Desenvolvimento Humano: saúde, educação e trabalho

Este projeto trata-se de uma continuação do projeto “Desenvolvimento Humano e Escuta Terapêutica“, iniciado em 2022.

Nesta nova fase, dada a avaliação positiva dos resultados obtidos no último semestre, um novo foco será adicionado ao escopo do projeto. Agora, além do ensino de informática básica, cursos de programação e robótica serão lecionados para adolescentes e jovens. Com isso, o alcance e possibilidade de novas expansões do projeto tornam-se ainda maiores, pois os próprios contemplados com este projeto de extensão poderão tornar-se membros ativos no futuro.

Outro ponto importante é que o projeto receberá um aporte financeiro para financiamento de equipamentos e despesas de deslocamento dos extensionistas. Isso permitiu que o projeto pudesse ser expandido para fora da cidade de Alfenas. E, como projeto piloto, a cidade de Areado foi contemplada para avaliar o impacto dessas novas propostas do projeto.

Abaixo, são elencados os principais pontos desta chamada.

Tipo de projeto

Projeto de extensão universitária.

Público alvo

Crianças, adolescentes e jovens da cidade de Alfenas e do seu entorno.

• Criação de conteúdos para ensino de informática a crianças e jovens.
  • Ensino de informática através do conteúdo criado.
  • Contribuição com a alfabetização das crianças e jovens com menores índices de escolaridade.
  • Ensino de conceitos básicos de programação e robótica.
  • Possibilidade de criação de projetos práticos para desenvolvimento da comunidade local.
  • Impacto direto da inserção de jovens no mercado de trabalho.
  • Crescimento pessoal através do serviço voluntário.
  • Desenvolvimento das habilidades de gerência de tempo e pessoas.
  • Preparação à atividade didática.

Carga horária

Será calculada semestralmente, a depender da disponibilidade do discente no projeto.

Desenvolvimento do projeto

Abaixo, elencamos os anos em que o projeto foi levado à sociedade, com os detalhes do seu desenvolvimento.

Dúvidas

Caso tenha alguma dúvida relacionada ao projeto, contactar diretamente Tiago Silveira.