Comunicados

E-mails oficiais são enviados para seu e-mail institucional

Atendimento/Fale conosco

 

Atendimento online

O atendimento inicial é feito pelo CIAI – Centro Integrado de Atendimento e Informações pelo

ciai.pocos@unifal-mg.edu.br 35 3697 4600, 2ª a 6ª feira, das 9h00 às 18h00.

 

CRCA-PC crca.pocos@unifal-mg.edu.br

35 3697 4634  (das 8h30 às 16h30) ou 35 3697 4633 (das 9h00 às 18h00).

 

Utilize sua conta institucional e identifique-se sempre com seu nome completo e R.A. para agilizar seu atendimento.

CIAI – CRCA-PC

Ingressantes

Primeiro acesso

Consulte seu número de matrícula clicando em “Consultar número de matrícula”.

Clique em “Recuperar senha” caso não tenha recebido a senha provisória no seu e-mail utilizado na inscrição. A atualização pode levar de 24 a 48 horas.

Ative sua conta GSuite/ aba “Discente” (leia instruções) utilizando seu e-mail institucional (Dados Pessoais no Sistema Acadêmico).

Para solicitar equivalência de disciplinas, envie o Formulário de Requerimento Geral devidamente preenchido, com documentos comprobatórios para protocolo.pocos@unifal-mg.edu.br

 

Renovação de matrícula

Orientações sobre como Renovar Matrícula

  • Para manter vínculo precisa renovar matrícula!

Colação de grau

Colação de grau 2021/1

 

Solicitação de colação de grau: somente pelo sistema de requerimentos acadêmicos online


Normas para Colação de Grau – Portaria nº 1833 de 13 de agosto de 2019Resolução nº 41 de 07 de dezembro de 2016.

Prazo máximo para pedir Colação de Grau dos cursos de Poços é 13/10/2021, assim todos os lançamentos de notas, TCC, estágio e atividades complementares devem estar lançados até o término do semestre, ou seja, 11/10/2021, não sendo aceitos os lançamentos após essa data.

Próxima Colação de Grau para os cursos de Poços de Caldas prevista para 19/11/2021 online coletiva.

>> Se você já sabe que colará grau, acesse o Sistema e faça a solicitação o quanto antes. Não deixe para a última hora!

* Obs.: solicitação de discente que não estiver apto a colar grau terá seu pedido indeferido, assim como pedidos sem todos os documentos anexos de forma adequada.

* Nada consta da biblioteca deve ser solicitado para o setor Biblioteca ( biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ).

 

*** “Cursarei minha última disciplina prática em uma das temporadas de oferta especial e terminarei o curso. Como faço?”

Faça o pedido de colação de grau no Sistema de Requerimentos Acadêmicos seguindo as mesmas recomendações acima e aguarde o contato da CRCA-PC.

*** “Já terminei tudo e tenho urgência em colar grau. Como faço?”

Faça o pedido de colação de grau no Sistema de Requerimentos Acadêmicos do mesmo jeito, anexando o documento comprobatório da urgência e aguarde o contato da CRCA-PC.

***”Estou concluindo o BICT e quero entrar em uma das Engenharias. Como faço?”

Faça o pedido de colação de grau no Sistema de Requerimentos Acadêmicos seguindo as mesmas recomendações acima e inscrição no Edital de transição no site da DIPS em https://www.unifal-mg.edu.br/dips/transicao-para-o-2-ciclo/ .

 

Editais

Editais para 2021/2
  • Edital Nº 123/2021 de Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Remanejamento Interno entre Cursos
  • Edital Nº 124/2021 de Reingresso
  • Edital Nº 125/2021 de Rematrícula
  • Edital Nº 126/2021 de Aproveitamento de Lista de Espera
  • Edital Nº 127/2021 de Programas Específicos
  • Edital Nº 128/2021 de Remanejamento Interno entre Turnos
  • Edital de Transição para as Engenharias – EM BREVE

Calendário acadêmico e horários de aulas 2021

Calendário e horários 2021/1 

O Colegiado do Curso informará quanto à retomada das disciplinas práticas iniciadas em 2020/1 não retomadas no ERE I e ERE II.

O trancamento de matrícula das disciplinas ofertadas no “Calendário de transição: Ensino Híbrido” está previsto no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico/2021.

 

* Os discentes que não cursarem as disciplinas do “Calendário de transição: Ensino Híbrido”, disponíveis no Horário de Aulas 2021/1 deverão cursá-las de forma convencional, quando retornarem as atividades presenciais.

* O discente que não trancar a matrícula e não realizar as atividades previstas para as disciplinas para 2020/1, na retomada no “Calendário de transição: Ensino Híbrido”, ficará com o status “REPROVADO” no Sistema Acadêmico.

 

O retorno às atividades práticas acontecerá conforme os seguintes requisitos:

  • deverão, a princípio, ser realizadas com número reduzido de discentes;
  • poderão ser ofertadas de forma condensada;
  • poderão ser realizadas nos três turnos: manhã, tarde e noite, inclusive nos sábados letivos;
  • terão prioridade quem tem menor tempo para se formar;

 

Para realização das aulas práticas os discentes deverão:

– cumprir um período mínimo de 15 (quinze) dias de quarentena na cidade do seu Campus;

– após a quarentena se apresentar para testagem do (Sars-CoV-2) – COVID-19.

