Madiba – o menino africano
Título:
Autor: Rogério Andrade Barbosa
Ilustrador: Renato Alarcão
- Editora: Cortez Editora
Ano: 2011
Páginas: 28
Madiba – o menino africano é mais um livro de de Rogério de Andrade Barbosa, reconhecidamente um dos escritores que mais produz literatura infantil com temáticas africanas e afro-brasileiras, tem mais de trinta livros publicados no Brasil e no exterior. Professor, escritor e ex-voluntario das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Barbosa é graduado em letras pela Universidade Federal Fluminense e com pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro. O autor trabalha na área de literatura afro-brasileira e programas de incentivo à literatura, fazendo palestras e oficinas.
O autor das ilustrações de Madiba – o menino africano é Renato Alarcão, designer gráfico com mestrado em ilustração pela School of Visual Art de Nova York. Alarcão é ilustrador de livros infantis e ministra cursos em seu ateliê-escola Estúdios Marimbondo. Por Madiba – o menino africano foi indicado ao prêmio Jabuti como melhor ilustração infantil de 2012.
O livro narra a história de um menino que cresceu em uma pequena aldeia às margens do Rio Mbash, localizado no interior da África do Sul. Esse menino hoje é reconhecido com um herói por muitos e é ninguém menos que Nelson Mandela, chamado em seu país de Madiba. Portanto, a obra é sobre a vida de Mandela, desde a sua infância, passando por sua escolarização e formação como advogado. Quando adulto, participou ativamente na luta contra o regime racista conhecido como Apartheid instaurado na África do Sul. Por sua militância, Mandela ficou preso durante 27 anos. Após a queda do regime segregacionista, Mandela foi presidente da África do Sul e recebeu em 1993 o Prêmio Nobel da Paz.
O livro mostra mais do que a historia de Nelson Mandela, ele apresenta também a história de sua sociedade de origem, a Thembu, e de seu clã Madiba: a maneira que viviam, os trabalhos que desenvolviam, a língua que falavam e ainda falam, a tradição oral da região com suas historias de contar ao redor da fogueira.
Há muito que trabalhar com esse livro, pelos(as) professores(as) de diferentes disciplinas: de Literatura; de História; de Geografia; de Artes, entre outros(as). Na disciplina de literatura é possível trabalhar com a narrativa ficcional contida na obra; na de História, o processo histórico da região de Mandela, a exploração do trabalho nas minas de pedras preciosas, o regime de apartheid e a luta contra o segregacionismo, enfim, sobre a história contemporânea da África do Sul. Já em Geografia é possível apresentar a cartografia que apresenta as sociedades africanas, além da constituição do estado-nação da África do Sul com suas atuais fronteiras. Tudo isso destacando debates sobre o controle do espaço e a produção das paisagens da região que são apresentadas em Madiba – o menino africano. Neste sentido, é possível um trabalho colaborativo com o(a) professor(a) de artes na exploração das ilustrações contidas na obra.
Enfim, do trabalho com essa obra seria possível saírem projetos muitos ricos que poderiam ser expostos em feiras de conhecimento. Vamos trabalhar com literatura!
Mais informações sobre o autor, o ilustrador e a obra Madiba – o menino africano em:
http://www.rogerioandradebarbosa.com/
http://www.renatoalarcao.com.br/
Giovanna Ribeiro Rios – estudante do curso de História da UNIFAL-MG