Diferenciais

A pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education (ESGE) oferece um conjunto de técnicas, habilidades e saberes multidisciplinares para apoiar sua atividade profissional e/ou transição de vida.

Nossos principais diferenciais são:

 

Transdisciplinaridade e ecologia de saberes

Nosso currículo transdisciplinar, baseado nos paradigmas da complexidade e do pensamento sistêmico, combina conhecimentos de diversas ciências acadêmicas, de povos tradicionais (orientais e ocidentais) e de experiências práticas contemporâneas. As aulas são ministradas por professores com formação de destaque e vivência multicultural.

 

Design sistêmico

Trabalhamos com uma abordagem sistêmica da sustentabilidade, considerando as dimensões de segurança econômica (subsistência aliada à preservação do tecido social e ecossistêmico), coesão social (equidade, participação, democracia, etc.), preservação e regeneração ambiental (garantindo a saúde dos sistemas de suporte à vida) e valorização da diversidade cultural e de saberes.

 

Laboratório de projeto (pesquisa-ação)

Os estudantes terão a oportunidade de elaborar um projeto de pesquisa-ação transdisciplinar, que se transformará no seu trabalho de final de curso (TCC), contando com o apoio individualizado de um docente-orientador (mentoria). Assim, o aprofundamento e consolidação do aprendizado se dará de forma mais prática e focada em seu próprio projeto.

 

Educação resiliente e transformadora

Queremos inspirar ações (locais, regionais, nacionais e globais) transformadoras e novas dinâmicas de desenvolvimento capazes de preservar/regenerar os ecossistemas; aumentar a equidade social, a diversidade, a resiliência, a tolerância e a solidariedade humanas; reduzir a dependência do uso de carbono; ampliar a produtividade (ecoeficiência). Nosso programa compreende que a ética precisa estar no lugar central das decisões sobre o uso dos recursos materiais e energéticos nos processos produtivos e na organização do trabalho humano. Para nós, é urgente pensar a atividade econômica como parte de um processo regenerativo do tecido social e ecossistêmico.

 

Corpo docente

Professores/as experientes com vivência multicultural, apoiados num material didático de qualidade sobre design sistêmico.

Emmanuel Khodja (Manu)

Melissa Bivar

Elisa Rocha

Lara Freitas

Leandro Uchoas

Marina Dain (Nana)

Paula Gontijo

Tom Rodrigues