Tekokuaba: Divulgando a ciência

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Gonçalves Gardim

Apresentação: Este projeto é sobre divulgação científica através da internet por meio de vídeos curtos. Nos dias atuais, onde cresce o descrédito na ciência por informações incorretas ou por notícias falsas, a divulgação científica faz-se fundamental para construir uma sociedade informada, fraterna, livre e igualitária. As nações que mais cresceram nas últimas décadas são aquelas apoiadas na ciência, que é o grande motor para o desenvolvimento de uma nação. Desta forma desejamos contribuir para este desenvolvimento através deste projeto. O projeto Tekokuaba https://www.unifal-mg.edu.br/tekokuaba/ é o embrião deste tema, que nos dá a expertise para crescermos nesta área de Extensão. Através de um apoio em 2015 pela FAPEMIG pude adquirir a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento destes materiais. Entretanto, precisamos de discentes para auxiliar na construção de novos vídeos.

Objetivo geral: Criar material áudio-visual em português sobre assuntos nos quais o Instituto de Ciência e Tecnologia da UNIFAL domina, com linguagem acessível à sociedade em geral.

Justificativa: A fim de contribuir com a educação científica da população para a sua atuação cidadã e a transformação da sua própria realidade, combater a disseminação de informações científicas falsas, promover uma comunicação mais direta entre acadêmicos e o público leigo, e desempenhar com a função da Universidade Pública e Gratuita, conforme dispõe o artigo 207, caput, da Constituição Federal, interação entre a população e Universidade, “disponibilizando, ao público externo à Universidade, o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos dentro da universidade”, produziremos vídeos curtos e os publicaremos tanto na página institucional da UNIFAL, https://www.unifal-mg.edu.br/tekokuaba/ , como em mídias sociais facebook https://www.facebook.com/tekokuaba/ e youtube https://www.youtube.com/tekokuaba.

Beneficiários: Sociedade externa à Universidade, que possua interesse por ciência.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: Juntamente com uma equipe formada por ao menos três docentes, 1 TAE, e alguns discentes voluntários seguiremos a seguinte metodologia. (a) Estudo sobre os temas através de textos clássicos e outros materiais. Discussão com o grupo (discentes e professores) sobre o tema abordado. Ideias iniciais para os videos. Discussão da ideias. Produção dos videos. Criação de material de apoio para a página na internet. b) Reuniões semanais para discutir os problemas, e como criar um bom material. Reuniões quinzenais, como estação de trabalho, para criação simultânea do vídeo: texto, imagens, animações, stop motion, e músicas como fundo musical. c) Softwares para edição de video, e criação de animações. Páginas na internet: Unifal, Youtube, Facebook. d) Divulgação pela internet, página institucional e futuramente na TV Plan e no museu de ciência em Poços de Caldas. No fim, teremos uma série de vídeos curtos, de aproximadamente 120 segundos.

Cronograma / Plano de Trabalho: Cronograma para 8 vídeos. Este projeto requer ao menos 6 membros. 2 membros para criação das animações, 1 para edição, 1 para páginas de internet, 2 para textos e áudio. Para cada vídeo: 1 mês para estudo do assunto do video, 15 dias para criação dos vídeos curtos.

×

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?