APRESENTAÇÃO

Descrição
O curso de Ciências Econômicas foi aprovado pela Resolução CONSUNI nº 049 de 16/8/2011, autorizado pela Portaria MEC nº 169 de 13/9/2012 e reconhecido pela Portaria MEC nº 308 de 20/5/2014.

Objetivo

O Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria visa promover formação acadêmica e profissional sólida e crítica, capaz de gerar competências e habilidades voltadas para a solução dos problemas da sociedade e para o planejamento econômico e contábil, no setor público no setor privado, em instituições da sociedade civil e organizações não governamentais.

 

Perfil do egresso

O Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria busca fornecer ao egresso uma sólida formação acadêmica que contempla conteúdos de caráter geral, teórico quantitativo, teórico e prático, histórico que capacita a entender e aplicar o conhecimento adquirido em soluções para os problemas econômicos e sociais em escala regional, nacional e internacional. A formação geral e histórica deve lhe fornecer uma base cultural ampla, que possibilite entender as questões econômicas em seu contexto histórico e social, e lhe garantir o domínio da habilidade de comunicação oral e escrita. A formação teórico quantitativa e teórico prática deve lhe fornecer capacidade analítica e visão crítica dos problemas econômicos e sociais, além de estimular a competência para adquirir novos conhecimentos. Dessa maneira, o egresso deverá ser capaz de tomar decisões e resolver problemas em uma realidade diversificada e dinâmica.

Campos de atuação

O bacharel em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria é um profissional dinâmico e versátil. Por isso, seu campo de atuação é bastante amplo e diversificado. Ele pode atuar no setor privado, no setor público, em instituições da sociedade civil, em organizações não governamentais e ainda nas áreas de ensino e pesquisa. De acordo com o Conselho Federal de Economia (COFECON), o economista está habilitado para atuar especificamente em: a) assessoria, consultoria e pesquisa econômico-financeira; b) estudos de mercado e de viabilidade econômico-financeira; c) análise e elaboração de cenários econômicos, planejamento estratégico nas áreas social, econômica e financeira; d) estudo e análise de mercado financeiro e de capitais e derivativos; e) estudo de viabilidade e de mercado relacionado à economia da tecnologia, do conhecimento e da informação, da cultura e do turismo; f) produção e análise de informações estatísticas de natureza econômica e financeira, incluindo contas nacionais e índices de preços; g) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação econômico-financeira de política tributária e finanças públicas; h) assessoria, consultoria, formulação, análise e implementação de política econômica, fiscal, monetária, cambial e creditícia. i) planejamento, formulação, implementação, acompanhamento e avaliação de planos, programas, projetos de natureza econômico-financeira; j) Avaliação patrimonial econômico-financeira de empresas e avaliação econômica de bens intangíveis; k) perícia judicial e extrajudicial e assistência técnica, mediação e arbitragem, em matéria de natureza econômico-financeira, incluindo cálculos de liquidação; l) análise financeira de investimentos; m) estudo e análise para elaboração de orçamentos públicos e privados e avaliação de seus resultados; n) estudos de mercado, de viabilidade e de impacto econômico-social relacionados ao meio ambiente, à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e aos recursos naturais; o) auditoria e fiscalização de natureza econômico-financeira; p) formulação, análise e implementação de estratégias empresariais e concorrenciais; q) economia e finanças internacionais, relações econômicas internacionais, aduanas e comércio exterior; r) certificação de renda de pessoas físicas e jurídicas e consultoria em finanças pessoais; s) regulação de serviços públicos e defesa da concorrência; t) estudos e cálculos atuariais nos âmbitos previdenciário e de seguros. Finalmente, o egresso do Bacharelado em Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria está apto ainda a realizar atividade de ensino na área econômico-financeira em cursos de graduação e, se continuar seus estudos ao nível de pós-graduação, poderá se dedicar às atividades avançadas de ensino e pesquisa.

Competências e Habilidades

  • Desenvolver raciocínios logicamente consistentes, senso crítico e habilidades intelectuais;
  • Ler e compreender textos econômicos e de controladoria;
  • Elaborar pareceres relatórios, trabalhos e textos na área econômica e de controladoria;
  • Estimular a apreensão de conhecimento interdisciplinar;
  • Desenvolver relações interpessoais;
  • Utilizar adequadamente conceitos teóricos fundamentais da ciência econômica e da controladoria;
  • Utilizar o instrumental econômico para analisar situações históricas concretas;
  • Utilizar formulações matemáticas e estatísticas na análise dos fenômenos sócio econômicos;
  • Diferenciar correntes teóricas a partir de distintas políticas econômicas;
  • Possuir uma visão humanística consistente e crítica de sua atuação na sociedade;
  • Realizar atividades de pesquisa e extensão para apreensão da realidade social e contribuição para o progresso científico e social.

Informações Gerais:

Turno: Integral e Noturno – Regime: Semestral
Formato: PresencialModalidade: Bacharelado

Coordenação:

Prof. Bruno Aidar Costa.
e-mail: bruno.costa@unifal-mg.edu.br

Secretaria do curso (Atendimento):

Presencial:

Segunda a Quarta: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00.
Campus Varginha – Sala A118 – Prédio A.
Telefone: (35) 3219-8724.

Teletrabalho:

Quinta a Sexta: 08:00 às 12:00 – 13:00 às 17:00.
Canais: e-mail:
sccvga@unifal-mg.edu.br

rosemberg.rangel@unigal-mg.edu.br
Telefone: (35)99909-6051


Campus Avançado de Varginha : Av. Celina Ferreira Ottoni, 4000, Padre Vitor, Varginha/MG CEP: 37048-395