Comunicados

Leia sempre os e-mails oficiais encaminhados para seu e-mail institucional

 

Não sei o que fazer nem por onde começar…

Entre em contato conosco:

CIAI 35 3697 4600 (whatsApp)  https://wa.me/message/IA4SCDOKQVOIG1    (ciai.pocos@unifal-mg.edu.br) ou

CRCA-PC 35 3697 4634 (whatsApp – período da manhã) https://wa.me/message/RBIDBVKBWRQ4H1   ou 3536974633 (whatsapp – período da tarde)  https://wa.me/message/PT3GNU52VO4TE1 (crca.pocos@unifal-mg.edu.br)

CIAI – CRCA-PC

Ingressantes

Primeiro acesso

Quando for gerado o número de matrícula ou RA (= registro acadêmico), entre 24 e 48 horas é enviado automaticamente um e-mail contendo a senha provisória, a ser alterada em seu primeiro acesso ao Sistema Acadêmico. Essa senha NÃO é sua data de nascimento. Você poderá usar a senha provisória enviada para seu e-mail ou realizar procedimento de recuperação de senha em  https://academico.unifal-mg.edu.br:8443/academico/login/chooser clicando em “Recuperar senha”. A atualização pode levar de 24 a 48 horas. Após conseguir acesso ao Sistema Acadêmico, altere sua senha e ative sua conta no Gsuit conforme orientações do NTI  constantes em https://sistemas.unifal-mg.edu.br/gsuite/  Lembre-se de clicar na aba “DISCENTE”. A outra aba é de uso só de servidores e o login de aluno não serve na área de servidores.

 

Renovação de matrícula

Oficina do dia 23/03/2021 – Acesse as orientações sobre como Renovar Matrícula em https://www.youtube.com/watch?v=rFJJb6mzhJA

 

Colação de grau

Colação de grau turma 2021 ERE 3 – Ensino Remoto Emergencial parte 3

 

A solicitação de colação de grau deverá ser realizada somente pelo sistema de requerimentos acadêmicos online, e para que a solicitação seja deferida, o discente deverá anexar os seguintes documentos:

a) Cópia da certidão de nascimento ou casamento (legível);
b) Cópia da carteira de identidade* (frente e verso legíveis);
c) Cópia do CPF ou regularidade do CPF que pode ser emitida pelo site da Receita Federal;
d) Cópia do documento militar atualizado (para homens);
e) Certidão de quitação eleitoral atualizada que pode ser emitida pelo site do TSE;
f) Cópia do histórico escolar e certidão de conclusão do Ensino Médio;
g) Declaração de Nada Consta da Biblioteca.

Atenção:
1. Somente carteira de identidade, não sendo válido qualquer outro documento como, por exemplo, CNH.
2. Normas para Colação de Grau – Portaria nº 1833 de 13 de agosto de 2019Resolução nº 41 de 07 de dezembro de 2016.
3. Prazo máximo para pedir Colação de Grau dos cursos de Poços é 13/10/2021

4. Próxima Colação de Grau para os cursos de Poços de Caldas será dia 19/11/2021 online coletiva.

>> Se você já sabe que colará grau, acesse o Sistema e faça a solicitação o quanto antes. Não deixe para a última hora!

* Obs.: solicitação de discente que não estiver apto a colar grau terá seu pedido indeferido, assim como pedidos sem todos os documentos anexos de forma adequada.

* Nada consta da biblioteca deve ser solicitado para o setor Biblioteca.

19/11/2021 (Data sujeita a alteração) – colação de grau

Editais

Editais encerrados para cursar no semestre 2021/1
  • Edital de transição do BICT para Engenharias (para quem está colando grau no 1° ciclo e irá cursar sua primeira engenharia) :

Edital nº19/2021 – Diretoria de Processos Seletivos (unifal-mg.edu.br)  

Esse edital não é taxado

Reabertura do edital: Edital N.56/2021

———————————————–

Editais de vagas remanescentes em https://www.unifal-mg.edu.br/dips/vagas-remanescentes/

  • Edital de reingresso nas Engenharias (para quem já terminou uma engenharia e ainda tem desejo de novo desafio em uma segunda engenharia) : acesse Edital N.42/2021  

Observação: Edital taxado

  • Edital de troca de turno no BICT (para quem está no integral e quer estudar no noturno ou quem está no noturno e quer estudar no integral) : acesse EditalN.46/2021  

Observação: Renove matrícula normalmente para 2021/1, use a segunda e terceira fases para buscar as unidades curriculares do outro turno ou aguarde a readequação para ajustes.

