Diferenciais

A pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education (ESGE) oferece um conjunto de técnicas, habilidades e saberes multidisciplinares para apoiar sua atividade profissional e/ou transição de vida.

As principais vantagens do ESGE são:

Compromisso Acadêmico

Nosso currículo transdisciplinar, baseado nos paradigmas da complexidade e do pensamento sistêmico, combina conhecimentos de diversas ciências acadêmicas, de povos tradicionais (orientais e ocidentais) e de experiências práticas contemporâneas. As aulas são ministradas por professores com formação de destaque e vivência multicultural.

Conteúdo relevante

Trabalhamos com uma abordagem sistêmica da sustentabilidade, considerando as dimensões de: segurança econômica (subsistência aliada à preservação do tecido social e ecossistêmico), coesão social (equidade, participação, governança, etc.), preservação e regeneração ambiental (garantindo a saúde dos sistemas de suporte à vida) e valorização da diversidade cultural e de saberes (numa sociedade com conexão global e atuação local).

Aprendizagem vivencial

O programa inclui duas imersões de 4 dias na ecovila Terra Una (valores já inclusos), oferecendo um processo de aprendizagem participativo, experiencial e focado no desenvolvimento de múltiplas inteligências e no fazer coletivo, a fim de que os estudantes vivenciem, na prática e em pequena escala, os benefícios e os desafios de estar em “com-unidade”.

Terra Una está localizada em LIberdade, no sul de Minas Gerais/Brasil, e tem sido uma referência em projetos e programas de capacitação para sustentabilidade, tendo recebido milhares de participantes nos últimos 15 anos.

Laboratório de projeto

Os estudantes terão a oportunidade de elaborar um projeto de pesquisa transdisciplinar (individual ou em dupla), que se transformará no seu trabalho de final de curso (TCC), contando com o apoio individualizado de um docente-orientador. Assim, o aprofundamento e consolidação do aprendizado se dará de forma mais completa e focada em seu próprio projeto.

Educação transformadora

Queremos inspirar ações (locais, regionais, nacionais e globais) transformadoras e novas dinâmicas de desenvolvimento capazes de preservar/regenerar os ecossistemas; aumentar a equidade social, a diversidade, a resiliência, a tolerância e a solidariedade humanas; reduzir a dependência do uso de carbono; ampliar a produtividade (ecoeficiência).

Nosso programa compreende que a ética precisa estar no lugar central das decisões sobre o uso dos recursos materiais e energéticos nos processos produtivos e na organização do trabalho humano. Para nós, é urgente pensar a atividade econômica como parte de um processo regenerativo do tecido social e ecossistêmico.