NEEAP

Núcleo de Estudos em Economia Aplicada (NEEAP)

O NEEAP pretende estar abarcado dentro do contexto interdisciplinar no qual se insere o curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia e o curso de Ciências Econômicas com Ênfase em Controladoria e Finanças da UNIFAL/MG campus Varginha. A constituição do Grupo articula diferentes interesses de investigação e estudo de seus participantes, sendo o ponto de interseção os estudos em Economia Aplicada.
Pretende-se com o mesmo suscitar ambiente de pesquisa conjunta profícuo entre os pares, além de relações interinstitucionais de pesquisa acadêmica, contribuindo para o fortalecimento da UNIFAL/MG junto à comunidade científica.

Macroeconomia e Financeirização

Esta linha de pesquisa reúne estudos sobre a análise macroeconômica contemporânea. Engloba também estudos sobre os efeitos do fenômeno de financeirização sobre o processo de acumulação capitalista, e seus impactos sobre as empresas, famílias e governo.

Professores

Dra. Alinne Alvim Franchini (Unifal)
Dr. Bernardo Pádua Jardim de Miranda (Unifal)
Dra. Débora Juliene Pereira Lima (Unifal)
Dr. Fernando Batista Pereira (Unifal)
Dra. Kellen Rocha de Souza (Unifal)
Dra. Nildred Stael Fernandes Martins (Unifal)
Dr. Patrick Fontaine Reis de Araujo (Unifal)

Educação e Capacitação Financeira

Essa linha de estudos traz análise crítica sobre ações de educação financeira (em especial ações vinculadas à Estratégia Nacional de Educação Financeira) e propostas de iniciativas de educação e capacitação financeira voltada para grupos específicos (como população de baixa renda; estudantes; e micro e pequenos empresários).

Professores e pesquisadores

Dra. Carla Leila Oliveira Campos (Unifal-MG)
Dr. Fernando Batista Pereira (Unifal-MG)
Dr. João Paulo de Brito Nascimento (Unifal-MG)
Me. Renata Campos ((PPGPS/Unifal-MG)
Dr. Wesllay Carlos Ribeiro (Unifal-MG)
Dr. Anderson Cavalcante (UFMG)
Dr. Hélcius Batista Pereira (UEM)

Universidade Pública e Institutos Federais de Ensino Superior

A proposta do grupo é avaliar impactos de implantação de projetos de cobrança de mensalidades sobre o perfil discente e também sobre os modelos de financiamento das IFES. Para isso, o grupo investiga a evolução do perfil do corpo discente das IFES, a partir de bases de dados da Andifes, PNAD/IBGE e Censo Escolar. O grupo também analisa a estrutura orçamentária das IFES.

Professores

Dr. Fernando Batista Pereira (ICSA/Unifal)
Dr. Wolfgang Lenk (UFU)
Dra. Francieli Tonet Maciel
Dra. Cristina Helena Almeida de Carvalho (UnB)

Economia Regional e Urbana

Esta linha de pesquisa tem como elemento fundamental de análise a dimensão espacial da atividade econômica e suas interações. Reune estudos sobre a distribuição da produção e da renda no espaço (nacional, regional, local, dentre outros) e suas interações. Também se preocupa em estudar as questões econômicas (e sociais) relacionadas à ocupação do espaço urbano, o direito à cidade e o impacto regional e urbano das políticas públicas.
Linhas de pesquisa: Moeda e territorio; Avaliação de políticas publicas;
Desenvolvimento local

Professores

Dra. Nildred Stael Fernandes (Unifal)
Dr. Fernando Batista Pereira (Unifal)
Dra. Cirlene Maria de Matos (Unifal)
Dra. Kellen Rocha de Souza (Unifal)

Economia Internacional e Agronegócio

Esta linha de pesquisa visa congregar estudos sobre a competitividade e cenários macroeconômicos internacionais, os instrumentos de política comercial e seus impactos sobre o funcionamento do mercado internacional, as diversas dimensões do agronegócio brasileiro e as políticas voltadas ao desenvolvimento da agropecuária brasileira.

