Aviso aos ingressantes pelo SISU e editais de vagas remanescentes e também trancados anteriormente: |
1) Horário de oferta das unidades curriculares durante o ERE 2, confira em https://cenaccientec.org/blog/horarios-ere-2/
2) Gerado o número de matrícula ou RA (= registro acadêmico), entre 24 e 48horas é enviado automaticamente um e-mail contendo a senha provisória, a ser alterada em seu primeiro acesso ao Sistema Acadêmico. Essa senha NÃO é sua data de nascimento. Você poderá usar a senha provisória enviada para seu e-mail ou realizar procedimento de recuperação de senha em https://academico.unifal-mg.edu.br:8443/academico/login/chooser clicando em “Recuperar senha”. A atualização pode levar de 24 a 48 horas.
3) Após conseguir acesso ao Sistema Acadêmico, altere sua senha e ative sua conta no Gsuit conforme orientações do NTI constantes em https://sistemas.unifal-mg.edu.br/gsuite/
Lembre-se de clicar na aba “DISCENTE”. A outra aba é de uso só de servidores e o login de aluno não serve na área de servidores.
ERE 2 – Ensino Remoto Emergencial parte 2 |
Os cursos ofertarão disciplinas após o término do ERE1 organizadas no ERE2. Confira o cronograma completo e outras informações em https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2020/09/Resolucao-030_2020.pdf
13/11 a 16/11 – Período de escolha de unidades curriculares (disciplinas) a cursar no ERE 2, feito no Sistema Acadêmico, de acordo com vagas disponibilizadas. Isso significa que se não tiver vaga na disciplina que você escolheu na 1ª fase, a resposta “indeferida” constará assim que essa fase se encerrar. Caso haja vaga sobrando em alguma disciplina, você poderá solicitar durante a 2ª fase, devendo observar se seu pedido foi ou não deferido após o encerramento do prazo, a partir do dia 17/11, portanto.
18/11/2020 – início das aulas, de acordo com o plano de estudos contido no Sistema Acadêmico para ser desenvolvido durante ERE 2
18/11/2020 a 02/04/2021 – Aulas, atividades, provas
18/11 a 01/12 – Inscrição para cursar disciplina/unidade curricular isolada. Requisitos e documentos necessários a comunidade externa disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/area-discentesgrad/#isoladas
* Programas de ensino para consulta disponíveis na página da PROGRAD em Pró-Reitoria de Graduação – Universidade Federal de Alfenas (unifal-mg.edu.br) > Clique na aba “Sistemas” .
Trancamentos:
1) 18/11 a 07/12 – O trancamento de matrícula ou do semestre deve ser solicitado no Sistema de Solicitações Online, mediante anexo de termo de Nada Consta da Biblioteca. Veja o acesso ao sistema na parte inferior da página do DRGCA em
https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/
ou
acesse https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php
Login e senha iguais aos do Sistema Acadêmico.
Observação: Entre em contato com a biblioteca para saber sobre Nada Consta da Biblioteca pelo e-mail biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou WhatsApp 35 3697 4614.
2) 18/11 a 13/12 – O trancamento de disciplina (alterado pela PROGRAD Resolução N.44 de 09/12/2020) deve ser solicitado pelo próprio discente em seu Sistema Acadêmico. O ícone de acesso ao Sistema Acadêmico está também na página do DRGCA, lá na parte de baixo da página. Após acessar com login e senha, acesse a aba “Matrícula”, clique no item “Trancar matrícula em disciplinas” e escolha quais disciplinas deseja trancar.
Lembrete 1: Trancamento de todas as disciplinas significa trancamento geral, ou seja, trancamento de matrícula e isso deverá ser realizado exclusivamente pelo Sistema de Solicitações online.
Lembrete 2: Pondere bem sobre o trancamento de disciplina, pois é procedimento irreversível. Se tiver dúvidas, consulte a Coordenação do seu curso, professor tutor e até mesmo a Assessoria Pedagógica.
18/11 a 15/12 (alterado pela PROGRAD Resolução N.44 de 09/12/2020)- Readequação de matrícula pelo Coordenador de Curso ( Orientações específicas encaminhadas para todos os alunos via e-mail)
Destaques do e-mail:
As Coordenações do BiCT e das Engenharias estipularam que os discentes poderão encaminhar suas solicitações de readequações de matrícula entre os dia 18 e 25 de novembro no formulário disponível no link: https://forms.gle/
INFORMAMOS QUE O PEDIDO DE READEQUAÇÃO NÃO SERÁ MAIS PELO SISTEMA ACADÊMICO POR QUESTÕES TÉCNICAS. A SUA SOLICITAÇÃO DEVERÁ SER FEITA EXCLUSIVAMENTE POR ESTE FORMULÁRIO.
