Dinâmica e calendário

  • Período: 15/03/2021 à 15/09/2022 | 398h.
  • Turmas com no máximo 30 vagas e no mínimo 18 vagas.
  • Duração de 18 meses, com conteúdo e atividades EAD (ensino à distância/online) e presenciais.
  • Disciplinas online (Social, Econômica, Ecológica, Visão de Mundo e Laboratório de projetos) oferecidas por professores experientes e com vivência multicultural, tendo como apoio material didático e atividades avaliativas.
  • Cerca de 40 encontros ao vivo por videoconferência (6 em cada disciplina online mencionada acima; 15 na disciplina Laboratório de Projetos e outros pontuais), com gravação para poder assistir posteriormente.
  • 02 encontros presenciais imersivos (de 4 dias cada) na ecovila Terra Una (em Liberdade, sul de Minas Gerais) em junho/2021 e fevereiro/2022. Os custos de estadia e alimentação já estão inclusos no valor total do curso. O transporte é de responsabilidade de cada participante.
  • Elaboração e apresentação obrigatória de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a coordenação individualizada de um docente-orientador.
Calendário resumido
Disciplina Carga Horária / Formato / Local Período
Design Social 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 15/março a 09/maio/2021
Design Econômico 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 17/maio a 11/julho/2021
Crise global e transição para sociedades sustentáveis e regenerativas 24h / presencial imersivo / em Terra Una  03 a 06/junho/2021
Design Ecológico 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 26/julho a 19/setembro/2021
Laboratório de Projeto 30h / online / videoconferências por Zoom – 15 aulas ao vivo 11/agosto a 17/novembro/2020

às quartas-feiras, de 19h30 à 21h30

Visão de Mundo 80h / online / compartilhada com o Gaia GEDS 04/outubro a 28/novembro/2021
Workshop colaborativo de projeto

+ Imersão de prática comunitária

08h + 16h / presencial imersivo / em Terra Una 10 a 13/fevereiro/2022
Elaboração de trabalho de final de curso Variável / à distância 15/março/2022 a 29/julho/2022
Apresentação oral e defesa do trabalho de final de curso 02h / à distância / videoconferência por Zoom data mínima: 15/03/2022

data máxima: 01/09/2022

  • As disciplinas Design Social, Design Econômico e Design Ecológico e Visão de mundo são ofertadas por meio de convênio realizado com a ONG Gaia Education, sediada na Escócia, parceira da UNESCO, reconhecida internacionalmente por seu expertise em projetos e programas formativos ligados à sustentabilidade e à promoção do desenvolvimento regenerativo.
  • O discente da pós-graduação terá acesso ao ambiente de ensino virtual oferecido pela Gaia Education, tendo a sua disposição conteúdos teóricos, materiais audiovisuais, atividades avaliativas, fóruns, suporte dos professores e/ou tutores, além de suporte técnico à plataforma.
  • O discente pós-graduação cursará as disciplinas acima em conjunto com os participantes do curso “Gaia Education Design para a Sustentabilidade” (GEDS, oferecido em português).
Principais conteúdos abordados nas disciplinas
Design Social Sociedade e Comunidade. Desenvolvimento comunitário e diversidade. Cultura de paz, compaixão e não-violência. Processo de tomada de decisão. Gerenciamento de Conflitos. Ferramentas de facilitação e comunicação. Poder, liderança, empoderamento e privilégios. Estruturas organizacionais e de governança. Arte e transformação social. Educação, redes sociais e ativismo.

Design Econômico

 

Colapso civilizatório. Globalização, desenvolvimento e pós-colonialismo. Estruturas econômicas, financeiras e incentivos fiscais como barreiras à sustentabilidade. Propostas para transformar a economia global em sustentável. Riqueza, desigualdade, direitos humanos, sustento justo e bem-estar. Economias locais. Economia solidária. Moedas e bancos comunitários. Inovação e empreendedorismo de base social.
Crise global e transição para sociedades sustentáveis e regenerativas Colapso do modelo desenvolvimentista contemporâneo e suas implicações ambientais, sociais, políticas, culturais e econômicas. Panorama histórico do conceito de Sustentabilidade e Regeneração. Sustentabilidade integral. Princípios da grande transição em direção a uma sociedade sustentável e regenerativa. Inovação social para a sustentabilidade. Propostas globais alternativas ao tradicional paradigma desenvolvimentista.
Design Ecológico Design de sistemas integrados. Design regenerativo. Permacultura e Agroecologia. Cadeias alimentares locais e regenerativas. Gestão de resíduos. Água, energia e infraestrutura. Urbanização, sustentabilidade e regeneração. Bioengenharia. Inovações e tecnologias sustentáveis.
Laboratório de Projeto Epistemologia e o método da ciência na perspectiva da complexidade, do pensamento em sistemas, da investigação transdisciplinar, da aprendizagem participativa, multinível e vivencial. Concepção, estrutura e composição de projetos e trabalhos científicos. Seleção de autores interlocutores na literatura especializada. Arte, escrita e apresentação de trabalhos científicos. Planejamento do trabalho de conclusão de curso: resultados esperados, cronograma e dinâmica.
  Visão de mundo Teoria de sistemas. Teoria da complexidade. Interdependência. A visão sistêmica da vida e dos fenômenos sociais. Ciência e visão de mundo holística. Reconexão com a natureza e a biosfera. Transformação da consciência. Tradições e sabedorias ancestrais/originárias. Saúde pessoal e planetária. Espiritualidade socialmente engajada e secular.
Workshop colaborativo de projeto Apresentação de projetos individuais ou em grupo. Brainstorming coletivo. Criação coletiva. Mentoria. Planejamento do trabalho de final de curso.
Imersão comunitária Aprendizagem vivencial (action learning) e baseada em projeto (project based learning). Educação comunitária. Trabalho comunitário. Comunidade de prática e aprendizagem. Ecoalfabetização. Partilha, pertencimento e confiança. Comunicação autêntica. Celebração coletiva. Responsabilidade individual e coletiva. Educação somática. Educação integral e o desenvolvimento de múltiplas inteligências.

Elaboração de trabalho de final de curso

 

Desenvolvimento do trabalho de final de curso em conjunto com o(a) professor(a) orientador(a) e em conformidade com as normas da pós-graduação. Entrega e apresentação oral do trabalho de final de curso em conformidade com as normas da pós-graduação.
ATENÇÃO: Caso tenha interesse em cursar o Gaia GEDS como pós-graduação, sua escolha precisa ser feita antes de se inscrever, não sendo possível migrar posteriormente do Gaia GEDS para a pós-graduação, nem aproveitar créditos de qualquer dimensão que tenha realizado junto ao Gaia Education. Essas são restrições legais impostas pelo Ministério da Educação (MEC) brasileiro.
Antes de se inscrever, é fundamental ler atentamente as informações detalhadas no:

Edital de REABERTURA da Pós-Graduação (referente às inscrições de 3/03/21 a 09/03/2021).

Edital de Abertura da Pós-Graduação (referente às inscrições de 13/01/21 a 28/02/2021).