RMCA

A competição Reimagining Museums for Climate Action – RMCA, do Arts and Humanities Research Council, do Reino Unido, da qual o Museus das Rexistências, ou Existances Museums, como inicialmente se intitulou o projeto, foi um dos vencedores, foi o que nos instigou a repensar as práticas museais, elaborando essa nova proposta de museu, impulsionada por inquietações referentes a futuros verdes e justiça climática. Para o desenvolvimento desse projeto, contamos com a parceria de comunidades que colaboraram contando suas histórias de rexistências. Foram enviadas 264 propostas de 48 países para essa competição internacional, e o nosso projeto foi selecionado entre as 8 melhores ideias.

Além de ser apresentada em diversos eventos internacionais, a proposta de museu desenvolvida pela equipe idealizadora dos Museus das Rexistências foi exibida no Glasgow Science Centre, na Escócia, entre junho e novembro de 2021, compondo o programa de atividades da Green Zone da COP26.

Exposição no Glasgow Science Center
Foto: Jenny Templeman

Confira mais em:
https://www.museumsforclimateaction.org/

//www.unifal-mg.edu.br/portal/2020https/11/03/alternativa-museologica-da-unifal-mg-para-o-enfrentamento-da-atual-emergencia-climatica-e-selecionada-em-competicao-internacional-museu-de-rexistencias-propoe-espacos-itinerantes-pa/