Informaciones a los estudiantes internacionales

• Legalização de documentos oficiais

Todos os documentos oficiais que contenham assinatura, tais como certificado de conclusão de curso, diploma e histórico escolar entre outros, deverão estar legalizados ou apostilados.

Os estudantes provenientes de países não signatários da Convenção de Haia deverão legalizar os documentos mencionados junto à Embaixada/ Consulado do Brasil em seu país. Todos os documentos devem ser legalizados antes da vinda dos estudante ao Brasil.

• Seguro Estudantil

O estudante internacional deverá apresentar, no ato da matrícula, uma cópia do seguro de saúde internacional válido por todo o período de permanência no Brasil.

O seguro deve, obrigatoriamente, incluir o item de Repatriação Funerária e Translado de Corpo, em caso de falecimento.

• CPF

O estudante estrangeiro deverá portar o número CPF. Trata-se de um número identificador do indivíduo ante a Receita Federal do Brasil.

O número CPF pode ser solicitado no país de origem do candidato. Quando solicitado no estrangeiro, o documento pode ser retirado, gratuitamente, na Embaixada do Brasil. Entre em contato o Consulado do Brasil no seu país para saber como solicitar o CPF.
O CPF também pode ser solicitado no Brasil, caso isso ocorra o documento terá um custo aproximado de R$ 10,00 (dez reais).

• Pagamento/ Recebimento de Bolsa

Para recebimento de bolsa da UNIFAL-MG o estudante estrangeiro deverá possuir o número CPF e uma conta em banco brasileiro.
IMPORTANTE: A bolsa será paga mês vencido; assim sendo, é importante que o estudante possua uma reserva de dinheiro suficiente para cobrir os seus gastos durante o primeiro mês, no Brasil.

• Certificado Internacional de Vacinas

É importante que o estudante esteja com as vacinas em dia.
IMPORTANTE: Verifique junto à Embaixada do Brasil, em seu país, a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

• Registro Nacional de Estrangeiro e Cédula de Identidade de Estrangeiro

Todo estudante internacional deve realizar o cadastro junto ao posto da Polícia Federal, em um prazo de até 30 dias, após a chegada ao Brasil, e solicitar a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE). Esse documento deve ser renovado a cada 1 (um) ano de permanência no Brasil.
Preço aproximado R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais).
IMPORTANTE: O Posto da Policia Federal para atendimento no sul de Minas está localizado na cidade Varginha – MG.

Passo a Passo para solicitar o RNE, clique aqui.

• Alojamento

A UNIFAL-MG não dispõe de alojamentos temporários e/ou permanentes. Caso o estudante precise de informações sobre moradia, clique em  “Onde hospedar?” ou entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG.