Disciplinas

Nome Número de créditos Obrigatória Ementa
Biomateriais 4 Não Conceitos básicos em biomateriais. Classificação dos biomateriais: polímeros, metais, cerâmicos e compósitos. Estrutura, propriedades,  processamento e aplicações dos biomateriais. Avaliação in vivo e in vitro de Biomateriais.  biocompatibilidade e toxicologia. Ensaios de Biomateriais. Novas tendências no uso e desenvolvimento de biomateriais
Caracterização de materiais por difração de raios-x 4 Não Geração de raios X. Lei de Bragg e formula das intensidades para os feixes difratados. Equipamentos (Difratômetros de pó). Preparação das amostras para coleta de dados de difração de raios X. Programas para processamento de dados. Indexação dos difratogramas. Refinamento de estruturas cristalinas pelo Método de Rietveld. Determinação de tamanho de cristalito e microdeformação com o método de Rietveld.
Cerâmica física 4 Não Estrutura de óxidos e silicatos. Defeitos. Diagramas de Equilíbrio. Mobilidade Atômica. Superfícies, interfaces e contorno de grãos. Sinterização e seus mecanismos.
Cerâmicas refratárias 4 Não Definição de cerâmicas refratárias. Tipos de refratários: refratários básicos, ácidos e anfóteros. Fatores de desgaste. Diagramas de fases. Resistência ao choque térmico e fatores que o influenciam. Formulação de refratários e principais propriedades. Seleção e Aplicações.
Ciência dos materiais  4 Sim Ligações químicas. Estrutura atômica dos Materiais. Defeitos cristalinos. Diagrama de equilíbrio de fases. Difusão atômica. Deformação. Propriedades mecânicas. Propriedades eletrônicas. Propriedades térmicas. Propriedades ópticas. Propriedades magnéticas.
Corrosão e desgaste dos materiais 4 Não Corrosão e Degradação dos Materiais. Princípios de corrosão. Formas de corrosão. Mecanismos de corrosão. Revestimentos resistentes à corrosão. Ensaios de corrosão. Mecanismos de desgaste. Materiais resistentes ao desgaste. Nitretação e carbonitretação por plasma. Ensaios de desgaste.
Diagrama de fases 4 Não Sistemas uniários. Sistemas binários isomorfos. Sistemas eutéticos e eutetóides binários. Sistemas monotéticos. Sistemas monotetóides. Sistemas metatéticos. Transformações congruentes. Sistemas peritéticos, peritetóides e sintéticos binários. Sistemas ternários isomorfo. Equilíbrio ternário de três fases. Resfriamento em equilíbrio. Transformações congruentes em sistemas ternários. Sistemas ternários complexos.
Estágio docência 2 Sim Conforme descrito no Plano de Trabalho do aluno.
Materiais Cerâmicos 4 Não Principais matérias-primas. Preparo de matérias-primas. Estrutura de silicatos e óxidos. Fontes naturais e industriais. Formulação de produtos cerâmicos. Caracterização, propriedades e aplicações. Diagramas de equilíbrio de fases. Caracterização e propriedades físicas e coloidais de partículas cerâmicas
Materias Metálicos 4 Não Estrutura dos materiais metálicos. Mecanismo de endurecimento. Tensões e deformações. Elasticidade e plasticidade. Classificação dos aços. Diagrama de equilíbrio e transformações de fase. Correlação entre estrutura e propriedades. Ligas Ferrosas. Ligas não ferrosas. Aplicações.
Materiais Poliméricos 4 Não Introdução a físico-química dos polímeros e processamento de materiais poliméricos. Comportamento reológico de polímeros. Medidas de massas moleculares e sua distribuição. Cristalização e grau de cristalinidade dos polímeros. Orientação molecular e seus efeitos nas propriedades. Propriedades e aplicações dos plásticos de uso geral e de engenharia. Propriedades e aplicações dos principais termoplásticos, elastômeros e termofixos.
