Informações aos Estudantes Estrangeiros

INFORMAÇÕES IMPORTANTES AOS ESTUDANTES INTERNACIONAIS.

 Legalização de documentos oficiais

Todos os documentos oficiais que contenham assinatura, tais como certificado de conclusão de curso, diploma e histórico escolar entre outros, deverão estar legalizados ou  apostilados.

 Os estudantes provenientes de países não signatários da Convenção de Haia deverão legalizar os documentos mencionados junto à Embaixada/ Consulado do Brasil em seu país. Todos os documentos devem ser legalizados antes da vinda dos estudante ao Brasil.

Seguro Estudantil

O estudante internacional deverá apresentar, no ato da matrícula, uma cópia do seguro de saúde internacional válido por todo o período de permanência no Brasil.

O seguro deve, obrigatoriamente, incluir o item de Repatriação Funerária e Translado de Corpo, em caso de falecimento.

CPF

O estudante estrangeiro deverá portar o número CPF. Trata-se de um número identificador do indivíduo ante a Receita Federal do Brasil.

O número CPF pode ser solicitado no país de origem do candidato. Quando solicitado no estrangeiro, o documento pode ser retirado, gratuitamente, na Embaixada do Brasil. Entre em contato o Consulado do Brasil no seu país para saber como solicitar o CPF.

– Instruções da Receita Federal do Brasil para obtenção do CPF por estrangeiros, mesmo não residindo no Brasil – Acesse o link:  CPF instructions 06-2021-1

O CPF também pode ser solicitado no Brasil.

Pagamento/ Recebimento de Bolsa

Para recebimento de bolsa da Unifal-MG o estudante estrangeiro deverá possuir o número CPF e uma conta em banco brasileiro.
IMPORTANTE: A bolsa será paga mês vencido; assim sendo, é importante que o estudante possua uma reserva de dinheiro suficiente para cobrir os seus gastos durante o primeiro mês, no Brasil.

Certificado Internacional de Vacinas

É importante que o estudante esteja com as vacinas em dia.
IMPORTANTE: Verifique junto à Embaixada do Brasil, em seu país, a necessidade de apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Registro Nacional de Estrangeiro e Cédula de Identidade de Estrangeiro

Todo estudante internacional deve realizar o cadastro junto ao posto da Polícia Federal, em um prazo de até 30 dias, após a chegada ao Brasil, e solicitar a Cédula de Identidade de Estrangeiro (CIE). Esse documento deve ser renovado a cada 1 (um) ano de permanência no Brasil.
IMPORTANTE: O Posto da Policia Federal para atendimento no sul de Minas está localizado na cidade Varginha – MG.

Passo a Passo para solicitar o RNE, clique aqui.

https://viacafegardenshopping.com.br/posto-uai/

Alojamento

A UNIFAL-MG não dispõe de alojamentos temporários e/ou permanentes. Caso o estudante precise de informações sobre moradia, clique em  “Onde hospedar?” ou entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UNIFAL-MG.