Metodologias Ativas e Inclusivas no Ensino Superior: compartilhando vivências docentes

Silvia Ester Orru

Apresentação

A Metodologia Ativa compreende ações pedagógicas que concebem os aprendizes de cursos superiores como protagonistas de seu aprendizado. O desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade são importantes bases para a construção da atividade docente que não se resume a aula. Neste contexto, o professor não é aquele que detém o saber, tampouco o aprendiz é mero reprodutor de conhecimentos. Ao contrário, ambos são ativos e centrais nesse processo de ensinar e aprender. É propósito das Metodologias Ativas o desenvolvimento da autonomia, emancipação e criatividade do aprendiz, bem como seu conhecimento a respeito dos aspectos históricos, culturais, sociais, políticos, econômicos e cognitivos que se conectam com os mais diversos domínios do conhecimento onde, ele próprio, está inserido. Para tanto, compreendemos que o presente projeto é relevante para ser desenvolvido tendo como público alvo, professores e alunos de cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do ensino superior.

Objetivo

Favorecer o conhecimento e o compartilhar docente de novas ações e experiências pedagógicas inovadoras e inclusivas a partir de metodologias ativas que possam ser implementadas em aulas de fundamentação teórica e prática.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?