Metodologia de Pesquisa 4 Não Métodos e técnicas científicas. Pesquisa, conceitos e definições. Fases da elaboração da pesquisa: escolha do tema, formulação da problemática, revisão bibliográfica, coleta e análise de dados. Comunicação da pesquisa: estrutura, forma e conteúdo dos trabalhos acadêmicos ou dissertação. Uniformização redacional: tabelas, figuras, abreviaturas, referências bibliográficas. Normatização.
Nanomateriais e nanotecnologia: aplicações em biomedicina 4 Não Nanociência e nanotecnologia. Nanomateriais para o século XXI: Nanomateriais de carbono, Nanomateriais inorgânicos, Nanotubos, Nanofios, quantum dots, dendrímeros, materiais nanoporosos. Nanomateriais e nanotecnologia em aplicações médicas. Nanopartículas/plataformas para terapia de câncer. Biosensores: cantilevers; Nanotubos; Nanofios; Sensores óticos; Nanoarranjos; Nanopartículas. Novas tecnologias. Diagnóstico in vivo. Materiais implantáveis para ortopedia e odontologia. Endopróteses. Materiais para tratamento e regeneração de pele. Diagnóstico molecular: chips (Microarranjos de DNA; Microarranjos de proteínas). Dispositivos para liberação controlada de fármacos.
Processamento de materiais metálicos 4 Não Classificação dos processos de fabricação. Processos de conformação plástica: laminação, extrusão, trefilação, forjamento, estampagem e usinagem. Processos metalúrgicos de fabricação: fundição, soldagem e metalurgia do pó.
Processamento de materiais poliméricos 4 Não Métodos físicos de transformação de termoplásticos. Reologia de processamento de termoplásticos. Extrusão e processos baseados em extrusão. Termoformagem. Calandragem. Moldagem rotacional. Moldagem por injeção. Processamento de elastômeros e termofixos. Técnicas de acabamento superficial para plásticos. Projeto de matrizes e moldes para transformação de polímeros.
Processamento de materiais cerâmicos 4 Não Produção e conformação de pós. Conformação líquida. Conformação plástica. Secagem de corpos cerâmicos. Sinterização. Variáveis críticas no controle do processamento. Novos processos de conformação. Acabamento superficial.
Propriedades termomecânicas de materiais cerâmicos 4 Não Resistência Teórica dos Materiais Cerâmicos e fator de concentração de tensão. Critérios de Irwin e Griffith. Energia de fratura, choque térmico e curva R. Teoria de Weibull. Fadiga estática e tensões. Mecanismos de tenacificação. Fluência em cerâmicas.
Técnicas de caracterização de materiais 4 Sim Técnicas de caracterização estrutural e morfológica. Difração de raios-X, Microscopia. Técnicas de caracterização térmica de materiais: Dilatometria, Termogravimetria, Análise térmica diferencial, Calorimetria diferencial de varredura. Técnicas de caracterização mecânica. Análise química. Caracterização elétrica-eletrônica.
Tópicos Especiais I 4 Não  Conteúdo variável nas áreas de concentração do curso, dependendo dos interesses dos professores e pós-graduandos.
Tópicos Especiais II 4 Não  Conteúdo variável nas áreas de concentração do curso, dependendo dos interesses dos professores e pós-graduandos.
Tópicos Especiais III 4 Não  Conteúdo variável nas áreas de concentração do curso, dependendo dos interesses dos professores e pós-graduandos.
Tópicos Especiais IV 4 Não  Conteúdo variável nas áreas de concentração do curso, dependendo dos interesses dos professores e pós-graduandos.
Vidros e Vitrocerâmicos 4 Não História do vidro. Natureza da formação vítrea: considerações cinéticas, considerações estruturais. Famílias de vidros. Propriedades térmicas, físicas e estruturais. Mecanismos de cristalização e vitrocerâmicas. Técnicas de caracterização. Aplicações de vidros e vitrocerâmicas no cotidiano e no desenvolvimento tecnológico.