  • Edital de rematrícula (para quem foi desligado e ainda tem prazo de integralização) : acesse Edital N.43/2021  
  • Edital de aproveitamento da lista de espera de 2020 (para quem tentou entrar na UNIFAL no ano de 2020 e não conseguiu vaga): acesse       EditalN44/2021    
  • Edital de programas específicos (para quem fez ENEM 2019 ou 2020 e cursinho da UNIFAL): acesse Edital N45/2021
  • Edital de Transferência Externa, Obtenção de Novo Título, Remanejamento entre cursos ( para quem está em outra universidade e fez ENEM 2017, 2018, 2019 ou 2020 e quer cursar UNIFAL, para quem já concluiu curso superior em outra universidade e quer cursar UNIFAL, para quem está em um curso da UNIFAL e quer trocar, excetuando-se cursos da área da saúde) acesse   Edital N.41/2021  >> com retificações

 

Calendário acadêmico e horários de aulas 2021

Como será 2021/1? 

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2021 – após alterações!

https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/04/Calendario-Academico-2021-Alterado-em-23-04-2021.pdf

Observação importante: a publicação do calendário acadêmico pela PROGRAD não significa que as aulas presenciais serão retomadas.

 

O Colegiado do Curso informará as disciplinas que serão ofertadas no “Calendário de transição: Ensino Híbrido”, bem como a possibilidade de retomada das disciplinas práticas iniciadas em 2020/1 não retomadas no ERE I e ERE II.

 

Haverá a possibilidade de trancamento de matrícula das disciplinas ofertadas no “Calendário de transição: Ensino Híbrido”, conforme período estabelecido no Calendário Acadêmico/2021.

 

* Os discentes que não cursarem as disciplinas do “Calendário de transição: Ensino Híbrido” deverão cursá-las de forma convencional, quando retornarem as atividades presenciais.

* O discente que não trancar a matrícula e não realizar as atividades previstas para as disciplinas para 2020/1, na retomada no “Calendário de transição: Ensino Híbrido”, ficará com o status “REPROVADO” no Sistema Acadêmico.

 

O retorno às atividades práticas acontecerá conforme os seguintes requisitos:

  • deverão, a princípio, ser realizadas com número reduzido de discentes;
  • poderão ser ofertadas de forma condensada;
  • poderão ser realizadas nos três turnos: manhã, tarde e noite, inclusive nos sábados letivos;
  • terão prioridade quem tem menor tempo para se formar;

 

Para realização das aulas práticas os discentes deverão:

– cumprir um período mínimo de 15 (quinze) dias de quarentena na cidade do seu Campus;

– após a quarentena se apresentar para testagem do (Sars-CoV-2) – COVID-19.

Quando houver retorno de todas as atividades presenciais os discentes deverão cumprir um período mínimo de 15 (quinze) dias de quarentena na cidade do seu Campus.

 

Mais informações:

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2021, DE 9 DE JUNHO DE 2021: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/06/Instrucao-normativa-002.pdf

Resolução CEPE nº 6, de 19 de março de 2021: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/wp-content/uploads/sites/52/2021/03/Resolucao-06-CEPE.pdf

 

As atividades acadêmicas ocorrerão conforme a fase do plano de retomada de atividades. Havendo dúvidas, entre em contato com a Coordenação do seu curso.

Participe das oficinas virtuais para entender o que está acontecendo e o que você tem de fazer como discente UNIFAL-MG em 2021/1.

 

Horário de aulas 2021/1

https://academico.unifal-mg.edu.br:8443/academico/publico/turmahorario/gradehoraria/true

 

Dilatação de prazo

Veteranos – Dilatação de prazo de integralização de curso

A CRCA/ DRGCA sempre encaminha ofício via e-mail comunicando que o discente está em seu último período e , caso se interesse em manter vínculo para concluir o curso, enviará instruções para proceder à abertura de processo de dilatação de prazo. Esse procedimento de notificação ocorre entre metade do semestre e seu fim para que as coordenações tenham tempo de analisar e deliberar antes do encerramento do semestre.

Lembrando que reprovação por frequência é agravante e precisa ser justificada para conseguir a concessão da dilatação de prazo (ou seja, cada caso será analisado pelo Colegiado e não é todo e qualquer caso que é atendido).

 

 

 

Atendimento presencial

Atendimento presencial Covid-19

Os atendimentos presenciais estão suspensos pela pandemia COVID19

Por causa dos procedimentos necessários para conter a pandemia de COVID19, o atendimento presencial diário (2ª a 6ª feira, das 8:00 às 12:00 horas, das 13:30 às 17:30 horas e das 18:30 às 20:30 horas) no campus Poços de Caldas foi suspenso. 

O atendimento presencial, quando permitido em conformidade com a situação sanitária, ocorrerá somente mediante agendamento prévio e confirmação. O usuário terá de comparecer na data e horário agendados, sem atraso, para evitar aglomeração, usando máscara facial cobrindo boca e nariz.

