Apoio Pedagógico

A Assessoria de Apoio Pedagógico é a unidade da Coordenadoria de Graduação responsável por oferecer apoio pedagógico aos cursos de graduação oferecidos no Campus de Poços de Caldas, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem.

Informações

Contato

appc@unifal-mg.edu.br
(35) 3697-4632 (telefone e WhatsApp)

Responsável

Amanda Rezende C. Xavier
Pedagoga

Agenda de Oficinas

A agenda de oficinas é uma estratégia de atendimento coletivo dos estudantes, de responsabilidade do Departamento de Apoio e Acompanhamento da Prace, que conta com o apoio da APPC. Esta estratégia se pauta em demandas recorrentes nos atendimentos pedagógicos dos estudantes, de modo que identificamos temas inerentes à formação e vida acadêmica que se relacionam às dificuldades apresentadas pela maioria dos estudantes que procuram este apoio institucional. Neste sentido, a Agenda de Oficinas visa oferecer apoio aos estudantes, no tocante à vida acadêmica, em suas diversas dimensões.

As oficinas são certificadas pelo DAA/Prace.

Acesse as Oficinas em:

https://www.youtube.com/channel/UCuVxwTFwuc-7eYg44LMf7tQ/featured

https://www.unifal-mg.edu.br/pta/oficinas/

Atendimento Pedagógico

Atendimento Discente

Com a reorganização do serviço de apoio pedagógico aos estudantes, que saiu do Departamento de Apoio Pedagógico (DAP) e foi alocado no Departamento de Apoio e Acompanhamento da Prace (DAA), o atendimento/acompanhamento pedagógico dos discentes ficou sob responsabilidade do DAA, por contar com uma pedagoga exclusiva para este serviço.

Deste modo, a Assessoria Pedagógica de Poços de Caldas não fará mais esse atendimento/acompanhamento discente. A Assessoria Pedagógica fará o atendimento/acolhimento a dúvidas dos estudantes, encaminhando-os ao setor específico que deve atendê-los.

Portanto, os coordenadores ou tutores que percebam a necessidade de encaminhamento para acompanhamento pedagógico, devem orientar os estudantes do campus a solicitar tal serviço por meio do Formulário de Solicitação da Prace. Os próprios estudantes também podem solicitar o serviço de atendimento/acompanhamento pedagógico por meio do mesmo formulário, se tiverem necessidade de tal serviço.

Atendimentos referente a formação pedagógica docente

Acesse a página do PRODOC para acesso à Resolução.

Acesse o sistema PRODOC para acesso às formações com inscrições abertas ou acesso aos certificados.

Se houver dúvidas, procure atendimento por mensagem eletrônica (appc@unifal-mg.edu.br ou amanda.xavier@unifal-mg.edu.br).

Atendimento Docente

Para solicitar assessoramento didático-pedagógico, os docentes podem solicitar atendimento por mensagem eletrônica (appc@unifal-mg.edu.br ou amanda.xavier@unifal-mg.edu.br) ou por telefone/WhatsApp ((35)3697-4632).

Atendimento Curricular

Os Projetos Pedagógicos dos Cursos devem ser enviados para avaliação via Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para solicitar assessoramento pedagógico nas questões curriculares, os NDE ou Colegiados podem solicitar atendimento por mensagem eletrônica (appc@unifal-mg.edu.br ou amanda.xavier@unifal-mg.edu.br) ou por telefone/WhatsApp ((35)3697-4632).

Planejamento Curricular (PPC)

A Assessoria Pedagógica é responsável pelo assessoramento no planejamento curricular e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação do Campus Poços de Caldas.

As atividades de Planejamento Curricular se destinam a orientar os órgãos responsáveis pela construção, acompanhamento e avaliação dos currículos dos cursos de graduação, em especial os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) e os Colegiados dos Cursos, nas questões normativas e pedagógicas relativas a tais currículos, de forma a aprimorar a construção dos PPC na instituição.

Para saber mais sobre o trâmite de análise e avaliação de PPC acesse as Diretrizes Institucionais para Gestão de PPC.

PRODOC

O Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (Prodoc) tem por objetivo propiciar aos docentes da UNIFAL-MG, oportunidades de aprimoramento, atualização e melhoria do processo de ensino-aprendizagem e da prática docente, e é regulamentado pela Resolução 029/2015 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE).

A Assessoria Pedagógica é o setor responsável pelas ações de desenvolvimento profissional docente no Campus Poços de Caldas, e realiza atividades em níveis locais (PLDoc – Projeto Local do Prodoc) ou em parceria com o Departamento de Apoio Pedagógico da Prograd (PIDoc – Projeto Institucional do Prodoc).

Projetos Prodoc:

Plano de Formação: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/prodoc/#

Projeto Iniciantes: (disponível em breve)

Projeto Docência+: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/09/Docencia-5.pdf

Projeto ValorizAção: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/10/Projeto-ValorizAcao.pdf

Projeto Comunidade de Práticas: https://www.unifal-mg.edu.br/graduacao/wp-content/uploads/sites/94/2021/10/ProjetoComunidadePRODOC.pdf

Para saber mais, acesse a Página do Prodoc.

Veja as atividades de formação com inscrições abertas e retire seus certificados pelo Sistema Prodoc.

Acesse aqui o Programa de Formação 2022: PRODOC 2022

PLDoc Poços de Caldas

×

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?