Xadrez nas Escolas Públicas

Coordenador: Prof. Dr. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza

Apresentação: O presente projeto consiste em proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental de escolas públicas, o contato com o jogo de xadrez como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico. O projeto será desenvolvido no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza por meio de encontros semanais extra-classe no período matutino. Inicialmente serão ministradas aulas presenciais para duas turmas de 10 alunos visando contato inicial com o jogo. Após estes contato inicial haverá a orientação e o acompanhamento individual para explorar seus pontos fortes e corrigir os pontos fracos. O projeto tem como resultados esperados um ganho de desempenho dos alunos em disciplinas que usam raciocínio lógico (Matemática e Ciências).

Objetivo geral: Proporcionar o contato dos alunos do Ensino Fundamental com o jogo de xadrez como uma ferramenta de auxílio na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico.

Justificativa: O xadrez é um jogo que envolve muita estratégia, para todos os jogadores, em qualquer nível, estes conseguem desenvolver habilidades de percepção de espaço e de tempo, que podem considerar mais e melhor as opções possíveis. Isso como resultado pode ser refletido na vida pessoal do aluno, e além de tudo, proporciona um momento de lazer para os praticantes de xadrez. Como o xadrez pode contribuir em inúmeras habilidades no ser humano, um dos resultados principais seria o ganho de desempenho em disciplinas que usam o raciocínio lógico, como matemática. A direção do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza está iniciando um projeto interdisciplinar envolvendo professores e alunos do Ensino Fundamental. A escola tem como temas transversais o aprendizado das artes, literatura e raciocínio lógico. Neste contexto, o presente projeto vem de encontro com o interesse da escola agregando valor ao aprendizado de raciocínio lógico com o auxílio do jogo de xadrez.

Beneficiários: Alunos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza.

Preenchimento das vagas: As inscrições serão feitas pela Escola.

Desenvolvimento / Aspectos metodológicos: O projeto será desenvolvido pelo discente da Unifal-MG Leandro Henrique Pereira e implementado por meio de Módulos crescentes de complexidade e interação. Em todos os módulos haverá uma aula expositiva inicial e jogos entre os alunos, além disto, o curso será subsidiado por material impresso fornecido pelo ministrante.

Cronograma / Plano de Trabalho: O projeto será desenvolvido em 10 semanas por semestre, 20 semanas ao todo ao longo do ano. 1º Semestre: 1° e 2º Semana: Contato inicial dos alunos com o jogo de xadrez, nome das peças, como se monta o tabuleiro para se jogar e movimento das peças. 3° Semana: Jogos de xadrez entre os próprios alunos com auxílio do professor. 4° e 5º Semana: Exercícios de xeque mate em 1 lance. 6° e 7º Semana: Jogos entre alunos para poderem aplicar os exercícios aprendidos nas duas últimas semanas. 8° Semana: Apresentação de aberturas de jogos para se ter um bom desenvolvimento ao longo do jogo. 9° Semana: Jogos entre os próprios alunos para poderem aplicarem as aberturas aprendidas na última semana. 10° Semana: Jogos com o professor para poder corrigir erros específicos de alguns alunos. 2º Semestre: 11° Semana: Corrigir possíveis erros de jogabilidade dos alunos. 12º Semana: Torneio entre os alunos. 13º Semana: Exercícios de xeque mate em 1 lance. 14º e 15º Semana: Jogos entre os alunos com relógio de xadrez. 16º Semana: Avaliação individual de cada aluno pelo professor. 17º Semana: Apresentação de novas aberturas para o xadrez. 18º e 19º Semana: Jogos entre os alunos para poderem aplicar as aberturas aprendidas e tirar possíveis dúvidas. 20º Semana: Torneio entre os alunos e entrega de certificados para os participantes.

Fale com o Campus!

× Como eu posso ajudar você?