Mais Cultura no Campus Poços de Caldas

Coordenador: TAE Danilo de Abreu e Silva

Apresentação: O projeto MAIS CULTURA NO CAMPUS POÇOS tem o objetivo de incentivar ações de acesso à cultura e à expressão artística em suas mais diversas formas, por meio do levantamento de talentos artísticos internos para realização de atividades de formação e entretenimento alinhadas com as diretrizes de extensão universitária da Universidade, nas áreas de música, artes cênicas e artes visuais. Com o intuito de incentivar o intercâmbio cultural entre universitários e a comunidade externa, o projeto prevê, em sua programação, apresentações musicais, exposições, concertos, oficinas e peças teatrais com artistas emergentes no cenário local, regional e nacional, promovendo ações culturais gratuitas que se estendem para além da comunidade acadêmica. Além disso, o projeto se dedicará a promover ações de conscientização política, ambiental e em Direitos humanos, prezando pela diversidade e pluralidade na universidade, por meio de debates, aulas e ações políticas e sociais.

Objetivo geral: Como ação componente, o projeto compartilha integralmente o objetivo geral de “Contribuir para difusão, promoção e fruição da arte e da cultura nos campi e unidades da Universidade Federal de Alfenas nas cidades de Alfenas, Poços de Caldas e Varginha por meio de ações coordenadas em formato de apresentações, exposições, mostras e oficinas permitindo um diálogo efetivo com a comunidade”.

Beneficiários: O Projeto tem os mesmos beneficiários que o Programa: “discentes da UNIFAL-MG, estudantes do nível fundamental e médio, artistas profissionais e amadores, entre outros. Indiretamente, dado o efeito multiplicador, as ações impactarão toda a rede de convivência dos participantes”

Preenchimento das vagas: Haverá inscrição para algumas das atividades a serem desenvolvidas ao longo do projeto. Essas inscrições deverão ser feitas por meio do CAEX.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: O projeto é estabelecido por meio de etapas. Na primeira etapa, já realizada nos anos anteriores do projeto e constantemente atualizada, é realizada uma chamada de fluxo contínuo para mapeamento dos artistas universitários e comunidade artística externa para compor um banco de dados de coletivos e manifestações culturais. Com essa identificação de alunos, servidores públicos e de outros indivíduos da comunidade externa engajados em atividades culturais será possível formular ações de incentivo e difusão na Universidade. Na segunda etapa, os membros do projeto, juntamente com os demais coordenadores do Programa “Mais Cultura na UNIFAL”, farão o levantamento de projetos de extensão e iniciativas isoladas relacionadas à cultura em desenvolvimento na UNIFAL-MG, para estabelecer uma interlocução entre projetos distintos. Na mesma etapa será realizado um apontamento de espaços que possam ser utilizados para apresentações culturais na UNIFAL-MG e fora dela. Na terceira etapa, diante do mapeamento e levantamentos realizados, serão elaboradas ações de difusão da cultura em ambiente acadêmico, tais como apresentações musicais, saraus, exposições, intervenções, performances, concursos etc. A quarta etapa do projeto consiste na avaliação dos resultados obtidos ao longo de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019. Os dados serão advindos de aferição de público presente em cada atividade desenvolvida pelo projeto. A coordenação e equipe avaliará constantemente o resultado das ações por meio da aferição de público presente e adesão à agenda de apresentações do projeto. O público poderá avaliar o projeto por meio online, no caso dos eventos, e por meio de formulário específico nas atividades de formação, tais como oficinas, debates, palestras etc., com o conteúdo do projeto, entre ele, entrevistas com artistas participantes, poesias, fotografias, desenhos, entre outros. Temos em vista manter algumas atividades que já desenvolvemos nos últimos anos, como a realização de Exposições mensais no Hall do Auditório do Prédio F; a exibição do CineCultura, cinema com debate sobre temas diversos e ligados aos contextos contemporâneos; as apresentações musicais, teatrais e de Stand-up e o evento UniDiversidade, realizado com muito sucesso em 2018 e 2019, com o objetivo de celebrar a diversidade no meio acadêmico, tratando desse tema tão importante e necessário, diante de relatos de alunos que passaram por situações de opressão e/ou preconceito na universidade. Durante a ação de três dias são realizadas intervenções culturais, palestras sobre assuntos diversos: conscientização, racismo, machismo, discriminação com pessoas com deficiência, discriminação religiosa, entre outros.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?