Submissão de trabalhos

Datas importantes
Envio dos Resumos expandidos  Até 15 de setembro de 2025
Aceite dos Trabalhos  Até 20 de outubro de 2025
Envio dos Trabalhos Completos (10 a 20 páginas)  Até 22 de novembro de 2025
Envio de trabalhos

Cada inscrito poderá enviar 1 trabalho para o evento como autor principal. E participar de mais 2 trabalhos como coautor. Há duas possibilidades de envio de trabalhos: Resumo Expandido (3 a 5 páginas) e Trabalho completo (10 a 20 páginas). O 1º passo, para todos que vão enviar trabalho, é submeter o Resumo Expandido (3 a 5 páginas) até o dia 10 de agosto de 2025. Após o aceite, o inscrito poderá enviar o trabalho completo ou não. Caso opte por não enviar o trabalho completo, o resumo expandido será publicado nos anais, mediante confirmação de pagamento da inscrição.

Caso opte pelo envio do Trabalho completo (10 a 20 páginas) ele será publicado nos anais do evento, mediante confirmação de pagamento da inscrição. Os melhores trabalhos selecionados e que forem apresentados no evento poderão ser publicados no Boletim Alfenense de Geografia (somente para quem enviar os trabalhos completos). O inscrito poderá escolher em apresentar o trabalho de forma presencial ou remota. As sessões remotas serão via Google Meet. As presenciais nas salas e laboratórios do Curso de Geografia e do PPGEO da Universidade Federal de Alfenas – MG (Unidade Santa Clara).

• INFORMAÇÃO IMPORTANTE: A publicação dos resumos expandidos e dos trabalhos completos nos anais estará condicionada à confirmação do pagamento da inscrição por todos os autores.

• Apenas serão publicados os trabalhos que forem apresentados.

 

Eixos

EIXO 1:  GEOAMBIENTAL

Temáticas: Geomorfologia, Morfotectônica e Dinâmica da Paisagem; Clima, Ambiente e Sociedade; Biogeografia, Biodiversidade e Manejo; Planejamento Ambiental; Sistemas Pedológicos. Geologia e Geodinâmica Superficial; Dinâmica de Ambientes Fluviais; Movimentos socioambientais. Natureza e Ambiente no Sul de Minas.
EIXO 2: SOCIOESPACIAL Temáticas: Dinâmicas Econômicas no espaço; Organização e Produção do Espaço Agrário, Rural e Regional; Movimentos sociais; Dinâmicas dos espaços urbanos; Agentes, Redes, Escalas e Processos Espaciais; Geografias Digitais; Ecologia Política; Valoração e Percepção da Paisagem; Dinâmicas Populacionais; Geografia Política e Geopolítica. Geografia Cultural e suas representações no espaço; Gênero, Sexualidade e Relações étnico-raciais; História e Teoria da Geografia; Dinâmicas do espaço sul-mineiro.
EIXO 3: GEOTECNOLÓGICO Temáticas: Cartografia e Fotogrametria; Sensoriamento Remoto e Mudanças da Paisagem; Geoprocessamento e Aplicações. Análise espacial do uso e ocupação da terra. Geografia e Inteligência artificial. Monitoramento e modelagem ambiental.
EIXO 4: GEOGRAFIA E ENSINO Temáticas: A Geografia na Educação Básica: Metodologia de Ensino, Geotecnologia no Ensino; Educação do Campo; Educação Ambiental; Formação Docente Inicial e Continuada; Política Pública Educacional; Geografia da Infância; Instrumentos e linguagens no Ensino de Geografia; Análise geográfica do ensino no Sul de Minas.
Normas para publicação

O envio de trabalho será pelo Sistema CAEX da UNIFAL-MG (https://sistemas.unifal mg.edu.br/app/caex/inscricoes/).

 


Template oficial para submissão

 


 



📥 Baixar em Word


Guarde seu login e senha, pois os certificados serão disponibilizados na plataforma. Todos os trabalhos aceitos (resumo expandido e trabalhos completos) serão publicados nos anais do evento online, com ISBN e paginados. Dentre os aprovados, serão selecionados: 

  • Trabalhos para compor no Boletim Alfenense de Geografia (ISSN: 2764-1422) – https://doi.org/10.29327/243949 
  • Trabalhos para compor o livro “A Geografia: interfaces e enfrentamentos aos problemas socioambientais”. 
  • Para publicação dos artigos na revista e no livro, os mesmos devem ser inéditos. 

 

O arquivo com o trabalho completo não poderá ultrapassar 2.24MB de tamanho. 

  • Será permitido apenas um 1 (um) trabalho por autor principal, e 2 (dois) como coautor. 
  • Será permitido no máximo 3 autores por trabalho.