A UNIFAL-MG, situada no sul de Minas Gerais, destaca-se pelos cursos na área da saúde, licenciaturas e pós-graduação. No entanto, os índices do IDEP das escolas públicas da região estão abaixo do esperado, refletindo desafios no ensino de ciências e biologia, como a escassez de recursos, infraestrutura precária e falta de profissionais qualificados. Nesse contexto, os museus da UNIFAL-MG consolidam-se como espaços não formais de ensino, sendo os únicos voltados à divulgação científica para a população local.
A proposta visa aproximar a pós-graduação das demandas escolares, promovendo o ensino de ciências e biologia por meio da utilização dos museus universitários como espaços de aprendizagem e popularização científica. O projeto busca formar docentes e pesquisadores mais sensíveis às necessidades da comunidade, contribuindo para um ensino mais dinâmico e integrado à realidade local.
Serão desenvolvidas pesquisas educacionais voltadas para problemáticas regionais, como zoonoses, riscos do uso de pesticidas e preservação dos recursos hídricos do lago de Furnas. Além disso, visitas escolares monitoradas por graduandos e pós-graduandos proporcionarão experiências práticas complementares à educação formal, enriquecendo o aprendizado.
O projeto pretende fortalecer o papel da universidade na educação básica, promover a divulgação científica, impactar positivamente a saúde pública e o meio ambiente, incentivar o interesse nas áreas biológicas e de saúde e ampliar a formação de recursos humanos qualificados. Além disso, espera-se aumentar a demanda por cursos de graduação e pós-graduação da UNIFAL-MG, consolidando a instituição como referência na popularização da ciência e na educação em espaços não formais.