Seminários Temáticos

I Seminário Temático

Formação de professores: Estágio e Prática como Componente Curricular

Este seminário pretende, a partir da intervenção de uma especialista na área, desencadear a reflexão sobre o estágio e a prática como componente curricular na formação de professores(as), problematizando a relação universidade e redes de ensino da Educação Básica, os limites da legislação atual e o impacto de programas federais, como  o PIBID e a Residência Pedagógica, na formação de professores(as).

Local: Auditório Dr. João Leão de Faria (Campus Alfenas. Sede. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Centro – Alfenas/MG)

Profa. Dra. Iraziet da Cunha Charret, atualmente Pró-Reitora Adjunta de Graduação da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Data: 20 de março 

Horário: 19h

II Seminário Temático

Autonomia docente, participação e educação popular no contexto de reformas curriculares

Este seminário pretende pautar a importância da formação docente para que se efetive a liberdade de cátedra e a autonomia docente em face de sua profissão de ensinar e das reformas e projetos de lei que procuram limitar este princípio da profissão docente. Enfatiza a necessidade de interação dialógica e responsabilidades compartilhadas na relação professor/estudante para a efetivação do processo ensino-aprendizagem com sucesso para estudantes e professores na perspectiva de uma educação popular. Educação popular não é o mesmo que educação informal. Trata-se, na prática da educação popular, no contexto das reformas curriculares propostas, não desconsiderar a história dos sujeitos envolvidos no processo ensino/aprendizagem. Aprender e ensinar a partir da consciência das condições históricas dadas e a necessidade de transformar essas condições.

Local: Auditório Dr. João Leão de Faria (Campus Alfenas. Sede. Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Centro – Alfenas/MG)

Profa. Dra. Ana Cristina Gonçalves de Abreu Souza, Professora Adjunta na Universidade Federal de Alfenas. É líder do Grupo de Pesquisa FORMATIO: Processos na Formação e Profissionalidade Docente e atua na linha de pesquisa: Formação de Professores e Desenvolvimento Profissional em processos iniciais e permanentes. É consultora e palestrante, atua em projetos nacionais e internacionais.

Prof. Dr. Celso Vallin, Doutor em Educação (Currículo e Novas Tecnologias) pela PUC-SP (2004), Professor do Departamento de Educação na Univ Federal de Lavras-MG. Consultor em educação por 16 anos (de 1994 a 2010). Professor e formador de professores e de gestores da educação básica. Atuou como coordenador de programa do MEC (Pradime, 2006, 2007) na formação de dirigentes municipais de educação de mais de mil municípios brasileiros.

Data: 22 de maio

Horário: 14h