Estrutura e calendário (previsão inicial)

+ Período do curso (previsão inicial; turma não iniciada): 20/03/2023 à 20/09/2024 | 18 meses | 452h

+ Online (atividades assíncronas e aulas ao vivo semanais) e presencial (8 dias de imersão na natureza em jan. 2024).

+ Pratique o conhecimento aprendido e vivenciado no curso no mundo real (pesquisa-ação) por meio da elaboração e apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a mentoria individualizada de um/a docente-orientador/a.

+ 01 encontro presencial imersivo na natureza entre 20/01/2024 e 27/01/2024. Os custos de estadia e alimentação já estão inclusos no valor total do curso. O transporte é de responsabilidade de cada participante.

+ Cerca de 50 encontros ao vivo por videoconferência na plataforma Zoom, com gravação para poder assistir posteriormente (aproximadamente 6 em cada uma das disciplinas Social, Econômica, Ecológica, Visão de mundo; 15 na disciplina Transição para sociedades sustentáveis e regenerativas; e 15 na disciplina Laboratório de projetos e outros pontuais).

Programação resumida
Módulos (disciplinas) Carga Horária / Formato / Local Período
Design Social 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 20/03/2023 a 14/05/2023
Design Econômico 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 22/05/2023 a 16/07/2023
Transição para sociedades sustentáveis e regenerativas 30h / online / videoconferências por Zoom – 15 aulas ao vivo 23/05/2023 a 29/07/2023 *

* aulas síncronas (ao vivo), às terças e quintas-feiras, de 19h-21h.
* dois encontros aos sábados (09h-11h30 e 15h-17h30) nos dias 22/07/23 e 29/07/23.

Design Ecológico 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 31/07/2023 a 24/09/2023
Laboratório de Projeto 30h / online / videoconferências por Zoom – 15 aulas ao vivo 15/08/2023 a 21/11/2023 *

* aulas síncronas (ao vivo) às terças-feiras, de 19h à 21h

Visão de Mundo 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 02/10/2023 a 26/11/2023
Imersão comunitária + Workshop colaborativo de projeto 12h + 60h / presencial, imersivo e obrigatória / local a ser definido 20/01/2024 a 28/01/2024
Elaboração de trabalho de final de curso à distância / conforme legislação brasileira, a carga horária do TCC não pode ser contabilizada na carga horária total do curso 21/03/2024 a 16/08/2024
Apresentação oral e defesa do trabalho de final de curso 02h / à distância / videoconferência por Zoom ou plataforma similar data mínima: 21/03/2024

data máxima: 30/08/2024

Observações:

  • As disciplinas Design Social, Design Econômico e Design Ecológico e Visão de mundo são ofertadas por meio de convênio realizado com a ONG Gaia Education, sediada na Escócia, parceira da UNESCO, reconhecida internacionalmente por seu expertise em projetos e programas formativos ligados à sustentabilidade e à promoção do desenvolvimento regenerativo. O discente cursará essas disciplinas em conjunto com os participantes do curso “Gaia Education Design para a Sustentabilidade” (GEDS, oferecido em português).
  • O discente da pós-graduação terá acesso ao ambiente de ensino virtual oferecido pela Gaia Education, tendo a sua disposição conteúdos teóricos, materiais audiovisuais, atividades avaliativas, fóruns, suporte dos professores e/ou tutores, além de suporte técnico à plataforma.
  • Caso tenha interesse em cursar a formação Gaia como pós-graduação, sua escolha precisa ser feita antes de se inscrever, não sendo possível migrar posteriormente do Gaia GEDS para a pós-graduação, nem aproveitar créditos de qualquer dimensão que tenha realizado junto ao Gaia Education. Essas são restrições legais impostas pelo Ministério da Educação (MEC) brasileiro.
  • Antes de se inscrever, é fundamental ler atentamente as informações detalhadas no Edital de Abertura da Pós-Graduação, Turma 2023

Principais conteúdos abordados nos módulos (disciplinas):

Design Social Sociedade e Comunidade. Desenvolvimento comunitário e diversidade. Cultura de paz, compaixão e não-violência. Processo de tomada de decisão. Gerenciamento de Conflitos. Ferramentas de facilitação e comunicação. Poder, liderança, empoderamento e privilégios. Estruturas organizacionais e de governança. Arte e transformação social. Educação, redes sociais e ativismo.
Design Econômico Colapso civilizatório. Globalização, desenvolvimento e pós-colonialismo. Estruturas econômicas, financeiras e incentivos fiscais como barreiras à sustentabilidade. Propostas para transformar a economia global em sustentável. Riqueza, desigualdade, direitos humanos, sustento justo e bem-estar. Economias locais. Economia solidária. Moedas e bancos comunitários. Inovação e empreendedorismo de base social.
Transição para sociedades sustentáveis e regenerativas Colapso do modelo desenvolvimentista contemporâneo e suas implicações ambientais, sociais, políticas, culturais e econômicas. Panorama histórico do conceito de Sustentabilidade e Regeneração. Sustentabilidade integral. Princípios da grande transição em direção a uma sociedade sustentável e regenerativa. Inovação social para a sustentabilidade. Propostas globais alternativas ao tradicional paradigma desenvolvimentista.
Design Ecológico Design de sistemas integrados. Design regenerativo. Permacultura e Agroecologia. Cadeias alimentares locais e regenerativas. Gestão de resíduos. Água, energia e infraestrutura. Urbanização, sustentabilidade e regeneração. Bioengenharia. Inovações e tecnologias sustentáveis.
Laboratório de Projeto Epistemologia e o método da ciência na perspectiva da complexidade, do pensamento em sistemas, da investigação transdisciplinar, da aprendizagem participativa, multinível e vivencial. Concepção, estrutura e composição de projetos e trabalhos científicos. Seleção de autores interlocutores na literatura especializada. Arte, escrita e apresentação de trabalhos científicos. Planejamento do trabalho de conclusão de curso: resultados esperados, cronograma e dinâmica.
 Visão de mundo Teoria de sistemas. Teoria da complexidade. Interdependência. A visão sistêmica da vida e dos fenômenos sociais. Ciência e visão de mundo holística. Reconexão com a natureza e a biosfera. Transformação da consciência. Tradições e sabedorias ancestrais/originárias. Saúde pessoal e planetária. Espiritualidade socialmente engajada e secular.
Workshop colaborativo de projeto Apresentação do andamento do TCC (individual ou em grupo). Colheita de feedback, polinização cruzada e criação coletiva. Atualização do planejamento do TCC.
Imersão comunitária Aprendizagem vivencial (action learning) comunitária. Trabalho comunitário. Comunidade de prática e aprendizagem. Ecoalfabetização. Partilha, pertencimento e confiança. Comunicação autêntica. Celebração coletiva. Responsabilidade individual e coletiva. Educação somática. Educação integral e o desenvolvimento de múltiplas inteligências.
Elaboração de trabalho de final de curso Desenvolvimento do trabalho de final de curso em conjunto com o(a) professor(a) orientador(a) e em conformidade com as normas da pós-graduação. Entrega e apresentação oral do trabalho de final de curso em conformidade com as normas da pós-graduação.