Professores

Dra. Alinne Alvim Franchini (Unifal)
Dr. Leandro Ferreira (Unifal)
Dra. Luciene Resende Gonçalves (Unifal)
Dr. João Marcos Caixeta Franco (Unifal)
Dra. Kellen Rocha de Souza (Unifal)

Economia do Trabalho e do Bem-estar

Por meio da linha de pesquisa em Economia do Trabalho e do Bem-estar, objetiva-se enfatizar as relações entre Estado, investimento, emprego e desemprego, segmentação dos mercados de trabalho, relações entre capital e trabalho, inovações tecnológicas, pobreza e desigualdades sociais, crise contemporânea e suas implicações. Além de sistematizar os diversos aportes teóricos sobre estes temas, pretende-se desenvolver estudos empíricos com base nos microdados socioeconômicos das pesquisas domiciliares sobre a população.

Professores

Dra. Ana Márcia Rodrigues da Silva (Unifal)
Dra. Débora Juliene Pereira Lima (Unifal)
Dra. Luciene Resende Gonçalves (Unifal)
Dr. Deive Ciro de Oliveira (Unifal)
Dra. Gislene Araujo Pereira (Unifal)
Dra. Letícia Lima Milani Rodrigues (Unifal)
Dra. Lora dos Anjos Rodrigues (Unifal)
Dr. Manoel Vitor de Souza Veloso (Unifal)

Pesquisa de Orçamento Familiar – POF

Descrição: Por meio desta pesquisa pretende-se levantar os itens de consumidos pelas famílias de Varginha/MG, categorizá-los e observar a sua participação relativa para compreender suas preferências. Neste intuito, esta pesquisa consiste na tabulação dos dados já coletados previamente da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF). Os dados estão sendo tabulados em cinco planilhas distintas conforme a natureza dos questionários aplicados. A partir destes dados serão computadas algumas estatísticas para análise do perfil socioeconômico das famílias.

Professores

Dra. Letícia Lima Milani Rodrigues (Unifal)
Dra. Ana Márcia Rodrigues da Silva (Unifal)
Dra. Lora dos Anjos Rodrigues (Unifal)

Economia Industrial e Sistema de Inovação

Descrição: A linha de pesquisa em Economia Industrial e Sistema de Inovação contempla esforços na compreensão da relação dupla entre a dinâmica competitiva setorial e o processo inovativo intrafirma, discutindo-a através de estudos de casos, análise setoriais específicas ou com um enfoque mais amplo ou teórico. Para isso, o ponto de partida é a teoria neoschumpeteriana, complementando-a com outras abordagens teóricas conectadas, como a teoria pós-keyenesiana. Busca-se, também, ampliar o entendimento sobre as características dos sistemas de inovação no contexto nacional, incluindo estudos sobre as interações entre os agentes que o compõem e os reflexos destas sobre as diferentes dimensões do desenvolvimento (e.g. tecnológica, social e econômica). Dentre essas interações, incluem-se as relações entre universidades, setor público, empresas ou outras organizações da sociedade civil. Assim, entende-se que esses estudos tendem a contribuir para o desenho de políticas que favoreçam o fortalecimento do Sistema Nacional de Inovação e as referidas dimensões do desenvolvimento.

Professores

Dr. André Luiz da Silva Teixeira (Unifal)
Dra. Cirlene Maria de Matos (Unifal)
Dr. Márcia Siqueira Rapini (UFMG)
Dr. Thiago Caliari Silva (ITA)
Dr. Deive Ciro de Oliveira (Unifal)
Dr. Hélio Lemes Costa Junior (Unifal)
Dra. Nildred Stael Fernandes (Unifal)
Dr. Fernando Batista Pereira (Unifal)
Dr. Patrick Fontaine Reis de Araujo (Unifal)