Informações aos Estudantes Estrangeiros

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS ESTUDANTES ESTRANGEIROS

Legalização de Documentos Oficiais

Todos os documentos oficiais que contenham assinatura, tais como certificado de conclusão de curso, diploma e histórico escolar entre outros, deverão estar legalizados ou  apostilados.

Os estudantes provenientes de países não signatários da Convenção de Haia deverão legalizar os documentos mencionados junto à Embaixada/ Consulado do Brasil em seu país. Todos os documentos devem ser legalizados antes da vinda dos estudante ao Brasil.

 

Seguro Estudantil

O estudante internacional deverá apresentar, no ato da matrícula, uma cópia do seguro de saúde internacional válido por todo o período de permanência no Brasil. O seguro deve, obrigatoriamente, incluir o item de Repatriação Funerária e Translado de Corpo, em caso de falecimento.

CPF

O estudante estrangeiro deverá portar o número CPF. Trata-se de um número identificador do indivíduo ante a Receita Federal do Brasil.

O número CPF pode ser solicitado no país de origem do candidato. Quando solicitado no estrangeiro, o documento pode ser retirado, gratuitamente, na Embaixada do Brasil. Entre em contato o Consulado do Brasil no seu país para saber como solicitar o CPF.

– Instruções da Receita Federal do Brasil para obtenção do CPF por estrangeiros, mesmo não residindo no Brasil – Acesse o link:  CPF instructions 06-2021-1

O CPF também pode ser solicitado no Brasil.

Pagamento/ Recebimento de Bolsa

Em caso de recebimento de bolsa o estudante estrangeiro deverá possuir o número CPF e uma conta em banco brasileiro.
IMPORTANTE: A bolsa será paga mês vencido; assim sendo, é importante que o estudante possua uma reserva de dinheiro suficiente para cobrir os seus gastos durante o primeiro mês, no Brasil.

 

Certificado Internacional de Vacinas

É importante que o estudante esteja com as vacinas em dia.
IMPORTANTE: Verifique junto à Embaixada do Brasil, em seu país, a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Registro Nacional de Estrangeiro (RNE)

Todo estudante internacional deve realizar o cadastro junto ao posto da Polícia Federal, em um prazo de até 30 dias, após a chegada ao Brasil e solicitar o Registro Nacional de Estrangeiro (RNE).

IMPORTANTE: O Posto da Policia Federal para atendimento no sul de Minas está localizado na cidade Varginha – MG (Posto UAI de Varginha – Via Café Garden Shopping (atendimento para passaporte/estrangeiros em Varginha/MG – Rua Humberto Pizzo, nº 999, bairro Jardim Petrópolis – Varginha/MG – Fones: (35) 3229-4183 – E-mail: migracao.vag.mg@pf.gov.br. (É necessário realizar o agendamento prévio para o atendimento no Posto da Polícia Federal em Varginha)

Se o aluno já tiver o visto, ele poderá levar o visto, o passaporte, o requerimento e a taxa paga. Esses dois últimos o discente retira no site da Polícia Federal. Caso o aluno ainda não tenha o visto no site da Polícia Federal também tem as informações de como proceder.

https://www.gov.br/pf/pt-br

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao

 

Alojamento

A UNIFAL-MG não dispõe de alojamentos temporários e/ou permanentes. Caso o estudante precise de informações sobre moradia,  entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG que poderemos fornecer suporte ao discente.