Macrocélula: uma viagem de descobertas
Uma viagem de descobertas pelo interior de uma célula. Esta é a sensação proporcionada por um projeto da UNIFAL-MG que surgiu a cerca de 10 anos devido a necessidade dos acadêmicos da equipe do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de Ciências Biológicas, ensinarem o conteúdo de biologia celular nas escolas. Inicialmente o projeto constituia na montagem de uma célula etinerante que visitava as escolas e a partir de 2015, com apoio da Pró Reitoria de Extensão, o projeto passou a constituir uma exposição permanente no Museu de Memória e Patrimônio da UNIFAL-MG.
O ambiente de uma sala temática que representa uma célula epitelial foi adaptada no Museu dando inicio ao Espaçõ Ciência. Ali, alunos do curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado, coordenados pela Profa. Andréa Mollica do Amarante Paffaro, dividiram com os colegas da Ciência da Computação, da Fisioterapia, da Biomedicina e até com estudantes do Ensino Fundamental, a tarefa de montar uma célula gigante utilizando espumas, isopor, tecidos e tintas fluorescentes, que levou cerca de três semanas até sua finalização. A sala representa a célula em 3D ampliada em 100 mil vezes com todas as suas organelas e estruturas, o acesso a ela ocorre por um portal onde é possível observar detalhes da estrutura do mosaico fluído da membrana celular com 200 mil vezes de aumento.
O projeto Macrocélula propõe uma nova forma de conhecer as estruturas celulares aos estudantes das escolas do Ensino Médio e Fundamental, mas também aos próprios universitários e demais visitantes.
O projeto aos poucos foi sendo ampliado e a idéia é trabalhar conteudos diversos “Da célula ao corpo humano”. Atualmente além da Macrocélula o espaço conta com uma sala contendo diversos modelos 3D de diferentes tipos celurares, tecidos e sistemas, além de uma área dedicada ao estudo de microscopia para as crianças.



