Oficina de construção de Domos e Inauguração do Museu no CAIC

A oficina
Nos dias 26 e 27 de novembro de 2022, os e as integrantes do projeto de extensão Museus das Rexistências participaram de uma oficina para construção de domos geodésicos, realizada na própria Escola Municipal João Januário Magalhães (CAIC). Ministrada por Jorge Maron, a atividade proporcionou o intercâmbio de conhecimentos teóricos e práticos sobre esse tipo de bioconstrução, escolhido para abrigar nossos museus. Dos principais conceitos, passando pelo tratamento e preparo dos materiais, até a efetiva montagem da estrutura, a oficina marcou o final de semana com intensa trocas de experiências e aprendizados.

Montagem da estrutura geodésica…

A Inauguração
No dia 01/12/2022 ocorreu a inauguração da exposição do museu, também no CAIC. A preparação do acervo da exposição foi realizada com materiais recicláveis durante as aulas na escola, expressando as interpretações dos e das estudantes sobre como produzir futuros mais verdes e justos. A atividade de encerramento contou a presença dos participantes do projeto, que puderam relatar suas experiências durante a ação, e da comunidade. O evento teve como atração a apresentação do duo Bolso Furado, que animou a noite ao som da boa música popular brasileira. Para a coordenação do projeto, foi um momento de muita emoção e aprendizado.