moreira.

Em setembro de 2011, a Ouvidoria participa do treinamento para o novo sistema de protocolo implantado na Unifal-MG, ministrado pelo Técnico do NTI, Gustavo Ferreira Afonso.

No mês de outubro de 2011, atendendo à solicitação da Ouvidoria, o NTI faz a adequação do sistema de envio e acompanhamento de manifestações. Esse procedimento permitiu encaminhar para o e-mail do manifestante a descrição cronológica dos encaminhamentos. Essas e outras informações também poderão ser acessadas no site da Ouvidoria por meio do número de protocolo da manifestação.

Com o lançamento, no final de 2014, do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), pela Controladoria-Geral da União (CGU), a UNIFAL-MG passa a receber também manifestações por meio deste sistema. Em 1º de agosto de 2019, por sua vez, a CGU lança a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação  Fala.BR, plataforma informatizada que resulta da integração entre o e-Ouv e o e-SIC (sistema eletrônico web para envio de pedidos de informação, em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011). Assim, a Ouvidoria da UNIFAL-MG também passa a receber manifestações por meio do Fala.BR.

Em 2018, por meio da Portaria nº 1017 de 11 de maio de 2018, foi constituída comissão para coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da UNIFAL-MG.

Histórico de Dirigentes:

Acesse aqui o mapeamento de processos da Ouvidoria

Matriz de Risco da Ouvidoria

Planos de ação da Ouvidoria

Plano de ação – 2022

Relatórios semestrais referentes às manifestações recebidas

Ano (clique no número)
Semestre202020212022
202020212022
202020212022
Ano (clique no número)
Semestre2010201120122013201420152016201720182019
201120122013201420152016  –  201720182019
20102011201220132014201520182019

Antes de 2021, a UNIFAL-MG tinha um sistema próprio de envio de solicitações e manifestações para a Ouvidoria. Caso você queira consultar algum protocolo anterior a esta data, CLIQUE AQUI.