Aproveitamos para listar algumas instruções e esclarecimentos:
-
Após responder a este formulário, entre em contato com os docentes das UC´s as quais pediu a readequação, explique que está aguardando a avaliação de seu pedido e solicite que sejam disponibilizados os materiais e acesso às aulas síncronas até que a Coordenação possa avaliar e processar todos os pedidos. -
Esperamos processar todos os pedidos até o dia 02/12. Caso sua solicitação seja deferida, automaticamente, aparecerão as mudanças no Sistema Acadêmico, além da liberação de acesso aos AVAs (Moodle ou Classroom); -
Após esta data, se não ocorrer mudanças, isso significa que seu pedido foi indeferido por algumas das seguintes razões:-
não há vagas disponíveis na UC que você deseja; -
a coordenação julgou que seu pedido não é procedente, pelo número de UC´s que já está cursando; -
você não atende aos pré-requisitos;
-
-
Não haverá um e-mail das Coordenações confirmando o deferimento ou indeferimento de sua solicitação.
Pedimos compreensão neste momento adverso.
Coordenações de Curso Poços de Caldas
27/11/2020 – colação de grau dos formandos 2020-1 que solicitaram até 05/11/2020
23/12/2020 a 15/01/2021 – Férias acadêmicas dos discentes (secretarias acadêmicas funcionam conforme calendário administrativo)
20/01/2021 – Prazo final para pedir colação de grau (link para acesso ao Sistema de Solicitações online https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php )
* Obs.: análise de documentos, situação discente e resultado começarão a aparecer APÓS dia 20/01/2021. Leia mais sobre o assunto na Seção “Serviços online“.
04/02/2021 – Colação de grau para quem pediu até dia 20/01/2021
18/01 a 02/04/2021– Continuação das aulas
15 a 17/02, 14horas – recesso administrativo e acadêmico (PORTARIA da REITORIA n.188 DE 01/02/2021)
* Se o professor não realizar encaminhamento de nota e frequência ao setor, a unidade curricular NÃO poderá ser encerrada , o aluno continuará matriculado e em aberto, sob responsabilidade do docente. O fechamento só ocorrerá após término de procedimentos de matrícula do semestre letivo posterior.
07/04/2021 – Fechamento de registros pelo DRGCA/ CRCA (após isso, o status “cursando” mudará para APR: aprovado, REN: reprovado por nota, REF: reprovado por frequência, RNF: reprovado por nota e frequência)
12/04/2021 – último dia para pedir colação de grau – cerimônia em 30/04/2021 online coletiva (procedimento na seção “Serviços online” abaixo)
* Obs.: solicitação de discente que não estiver apto a colar grau terá seu pedido indeferido, assim como pedidos sem todos os documentos anexos de forma adequada. Resultado das análises passarão a ocorrer APÓS o encerramento do prazo. Leia mais sobre o assunto na Seção “Serviços online” ou entre em contato após consultar todo material e links relacionados.
30/04/2021 – colação de grau para quem pediu até dia 12/04/2021
CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021
Observação importante: a publicação do calendário acadêmico pela PROGRAD não significa que as aulas presenciais serão retomadas.
As atividades acadêmicas ocorrerão conforme a fase do plano de retomada de atividades. Havendo dúvidas, entre em contato com a Coordenação do seu curso.
No momento, estamos na fase 0 (fase zero) .
Atualização feita em 05/03/2021 17:15
Veteranos – Dilatação de prazo de integralização de curso |
Se você acha que já está com seus dias contados na Universidade e não sabe o que fazer, consulte a página do seu curso e entenda mais sobre em https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/cursos/ .
Se mesmo conhecendo o Projeto Pedagógico do seu curso e o Regulamento Geral de Cursos de Graduação https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/regimentos-e-regulamentacoes/, você não sabe o que está acontecendo, por favor, entre em contato conosco.
Aviso importante:
Como o semestre 2020-1 teve seu calendário acadêmico suspenso por causa da pandemia de COVID-19, esse semestre não será contabilizado em seu prazo de integralização de curso.
A CRCA não encaminhou ofícios notificando os discentes propensos a jubilar, pois não há calendário acadêmico vigente com data de fim do semestre letivo 2020-1. Então, assim que o calendário 2020-1 for retomado, esses ofícios poderão ser emitidos e encaminhados aos interessados para conhecimento e providências. Caso algum discente queira antecipar o processo e precise de orientação, encaminhe e-mail para crca.pocos@unifal-mg.edu.br .
