Apresentação

A Pró-Reitoria de Graduação da UNIFAL-MG, com o Núcleo das Licenciaturas, os Núcleos Docentes Estruturantes, o Colegiado da Prograd e os Colegiados de Cursos de Licenciatura CONVOCA o corpo docente, discente, técnico-administrativo e a comunidade externa, alvo das políticas de formação de professores da Educação Básica, para o estabelecimento de compromissos educacionais mútuos, num processo que culminará com a realização, no primeiro semestre de 2019, da I Conferência das Licenciaturas da UNIFAL-MG – I CONLIC2019.
A I CONLIC2019 será precedida de pré-conferências por cursos de licenciatura, de Seminários Temáticos e Grupos de Trabalho.
A I CONLIC2019, com caráter deliberativo, apresentará, a partir de um diagnóstico da realidade das licenciaturas da UNIFAL-MG, das políticas de formação inicial e continuada do Ministério da Educação e da legislação em vigor, um conjunto de propostas que nortearão a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Formação de professores e professoras da Educação Básica.
O tema geral da I CONLIC2019 é: A construção da Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de professores e professoras da Educação Básica.
São objetivos da I CONLIC2019:
– construir conceitos, diretrizes e estratégias para efetivação da política institucional de formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica;
– integrar a Pró-Reitoria de Graduação com os NDEs e Colegiados de Cursos, especialmente nas áreas de planejamento e gestão, avaliação institucional e processos de deliberação de políticas para as licenciaturas;
– instalar processo de institucionalização da política de formação inicial e continuada de professores e professoras da Educação Básica, definindo a instância consultiva de articulação, organização, acompanhamento da política institucional e de coordenação permanente das conferências das licenciaturas, tomando como referência para sua constituição a composição da atual Coordenação da I CONLIC2019;
– propor reformulações necessárias nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura para que o planejamento de ações articuladas torne-se a estratégia central de implementação da política institucional de formação inicial e continuada de professores e professoras da educação básica;
– discutir as condições, diretrizes e parâmetros para a definição de políticas institucionais que promovam a formação, a inclusão social, a diversidade, a acessibilidade, dentro de uma perspectiva republicana, democrática e emancipatória da educação;
– definir parâmetros e diretrizes para contribuir com a avaliação e qualificação do processo de ensino e aprendizagem.