A pós-graduação em Educação para a Sustentabilidade – Gaia Education (ESGE) oferece um conjunto de técnicas, habilidades e saberes multidisciplinares para apoiar sua atividade profissional e/ou transição de vida.
Nossos principais diferenciais são:
Transdisciplinaridade e ecologia de saberes
Nosso currículo transdisciplinar, baseado nos paradigmas da complexidade e do pensamento sistêmico, combina conhecimentos de diversas ciências acadêmicas, de povos tradicionais (orientais e ocidentais) e de experiências práticas contemporâneas. As aulas são ministradas por professores com formação de destaque e vivência multicultural.
Design sistêmico
Trabalhamos com uma abordagem sistêmica da sustentabilidade, considerando as dimensões de segurança econômica (subsistência aliada à preservação do tecido social e ecossistêmico), coesão social (equidade, participação, democracia, etc.), preservação e regeneração ambiental (garantindo a saúde dos sistemas de suporte à vida) e valorização da diversidade cultural e de saberes.
Aprendizagem ativa e vivencial
O programa inclui imersão de 8 dias em uma comunidade sustentável (valores já inclusos), oferecendo um processo de aprendizagem participativo e experiencial, focado no desenvolvimento de múltiplas inteligências, na reflexão sobre nossos pensamentos, sentimentos e relações, na partilha de saberes e experiências individuais, na criação de ambientes de acolhimento e de troca e no fazer-cuidar coletivo, a fim de que possamos possam vivenciar, na prática e em pequena escala, os benefícios e os desafios de estar em “com-unidade” e co-criar novos comportamentos, conceitos e ações.
Laboratório de projeto (pesquisa-ação)
Os estudantes terão a oportunidade de elaborar um projeto de pesquisa-ação transdisciplinar, que se transformará no seu trabalho de final de curso (TCC), contando com o apoio individualizado de um docente-orientador (mentoria). Assim, o aprofundamento e consolidação do aprendizado se dará de forma mais prática e focada em seu próprio projeto.
Educação resiliente e transformadora
Queremos inspirar ações (locais, regionais, nacionais e globais) transformadoras e novas dinâmicas de desenvolvimento capazes de preservar/regenerar os ecossistemas; aumentar a equidade social, a diversidade, a resiliência, a tolerância e a solidariedade humanas; reduzir a dependência do uso de carbono; ampliar a produtividade (ecoeficiência).
Nosso programa compreende que a ética precisa estar no lugar central das decisões sobre o uso dos recursos materiais e energéticos nos processos produtivos e na organização do trabalho humano. Para nós, é urgente pensar a atividade econômica como parte de um processo regenerativo do tecido social e ecossistêmico.
Corpo docente
Professores/as experientes com vivência multicultural, apoiados num material didático de qualidade sobre design sistêmico.