Atendimento – COVID-19
O atendimento inicial é feito pelo CIAI – Centro Integrado de Atendimento e Informações pelo ciai.pocos@unifal-mg.edu.br e WhatsApp 35 3697 4600, 2ª a 6ª feira, das 8:00 às 17:00 horas. Havendo necessidade, o atendimento será realizado pela CRCA-PC por e-mail crca.pocos@unifal-mg.edu.br ou WhatsApp 35 3697 4634 . Utilize sua conta institucional e identifique-se sempre com seu nome completo e R.A. para agilizar seu atendimento.
Por causa dos procedimentos necessários para conter a pandemia de COVID19, o atendimento presencial diário (2ª a 6ª feira, das 8:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 18:30 às 20:30 horas) no campus Poços de Caldas foi suspenso. Assim, não há atendimento presencial em todos os dias e em todos os horários.
O atendimento presencial ocorrerá somente mediante agendamento prévio e confirmação. O usuário terá de comparecer na data e horário agendados, sem atraso, para evitar aglomeração, usando máscara facial cobrindo boca e nariz.
Agendamento de atendimento presencial individual durante afastamento das atividades presenciais (Motivo: pandemia COVID19)
Para todos os campi da UNIFAL-MG , o atendimento será agendado exclusivamente pelo seguinte link
https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/agendamento/
Para alunos e ex-alunos dos cursos do campus Poços de Caldas , local e atendente é CRCA-Campus Poços de Caldas.
É bom consultar as condições para realizar seu agendamento (uso de máscara e atenção ao e-mail de confirmação de agendamento ou de rejeição).
** Para o caso de diploma a ser retirado por procuração, lembre-se de que a procuração original ficará RETIDA no setor.
Após o agendamento, fique atento ao e-mail de confirmação, sendo sujeito a cancelamento por motivos institucionais, tais como reuniões de colegiados, conselhos e comissões.
Serviços online
Orientações encaminhadas por e-mail periodicamente a todos os discentes do campus Poços de Caldas:
Sistema Acadêmico: Clique na aba “Documentos” para obter gratuita e instantaneamente Histórico escolar, Declaração de matrícula e Programas de ensino, todos com autenticação eletrônica (link para acesso ao Sistema Acadêmico https://academico.unifal-mg.edu.br:8443/academico/login/chooser )
Sistema de Solicitações Online (link para acesso ao Sistema de Solicitações online https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php ) para mais serviços:
- Trancamento de matrícula (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca);
- Cancelamento de matrícula (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca e crachá devolvido pelos Correios ou pessoalmente);
- Colação de grau e pedido de diploma 1ªvia veja link https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/area-discentesgrad/ , na aba “Colação de grau” (precisa anexar todos documentos pessoais um a um no campo correspondente, em PDF e termo de Nada Consta da Biblioteca);
- Transferência;
- Histórico escolar, em papel, assinado e carimbado (taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ ), sendo possível retirada pessoalmente, mediante agendamento prévio, ou envio pelos Correios, mediante pagamento pelo interessado;
- Declaração de matrícula, em papel, assinada e carimbada (taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ ) ;
- Diploma 2ª via , com taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ .
Observação1 : O termo de Nada Consta da Biblioteca deve ser solicitado para a Biblioteca (biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br e 35 3697 4614).
Observação 2: “Fiz pedido no Sistema de Solicitações online e ninguém me respondeu. O que está acontecendo? Esqueceram de mim?”
Resp.: Não. Quando o discente faz o pedido, é gerado um número de protocolo disponível para o(a) requerente. A CRCA recebe os pedidos na sequência em que foram realizados. Fique tranquilo(a) , pois apesar da grande quantidade de demandas solicitadas diariamente, com variados assuntos, não esquecemos de nenhum discente e cumprimos os prazos institucionais! Assim, se você fez o pedido adequadamente, o setor realizará a execução de modo que nenhum discente seja prejudicado(a). Se o pedido estiver errado, você será notificado(a) por e-mail e pelo próprio sistema também. O resultado final (“deferido” = aceito = ok ou “indeferido” = não aceito = inadequado = errado= não rolou) constará na própria plataforma em data propícia, de acordo com logística do setor.
Exemplo: Trancamento de curso solicitado em 18/11/2020 será executado dentro do prazo estipulado pela PROGRAD no cronograma do ERE2.
Outro exemplo: Solicitação de colação de grau do dia 04/02/2021, com pedido que encerra em 20/01/2021, começará a ser analisada APÓS dia 20/01/2021.
Não sei o que fazer nem por onde começar… |
Entre em contato conosco:
CIAI 35 3697 4600 (whatsApp) https://wa.me/message/IA4SCDOKQVOIG1 (ciai.pocos@unifal-mg.edu.br) ou
CRCA-PC 35 3697 4634 (whatsApp) https://wa.me/message/RBIDBVKBWRQ4H1 (crca.pocos@unifal-mg.edu.br)
CIAI – CRCA – PC