 

Agendamento de atendimento presencial individual durante etapa zero do plano de retomada de atividades presenciais (Motivo: pandemia COVID19)

Para todos os campi da UNIFAL-MG , o atendimento será agendado exclusivamente pelo seguinte link

https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/agendamento/

Para alunos e ex-alunos dos cursos do campus Poços de Caldas , local e atendente é CRCA-Campus Poços de Caldas.

É bom consultar as condições para realizar seu agendamento (uso de máscara e atenção ao e-mail de confirmação de agendamento ou de rejeição).

** Para o caso de diploma a ser retirado por procuração, lembre-se de que a procuração original ficará RETIDA no setor.

Após o agendamento, fique atento(a) ao e-mail de confirmação, sendo sujeito a cancelamento por motivos institucionais, tais como reuniões de colegiados, conselhos e comissões.

 

Requerimentos

Serviços online   –    discentes e egressos

Orientações encaminhadas por e-mail periodicamente a todos os discentes do campus Poços de Caldas:

Sistema Acadêmico: Clique na aba “Documentos” para obter gratuita e instantaneamente Histórico escolar, Declaração de matrícula e Programas de ensino, todos com autenticação eletrônica (link para acesso ao Sistema Acadêmico https://academico.unifal-mg.edu.br:8443/academico/login/chooser  )

 

 

Sistema de Solicitações Online (=Requerimentos Acadêmicos dentro do Sistema Acadêmico ou na página do DRGCA em  https://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/drgca/requerimentos/logon.php) para mais serviços:

 

                                     Requerimentos Acadêmicos dentro do Sistema Acadêmico ( veja seta):                                   

ou

Requerimentos Acadêmicos ou Solicitações online na página do DRGCA (circulado)

 

  • Trancamento de matrícula (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca) lembrando que 1 trancamento é válido por 1 semestre letivo, ou seja, se você trancar o semestre vigente 2021/1, quando este encerrar seu trancamento também expira;
  • Cancelamento de matrícula (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca e crachá devolvido pelos Correios ou pessoalmente);
  • Colação de grau e pedido de diploma 1ªvia veja link https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/area-discentesgrad/ , na aba “Colação de grau” (precisa anexar todos documentos pessoais um a um no campo correspondente, em PDF e termo de Nada Consta da Biblioteca);
  • Transferência para outra instituição ( encaminhar pedido com a carta de transferência emitida pela instituição que receberá você);
  • Histórico escolar, em papel, assinado e carimbado (taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ ), sendo possível retirada pessoalmente, mediante agendamento prévio, ou envio pelos Correios, mediante pagamento pelo interessado;
  • Declaração de matrícula, em papel, assinada e carimbada (taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ ) ;
  • Diploma 2ª via , com taxa e prazo conforme consta em https://www.unifal-mg.edu.br/drgca/solicitacao-de-documentos-e-servicos/ .

Observação1 : O termo de Nada Consta da Biblioteca deve ser solicitado para a Biblioteca (biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br e 35 3697 4614).

Observação 2: “Fiz pedido no Sistema de Solicitações online e ninguém me respondeu. O que está acontecendo? Esqueceram de mim?”

Resp.: Não. Quando o discente faz o pedido, é gerado um número de protocolo disponível para o(a) requerente. A CRCA recebe os pedidos na sequência em que foram realizados. Fique tranquilo(a) , pois apesar da grande quantidade de demandas solicitadas diariamente, com variados assuntos, não esquecemos de nenhum discente e cumprimos os prazos institucionais! Assim, se você fez o pedido adequadamente, o setor realizará a execução de modo que nenhum discente seja prejudicado(a). Se o pedido estiver errado, você será notificado(a) por e-mail e pelo próprio sistema também após a análise. O resultado final (“deferido” = aceito = ok ou “indeferido” = não aceito = inadequado = errado= não rolou) constará na própria plataforma em data propícia, de acordo com logística do setor.

Atendimento/Fale conosco

Atendimento online (e-mail e whatsapp)

O atendimento inicial é feito pelo CIAI – Centro Integrado de Atendimento e Informações pelo

ciai.pocos@unifal-mg.edu.br e

WhatsApp 35 3697 4600,

2ª a 6ª feira, das 9:00 às 18:00 horas.

Havendo necessidade, o atendimento será realizado pela CRCA-PC por e-mail

crca.pocos@unifal-mg.edu.br ou

WhatsApp 35 3697 4634 (manhã) ou 35 3697 4633(tarde).

Utilize sua conta institucional e identifique-se sempre com seu nome completo e R.A. para agilizar seu atendimento.