Quando houver retorno de todas as atividades presenciais os discentes deverão cumprir um período mínimo de 15 (quinze) dias de quarentena na cidade do seu Campus.

 

Mais informações:

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2021, DE 9 DE JUNHO DE 2021

Resolução CEPE nº 6, de 19 de março de 2021

As atividades acadêmicas ocorrerão conforme a fase do plano de retomada de atividades. Havendo dúvidas, entre em contato com a Coordenação do seu curso.

Participe das oficinas virtuais para entender o que está acontecendo e o que você tem de fazer como discente UNIFAL-MG em 2021/1.

 

Dilatação de prazo

Veteranos – Dilatação de prazo de integralização de curso

A CRCA/ DRGCA sempre encaminha ofício via e-mail comunicando que o discente está em seu último período e , caso se interesse em manter vínculo para concluir o curso, enviará instruções para proceder à abertura de processo de dilatação de prazo. Esse procedimento de notificação ocorre entre metade do semestre e seu fim para que as coordenações tenham tempo de analisar e deliberar antes do encerramento do semestre.

Lembrando que reprovação por frequência é agravante e precisa ser justificada para conseguir a concessão da dilatação de prazo (ou seja, cada caso será analisado pelo Colegiado e não é todo e qualquer caso que é atendido).

 

Atendimento presencial

Atendimento presencial Covid-19

Agendamento de atendimento presencial individual durante etapa 1 do plano de retomada de atividades presenciais (Motivo: pandemia COVID19)

Em conformidade com a situação sanitária, atendimentos presenciais somente mediante agendamento prévio e confirmação. Para alunos e ex-alunos dos cursos do campus Poços de Caldas , local e atendente é CRCA-Campus Poços de Caldas.

Após recebimento de e-mail de confirmação de agendamento, o usuário terá de comparecer na data e horário agendados, sem atraso, para evitar aglomeração, usando máscara facial cobrindo boca e nariz.

 

** Para o caso de diploma a ser retirado por procuração, lembre-se de que a procuração original ficará RETIDA no setor.

Obs: Após agendamento, fique atento(a) ao e-mail de confirmação, sendo sujeito a cancelamento por motivos institucionais, tais como reuniões de colegiados, conselhos e comissões.

 

Requerimentos

Serviços online   –    discentes e egressos

Sistema Acadêmico: Aba “Documentos” para Histórico escolar, Declaração de matrícula e Programas de ensino, todos com autenticação eletrônica e gratuita

 

 

Sistema de Solicitações Online (Requerimentos Acadêmicos dentro do Sistema Acadêmico ou na página do DRGCA) para mais serviços:

 

                                     Requerimentos Acadêmicos dentro do Sistema Acadêmico ( veja seta):                                   

ou

Requerimentos Acadêmicos ou Solicitações online na página do DRGCA (circulado)

 

  • Trancamento de matrícula válido para 1 semestre letivo (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca – solicitar por email biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br) e o discente deve renovar matrícula no semestre seguinte de acordo com o calendário acadêmico;
  • Cancelamento de matrícula (precisa do termo de Nada Consta da Biblioteca, solicitado por email biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br e crachá devolvido pelos Correios ou pessoalmente);
  • Colação de grau e pedido de diploma 1ªvia , na aba “Colação de grau” (precisa anexar todos documentos pessoais um a um no campo correspondente, em PDF e termo de Nada Consta da Biblioteca);
  • Transferência para outra instituição (encaminhar pedido com a carta de transferência emitida pela instituição que receberá você);
  • Histórico escolar, em papel, assinado e carimbado (taxa e prazo), sendo possível retirada pessoalmente, mediante agendamento prévio, ou envio pelos Correios, mediante pagamento pelo interessado;
  • Declaração de matrícula, em papel, assinada e carimbada (taxa e prazo);
  • Diploma 2ª via , com taxa e prazo.

Observação1 : O termo de Nada Consta da Biblioteca deve ser solicitado para a Biblioteca (biblioteca.pocos@unifal-mg.edu.br ou  35 3697 4614).

Observação 2: “Fiz pedido no Sistema de Solicitações online e ninguém me respondeu. O que está acontecendo? Esqueceram de mim?”

Resp.: Não. Quando o discente faz o pedido, é gerado um número de protocolo disponível para o(a) requerente. A CRCA recebe os pedidos na sequência em que foram realizados. Fique tranquilo(a) , pois apesar da grande quantidade de demandas solicitadas diariamente, com variados assuntos, não esquecemos de nenhum discente e cumprimos os prazos institucionais! Assim, se você fez o pedido adequadamente, o setor realizará a execução de modo que nenhum discente seja prejudicado(a). Se o pedido estiver errado, você será notificado(a) por e-mail e pelo próprio sistema também após a análise. O resultado final (“deferido” = aceito = ok ou “indeferido” = não aceito = inadequado = errado) constará na própria plataforma em data propícia, de acordo com logística do setor.