Minhas Contas

 

Título: Minhas Contas

Autor: Luiz Antonio

Ilustrador: Daniel Kondo

Editora: Cosac Naify

Ano: 2008

Páginas: 60

A obra Minhas contas foi publicada em 2008 pela editora Cosac Naify e é o primeiro livro de Luiz Antonio, nascido em 1976, na cidade de São Paulo. A relação do autor com a temática africana é muito forte e vai além da sua área de estudos. Luiz Antonio conhece a força das palavras a partir da oralidade presente nas culturas africanas e tenta, por meio dela, viver seu dia a dia.

Minhas contas foi ilustrado por Daniel Kondo, nascido em 1971, na cidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira de ilustrador na publicidade e além de livros infantis trabalha para jornais de grande circulação como o Estado de São Paulo, ilustrando a coluna Últimas palavras. Em 2009, participou da FLIPzona apresentando um trabalho sobre tecnologias digitais e a produção do livro Surfando na Marquise também da editora Cosac Naify. Foi finalista do prêmio Jabuti na categoria ilustração com os livros Minhas contas e Surfando na marquise.

O livro conta a história de Nei e Pedro, verdadeiros amigos, que estão sempre juntos. Porém, a amizade dos dois corre sérios riscos, já que a mãe de Pedro não aceita os fios de contas usados pelo amigo do filho, que segue a religião do candomblé.

Ao descobrir a situação, Nei fica remoendo o problema. O garoto nos mostra vários sentimentos: raiva, vontade lutar, chorar, correr, gritar, se esconder… Para demonstrar todos os sentimentos de Nei, Luiz Antonio, por meio da narrativa escrita, e Daniel Kongo, por meio das ilustrações, demonstram todos os sentimentos de Nei relacionados com as características de cada orixá e as energias vivenciadas e reverenciadas nos ritos pelos praticantes da religião.

Nei recebe conselhos das mulheres de sua família, especialmente de sua avó, compreender a importância de respeitar a sua religião e a religião dos outros e ter paciência para recuperar a amizade de Pedro.

Por meio desse livro é possível apresentar a importante discussão sobre o respeito às diferentes religiões e seus símbolos, pois no final do livro são apresentadas várias representações de religiões praticadas no mundo, como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo. A maneira delicada e linda – a partir do olhar das crianças – com que é tratado o tema abordado no livro contribui para mostrar como o preconceito pode ser superado a partir do respeito mútuo.

As imagens e cores do livro permitem ainda ao leitor conhecer uma serie de informações que colaboram para ampliar o sentido do texto escrito referente à cultura religiosa do candomblé, especialmente, as cores e os símbolos apresentados relacionados aos orixás.

A presente obra pode ser utilizada para trabalhar na escola ambos os currículos ocultos e prescritos.

Mais informações sobre o ilustrador da obra nos seguintes sites:

http://danielkondo.prosite.com/

http://www.kondo.com.br/web 2005/index.htm

Giovanna Ribeiro Rios, estudante do curso de História da UNIFAL-MG