Classificação Taxonômica
- Reino: Animalia
- Filo: Platyhelminthes
- Classe: Cestoda
- Ordem: Cyclophyllidea
- Família: Taeniidae
- Gênero: Taenia
- Espécie: Taenia solium, Taenia saginata
Ciclo de Vida e Infecção
O hospedeiro definitivo (humanos) infectado elimina proglotes grávidas cheias de ovos do parasita em suas fezes. Estas se rompem no ambiente, liberando ovos que podem contaminar o solo, a água ou o vegetação. Os ovos são então ingeridos pelos hospedeiros intermediários, os quais são os suinos os hospedeiros intermediários da Taenia solium e bovinos os da Taenia saginata.
Dentro do hospedeiro intermediário, os ovos liberam oncosferas (embriões), que penetram na parede intestinal e migram pela corrente sanguínea até os músculos, onde se desenvolvem em cisticercos (forma larval).
Quando um humano consome carne de porco ou de boi malcozida contendo cisticercos, esses se transformam em vermes adultos no intestino delgado, fixando-se na mucosa intestinal por ventosas (no caso da T. saginata ) ou ventosas e ganchos (no caso da T. solium). Proglotes maduras se autofecundam e no final do helminto são então formadas as proglotes grávidas, que se desprendem do parasito e saem juntamente com as fezes.

Diagnóstico e Tratamento
O diagnóstico da infecção por Taenia é realizado por meio de exames de fezes, onde se busca a presença de proglotes ou ovos do parasita. Métodos sorológicos e moleculares também podem ser usados para confirmar a infecção, especialmente em casos de cisticercose. No caso de cisticercose, exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podem ser utilizados para localizar cisticercos em órgãos como o cérebro.
Medidas Preventivas
- Cozimento adequado para carne: Evitar o consumo de carne de porco e de boi crua ou malcozida, pois o cozimento adequado elimina os cisticercos presentes na carne infectada.
- Higiene pessoal: Práticas de higiene, como lavar as mãos regularmente com água e sabão, especialmente antes de comer e após usar o banheiro, ajudam a prevenir a contaminação com ovos do parasita.
- Saneamento básico: Melhorar as condições de saneamento básico, com a correta destinação de esgoto, para evitar a contaminação do ambiente com fezes humanas contendo ovos da Taenia .
Epidemiologia
As infecções por Taenia solium e Taenia saginata são comuns em áreas com práticas práticas de saneamento básico e controle de alimentos, principalmente em regiões onde é comum o consumo de carne de porco e de boi malcozida. A cisticercose, causada pela ingestão acidental de ovos de Taenia solium em alimentos ou água contaminados, representa um problema de saúde pública em áreas endêmicas, podendo causar complicações graves, como neurocisticercose, que afetam o sistema nervoso central. Essa condição é uma das principais causas de convulsões em regiões endêmicas e exige estratégias de controle e tratamento rigorosas para reduzir a incidência.
Contextualização das Formas Evolutivas
Referências
- NEVES, D. P. Parasitologia Humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2016.
- REY, L. Parasitologia. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008
- CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION (CDC). Taenia. Disponível em: https://www.cdc.gov/dpdx/toxoplasmosis/index.html